Meditação para crianças

nov 24, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Recentemente, uma escola americana resolveu substituir a punição a alunos com mau comportamento por sessões de meditação e o resultado foi uma melhor relação entre os alunos, queda na taxa de suspensões, além de maior concentração e tranquilidade nas crianças.

O projeto foi uma parceria com a ONG Holistic Life Foundation e tem como objetivo fazer as crianças desacelerarem e meditarem, fazendo com que elas façam uma reflexão sobre si e suas ações. Essa pode ser uma alternativa para os convencionais castigos como suspensão ou advertências, que não estimulam a reflexão.

Durante a meditação, as pessoas são encorajadas a respirarem, entrarem em contato consigo e se reconectarem, é o chamado mindfulness, também conhecido como “consciência plena”. É um estado mental de controle e atenção ao que está acontecendo com nosso corpo, mente e ao nosso redor.

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia apontou que crianças que meditaram 30 minutos por dia, duas vezes por semana, durante 8 semanas tiveram melhora na memória, foco e atenção, além de diminuição na impulsividade e mais controle emocional. E mais: a meditação pode ser um importante aliado para crianças com hiperatividade e déficit de atenção.

Quer tentar em casa?

Você vai precisar de pouca coisa, a primeira é um espaço tranquilo e silencioso para se concentrar. Você pode se sentar em uma almofada ou cadeira, desde que mantenha a coluna ereta, deixe ombros, braços, pernas e pescoço relaxados. As mãos devem ficar também relaxadas e apoiadas em suas pernas ou joelhos. Depois de ajustar seu corpo, é hora de alinhar sua respiração. Respire de forma suave, sem forçar. Você pode usar algumas técnicas de respiração também. Então você pode começar a fazer seu exercício de meditar, essa é a hora de relaxar, de se desprender dos pensamentos, dúvidas e angústias. É o momento que você tem para seu corpo e alma.

Mas isso vai dar certo com as crianças?

Assim como para os adultos, a meditação para crianças precisa de treino e prática. Imagine que a criança comece a fazer balé, ela não sairá na ponta dos pés e com a postura correta da primeira aula, é um exercício que necessita prática. Por isso, antes de sugerir que ela medite, converse com ela sobre o assunto, brinque de fazer exercícios de respiração, peça para ela observar a barriguinha enquanto respira. Mostre como a barriga se move à medida em que ela inspira e expira. Você também pode estimular brincadeiras que explorem os sentidos e a concentração, ou brincar de observar os pensamentos. Esse ganho de consciência gradativo pode ajudá-la quando você sugerir de meditarem.

Crianças menores tendem a ficar menos tempo meditando, mas não deixe de estimular que elas tentem por considerar que elas não conseguirão. Algumas pessoas também acabam pegando no sono durante a meditação, isso acontece porque o corpo entra em relaxamento. Por isso, o ideal é relaxar, mas manter sua consciência, porque só assim você conseguirá ter pleno controle da sua mente e chegar mais perto do mindfulness.

Como disse o monge budista Dalai Lama: “Se todas as crianças de oito anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração”, e aí, acha que vale a pena tentar?

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais