8 dicas preciosas para reduzir o enjoo na gravidez

por | fev 25, 2019 | 0 Comentários

Responsáveis, muitas vezes, por alertar e anunciar a gravidez, os enjoos são muito comuns durante a gestação. Começando, geralmente, na 4ª semana e podendo persistir até o final da gravidez, este é um sintoma clássico, normal na vida da maioria das futuras mamães, em diferentes intensidades. Aí, lá vão elas buscar dicas e receitinhas milagrosas para aliviar o mal estar…

Por que o enjoo acontece?

Primeiro, é importante entender que, durante a gestação, o corpo da mulher sofre muitas mudanças:

As alterações hormonais aumentam a concentração de ácido no estômago e torna a digestão mais lenta, o crescimento do útero empurra o estômago para cima, provocando queimação na garganta, e o estresse e o medo também contribuem para que o enjoo aconteça.

Mas como evitar enjoo na gravidez?

Assim, ainda que não exista nenhuma receita milagrosa ou fórmula mágica que acabe de uma vez por todas com o mal estar das grávidas, nós trouxemos aqui 8 dicas que podem te ajudar se você está passando por este momento (lembrando que, caso o sintoma persista em alta intensidade, é importante consultar seu médico). Confira:

1. Evitar cheiros e comidas fortes ou que causem náusea.

Durante a gestação, as mulheres tendem a ficar mais sensíveis a sabores e odores, por isso, evite, na medida do possível, cheiros e comidas com odores muito fortes que possam ou que já causaram náusea.

2. Preferir o consumo de alimentos mais frios e menos temperados.

Opte por alimentos leves, não muito temperados e em temperatura ambiente, ou frios, assim eles exalam menos cheiro e causam menos mal estar.

3. Deixar uma bolacha, lanchinho ou água com sal sempre a mão para ingerir ao acordar.

Ao acordar pela manhã, ingerir algum alimento leve e aguardar uns 20 ou 30 minutos, para então se levantar da cama.

4. Fazer refeições pequenas de 3 em 3 horas.

O estômago vazio piora a náusea, por isso evite ficar muitas horas sem comer. Coma com intervalos curtos e regulares, nem que seja uma fruta ou uma barrinha de cereal.

5. Incluir gengibre na alimentação.

Comer um pedacinho de gengibre ou chupar balas de gengibre ajuda na hora da digestão, diminuindo a irritação da parede do estômago.

6. Se manter hidratada.

Água é sempre o melhor remédio! Beba água de tempo em tempo, mas evite beber líquidos durante as refeições.

7. Praticar exercícios de acordo com a indicação médica.

Se movimentar é sempre bom, colaborando com a qualidade de vida e o bem estar. E isso não seria diferente durante a gestação. Mas vale lembrar que é importante consultar o seu médico.

8. Cheirar limão ou chupar um picolé de limão.

O limão pode ajudar a amenizar a náusea. Por isso, uma dica é tomar chá gelado com limão, colocar rodelas de limão na água com gás, chupar um picolé ou, até, cheirar o limão.

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Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
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