Livros sobre inclusão, socialização e histórias infantis com temáticas capazes de abrir horizontes são grandes auxiliadores no processo de construção dos valores dos pequenos e da sua visão sobre mundo. Conheça esta história encantadora, que faz parte dos livros selecionados pela Equipe de Curadoria da Leiturinha.
O delicado processo de socialização
Por volta do quarto ano de vida, os pequenos estão em uma fase de intensa socialização com as outras crianças – momento também em que internalizam as regras e os valores pertinentes à cultura em que estão inseridos. Neste momento, muitas crianças já estão escolarizadas ou iniciando sua vida escolar, passando então a conviver diariamente com outras crianças, construindo seus primeiros laços de amizade que poderão perdurar pela vida toda, em alguns casos.
Como sabemos, socializar não é tarefa fácil – para adultos ou pequenos – sendo que, para alguns, pode ser ainda mais difícil. Atualmente fala-se muito sobre o bullying (como já falamos aqui na matéria Precisamos falar sobre Bullying), mas, para atingir o centro da questão e termos relações mais justas e igualitárias, é igualmente importante falarmos sobre este processo de socialização inicial e a educação para a diversidade.
Muito além de educar para não agredir ou excluir o outro, é preciso, sobretudo, refletirmos sobre os preconceitos e estereótipos que todos temos, em alguma medida e, a partir daí, encorajar que nossos pequenos façam o mesmo. O combate ao bullying e a todas formas de exclusão é um processo diário, em que todos temos participação e responsabilidade e, quando esse tipo de reflexão se torna algo constante em nossas vidas, naturalmente os pequenos percebem.
Um livro sobre a delicadeza das relações: O coelho sem orelhas
Editora: Panda Books Autores: Til Schweiger e Klaus Baumgart Tradução: Ilse Luder Livros infantis como O coelho sem orelhas podem ajudar no processo de socialização, pois contribui para que os pequenos se identifiquem com a situação, encontrando meios de lidar com ela – seja através do coelho sem orelhas, que sofre a exclusão, seja através dos outros coelhos, que praticam o ato de excluir. Com ele, não faltarão oportunidades para que os pequenos reflitam e percebam que as diferenças são os que nos tornam únicos. O coelho sem orelhas é um coelho como todos os outros, pode fazer tudo que os outros fazem, cavar buracos enormes, comer centenas de cenouras ou pular muito alto, ele apenas não tem orelhas. Por isso – e apenas por isso – os outros coelhos e até mesmo a raposa não querem saber dele. |
Este livro é uma obra bem humorada sobre as relações interpessoais, abordando sem reservas temas delicados como a exclusão, o bullying e, paralelamente, a capacidade de ser empático e de ver além das superficialidade das aparências – tudo isso de forma envolvente e sutil, permitindo que o leitor se identifique facilmente com a trama e faça suas próprias reflexões a cerca dela.
Sobre os autores:
Klaus Baumgart, o ilustrador, tem seus livros traduzidos e publicados em 29 línguas e mais de 4 milhões de exemplares espalhados pelo mundo! Já, o autor, Til Schweiger, estreia na literatura infantil com este título, mas no meio cinematográfico ele é veterano – renomado ator, diretor, produtor e roteirista. Coincidência ou não, este livro infantil foi um sucesso entre os pequenos e, por isso, deu origem a um filme alemão! Infelizmente, ele ainda não foi traduzido para o português, mas ficaremos atentos a qualquer novidade!
Leia também: