Bebê a caminho, comecinho de gestação, tudo é novidade! Em meio àquele sentimento de ansiedade que permeia toda a gravidez tem um momento especial: descobrir o sexo do bebê. E, ultimamente, ele tem sido comemorado com uma festa repleta de atividades para os futuros papais e mamães, e também para os convidados: é o chá de revelação! Descubra o que é isso e confira 7 dicas para chá de revelação!

Como funciona o chá de revelação?

A magia do chá de revelação está justamente na surpresa, até para o casal grávido. Isso porque os pais também não sabem o sexo do bebê e descobrem na hora, junto com os convidados. Desta forma, quando a mãe já está com dezesseis semanas (tempo sugerido para ter maior assertividade no exame), ela leva alguém de confiança para quem o médico vai contar o sexo. Esta pessoa deve guardar segredo até o momento da festa, embora deva participar do planejamento sendo responsável pela parte da revelação. É bem parecido com um chá de bebê normal, porém com brincadeiras que o tornam mais divertido. Além de, claro, ser o grande momento de descobrir o sexo do bebê. 

7 dicas para chá de revelação

1. Melhor época

Geralmente, o melhor é marcar entre a décima sexta e a vigésima semana da gestação. Porque nesta época espera-se que o bebê já esteja posicionado de forma que facilite a visão do médico que vai fazer o ultrassom. Assim, a chance de acerto é bem maior. Embora o exame de sexagem fetal já indique o sexo do bebê na oitava semana de gestação. Se este for o seu caso, vale adiantar a data da festa.

Feito o exame, é hora de agendar a o chá de revelação e enviar os convites. Em sua grande maioria, os chás acontecem aos finais de semana durante a tarde. Mas, sinta-se à vontade para fazer almoços ou jantares também! Só lembre-se que o horário da festa define o cardápio, ok?

2. Os presentes

Por ser uma prática recente para os brasileiros, algumas pessoas podem ficar em dúvida se levam presente ou não. Neste caso, assim como nos chás de bebê atuais, é comum que no próprio convite você já dê dicas dos presentes. Por exemplo: fraldas tamanho M + um mimo. Porém, se quiser fazer um chá de fraldas também, é melhor pensar em outras listas de presentes para direcionar os convidados.

3. Os convidados

Geralmente não são muitos convidados para um chá de revelação. Isso porque é um momento muito íntimo dos pais e eles costumam convidar as pessoas mais próximas. Porém, isso não é uma regra. O importante é que você se sinta confortável com a sua lista de convidados, independente de quantos sejam.

Sabendo quem você vai convidar, é hora de enviar os convites. Estes podem ser físicos ou digitais, o importante é chegarem. Se você já definiu os nomes (para menina ou menino), é comum colocá-los no convite. Desta forma já começa a aguçar a curiosidade antes da festa. Se não, só lembre-se de fazer os convites com as cores e o tema que escolheu para a festa.

4. Cores e tema do chá de revelação

As cores mais usadas comumente são azul e rosa. Porém existe uma variedade imensa de cores que você possa optar para fugir do óbvio, como verde, roxo, laranja, amarelo, marrom, tons pastéis. É só importante relacionar a cor com o sexo, para deixar os convidados alinhados para as brincadeiras, e a revelação também é feita por meio das cores.

Já o tema, geralmente é mais infantil. Sejam ursinhos, nuvens, mamadeiras e chupetas, silhuetas de crianças. Desta forma, o ambiente se integra com o tema da festa e todos vão sentir que estão prestes a recepcionar um bebê. Balões e bexigas são a cara dos chás de revelação, não tenha receio de usá-los.

5. Comes e bebes

De acordo com o horário que você definiu para acontecer a festa, pense na alimentação. Se for até a hora do almoço, é sempre bom escolher pratos e bebidas leves. Se for à tarde, petiscos são uma ótima opção. Já se optar por fazer um jantar, geralmente o cardápio é mais fino. Embora estas sejam práticas comuns, não são uma regra.

O que é realmente fundamental em chás revelação são os doces. Não se sabe o motivo específico, mas eles nunca ficam de fora. Além de, claro, serem sempre usados na decoração também.

6. Brincadeiras

As brincadeiras e o momento da revelação são o que mais diferenciam o chá de revelação. Pois, sem elas, é apenas um chá de bebê comum. Então, vamos às dicas de brincadeiras?

– Peça aos convidados que escrevam em algum lugar (pode ser um quadro negro ou um pote com papéis) o sexo que eles acham que é. Depois da revelação, distribua prendas para quem acertou.
– No convite, peça que os convidados venham vestido com a cor que eles acham que seja o sexo do bebê (aquela que você escolheu antes, sabe?). Na hora da revelação, separe os convidados de acordo com a cor escolhida e crie uma pequena competição de torcidas.
– Se você ainda não definiu os nomes, por que não pedir sugestões aos convidados? Ou, se você tem dúvidas, monte uma lista e peça que eles votem no nome que preferem. Se você já definiu mas não os colocou no convite, que tal pedir que eles tentem acertar e quem conseguir ganha uma prenda?
– Brincadeiras comuns de chá de bebê, como tentar acertar o tamanho da barriga, também cabem no chá revelação!

7. Como revelar

A grande tradição nos chás de revelação é usar o bolo. Assim, ele é todo decorado com as duas cores do lado de fora, e com a cor do sexo do bebê do lado de dentro. Então, quando os pais cortam o bolo, é o momento da descoberta! Entretanto, existem outras opções tão bacanas quanto: 

– Uma caixa bem grande com bexigas de gás hélio dentro é uma opção. Desta forma, quando os pais abrem a caixa, os balões voam criando uma cena linda.
– Lembra dos balões bem grandões de final de festa recheados de doces de quando você era criança? Eles podem ser uma opção também, é só trocar os doces por confetes, papéis e outras pequenas coisas. Ao estourar o balão, tudo que está na parte de dentro cai, revelando o sexo do bebê.
– Este momento também pode ser uma brincadeira com os papais. Por exemplo, vendar os olhos deles, pintar a palma de duas mãos da cor do sexo do bebê e pedir para eles carimbarem uma blusa branca, é superlegal! Além de ser uma linda recordação.
– Os pós coloridos têm ganhado a cena atualmente. Os pais podem jogar um no outro, mas também nos convidados. Se esta for sua opção, que tal pedir às visitas que vistam branco? Desta forma, o contraste da cor é muito maior!
– Sinalizadores coloridos para fotos também são uma boa pedida. É importante cobrir a embalagem do sinalizador para nos dar spoilers, mas eles compõem fotos maravilhosas!
– Fogos de artifício podem ser uma opção se você escolheu fazer a festa a noite. Só lembre-se de optar pelos silenciosos. 😉

Ah, essas dicas são de responsabilidade daquela pessoa que foi junto ao ultrassom e é a guardiã do segredo. Portanto, não se esqueça de compartilhar essa matéria com ela!

Leia também:

Profile photo of Paula Piffer

Estudante de Comunicação, faz parte do time de Conteúdo da PlayKids. Acredita que a literatura transforma as pessoas e a educação transforma o mundo!