7 formas de demonstrar gratidão

jan 5, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Gratidão. Ser grato(a) por algo ou alguém. Ato de agradecer. Parece tão simples, não é? Porém, este é um exercício que, muitas vezes, deixamos de lado! Na correria do dia a dia, acabamos dando mais valor às coisas ruins que nos acontecem, não é mesmo? Mas com um pouquinho de atenção, é possível inserir a gratidão em nossas vidas! E isso é importante até para a criação de filhos gratos. Então, para ajudar você e também celebrar a importância da gratidão, preparamos uma lista com 7 formas de demonstrar gratidão. Confira!

Leia mais:
👉 O que é parentalidade consciente?
👉 Para não se esquecer da magia das pequenas coisas
👉 Histórias que inspiram o mundo a ser mais gentil

A importância da gratidão

Ser grato(a) é uma das coisas mais belas e gostosas da vida! Uma pessoa grata está sempre de coração cheio, falando palavras preciosas e delicadas para todos que se aproximam dela, e tendo atitudes de compreensão, carinho e amor, devolvendo à vida e às pessoas todo o amor que recebe.

Ser agradecido(a) deixa nosso coração aberto para ajudar as pessoas, para apoiá-las nos momentos mais difíceis pelos quais elas estão passando, para ser o auxílio de quem mais está precisando. E não importa qual seja a dificuldade: financeira, de relacionamento, saúde ou sentimental. O que importa é sempre estender as mãos e ser o suporte necessário para quem está precisando!

E só a gratidão é capaz de abrir os nossos olhos para vermos que temos mais do que precisamos, e que podemos repartir e distribuir afeto, companheirismo, alegria, amor e muitos outros bons sentimentos que nascem de um coração agradecido.

Nesse sentido, a gratidão é uma prática que devemos cultivar desde criança, e levarmos para a vida toda! Com um bom exemplo às crianças, pais, mães e responsáveis podem ter atitudes de gratidão entre si, e também para com os pequenos e pequenas, a fim de que eles entendam a importância de exercitar a gratidão todos os dias.

E sim: essa é uma prática que deve ser estimulada diariamente! Assim como os alimentos saciam o corpo físico e dão a ele energia e disposição, a gratidão alimenta a alma e nos faz sentir mais fortes para as lidas diárias, além de demonstrar apreço e cuidado por todos ao seu redor. Por isso, vamos falar sobre as formas de demonstrar gratidão?

7 formas de demonstrar gratidão

Já sabemos que o ato de ser grato(a) é importante para nossas vidas, fundamental para estreitar os relacionamentos, e um excelente combustível para nossas emoções. Então, chegou a hora de falarmos sobre formas de demonstrar gratidão!

Essa é uma das mais genuínas e maravilhosas atitudes de espalhar bondade e gentileza. Quanto mais distribuímos, mais recebemos! E melhor o mundo fica, porque com mais gente semeando a gratidão, maior será a colheita para toda a humanidade!

Apesar de não existir uma fórmula mágica ou um método único, aqui deixamos algumas ideias para você e sua família praticarem juntos esse ato. Ah! E aproveite para usar toda a criatividade, desenvolvendo novas maneiras de demonstrar gratidão. O treino desta prática em família é muito especial, e deve ser incentivado pelos adultos desde a infância. Vamos lá?

1. Deixe bilhetinhos pela casa

Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa para seus familiares? Pode ser para agradecer alguma ajuda ou favor, ou apenas para dizer o quanto você é grato(a) por ter essa pessoa pertinho de você! Não tem nada melhor do que ser surpreendido com um bilhetinho cheio de amor e carinho. E ao fazer isso, você também incentiva os pequenos e pequenas a desenvolverem este hábito! 💌

2. Use e abuse das palavrinhas mágicas

Obrigado, por favor, com licença… Palavras tão simples que fazem toda a diferença, ainda mais quando ditas do fundo do coração. Agradecer, verdadeiramente, quando alguém ajuda com algo ou faz um favor é muito importante. Seu pequeno ou pequena ajudou nas tarefas de casa? Um amigo buscou as crianças na escola? Agradeça! Expresse sua gratidão, mesmo que seja algo corriqueiro do dia a dia. 

3. Valorize os momentos compartilhados

Seja com os amigos ou com a família, expresse sua gratidão por compartilhar muito amor, carinho e alegria com as pessoas que ama. Diga o tanto que você está feliz por poder viver e compartilhar momentos tão gostosos. Isso será contagiante e deixará tudo ainda mais especial! 

4. Esteja sempre pronto para ajudar

Retribuir também é uma ótima maneira de demonstrar gratidão pelas pessoas. Portanto, esteja atento(a) e disposto(a) para ajudar as pessoas a sua volta, sempre que possível, seja um cafezinho ou uma carona… Com certeza, hora ou outra, isso irá voltar para você!

5. Seja gentil

Ser uma pessoa gentil é algo que torna nossas vidas e o mundo mais leves. Seja com sua criança ou até mesmo com um desconhecido. Trate todos da maneira como você gostaria de ser tratado e verá que, realmente, gentileza gera gentileza! ❤️

6. Escute

Ouvir é um ato tão simples! Mas, muitas vezes, na pressa de falar, nos esquecemos de escutar o que o outro tem a dizer, não é mesmo? É muito importante prestar atenção e perceber quando a pessoa precisa expressar algo, desabafar ou pedir ajuda. Portanto, esteja aberto(a) para ouvir, com atenção, interesse e paciência.

7. Expresse seu amor

Por fim, não poupe os carinhos, abraços, beijinhos, cafunés e os “eu te amo”. Diga e repita o quanto as pessoas que estão com você são especiais e importantes em sua vida! Demonstre seu amor por meio de atos e palavras. E deixe que seu pequeno, a família e os amigos percebam o quanto você é grata(o) por tê-los em sua vida!

Dica da Loja Leiturinha

Você gostou das formas de demonstrar gratidão que apresentamos? Agora, nosso convite é para que você, pai, mãe ou responsável, desfrute da alegria de reunir a família e exercite a gratidão todos os dias. A melhor forma de ensinar sobre a importância da gratidão para as crianças é exercitando esse hábito: em casa, com a família, na rua, com os amigos, e na escola, com colegas e professores.

Mas se você quer ir além com os pequenos e pequenas, nós temos uma sugestão: que tal um livro infantil para conversar sobre gentileza com as crianças?

Amigos

Velhos, novos, melhores… Amigos. Existem amigos que estão conosco desde o começo. Amigos que estão próximos e que estão longe. Amigos que fazem com que você se sinta corajoso. Amigos que fazem com que você ria. E algumas amizades surgem do nada quando mais precisamos delas. Este incrível livro é uma alegre comemoração de amizades de todos os tipos.

👉 Quer levar o livro Amigos para suas crianças? Clique aqui e saiba mais no site da Loja Leiturinha!

E se você quer continuar vivendo momentos inesquecíveis com as crianças, conheça o maior clube de livros infantis do Brasil! No Clube Leiturinha, você tem um parceiro incrível e sempre à disposição para construir novos conhecimentos com os pequenos e pequenas. Clique aqui e confira!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais