Nesse clima de final de ano, todo dia temos retrospectiva de alguma coisa, não é mesmo? É porque, afinal, a melhor forma de aprendermos e melhorarmos é olhar para tudo aquilo que fizemos. ☺️
Aqui na Leiturinha não é diferente. E 2024 foi um ano repleto de livros Originais Leiturinha! No final do post, você pode dar uma espiada na lista completa, mas lá vai um spoiler: tivemos mais de 50 publicações inéditas, que se juntaram ao catálogo dos livros infantis mais amados de 2024, queridinhos pelos nossos assinantes!
E, por falar em queridinhos, vamos conhecer um pouquinho sobre os livros mais amados de 2024?
Livros mais amados de 2024: Originais Leiturinha!
Em janeiro, os personagens dos clássicos da literatura se juntaram para brincar de “Janela, janelinha, porta, campainha. Din don!”. Com base na parlenda popular, Sarah Helena e Jéssyka Gomes criaram um universo encantador no livro Din don!, que permite que os bebês interajam com as abas e até se tornem personagens do livro!
Da mesma escritora de livros que foram sucesso, como Tanta coisa pra fazer por aqui! e O azul do Sol, em fevereiro tivemos a história de um menino que passa por um turbilhão de emoções e sentimentos de uma vez. Telma Guimarães e Flávio Remontti contam a história de Tudo ao mesmo tempo!, que pode ajudar as crianças a lidarem com os acontecimentos do dia a dia.
Já em março, uma busca entreteve todo mundo. Sim, estamos falando de Betina e Bartô. Andréia Manfrin traduziu essa história de Adèle Tariel e Jèrôme Peyrat para que a gente pudesse ajudar a Betina a encontrar seu gatinho Bartô por aí e ajudar o Bartô a encontrar a Betina. Onde será que eles se meteram?
👀 Confira o que os autores falaram da obra!
Em abril, conhecemos a história de uma menina que já se mudou seis vezes! Em Olga e o grito da floresta, acompanhamos a aventura de uma protagonista com uma mente engenhosa e determinação inabalável. O texto sensível e instigante de Laure Monloubou, traduzido por Andréia Manfrin, nos apresenta a perspectiva de uma criança com deficiência auditiva.
Já aconteceu de você pegar uma roupa para usar e ela estar com um furinho? Neste livro se esconde uma traça foi um dos livros de maio, e é sobre uma traça bem comilona, viu?! A narrativa de Maria Amália Camargo e Ana Matsusaki diverte crianças que procuram o bichinho através dos furos que ele deixou pelo caminho. Ainda bem que temos a ajuda de uma doguinha caramelo que é a melhor detetive!
Neste ano, os livros indicados para a fase da alfabetização fizeram sucesso. Em junho, fomos levados até a vila Tipobicho, criada por Minna Miná. Lá, moram animais que são formados pelas letras que compõem seus nomes. Este livro é um passeio muito divertido pelo alfabeto e pode ser aproveitado como as crianças preferirem: de uma vez ou uma página por dia!
O livro mais amado de julho dá até água na boca! Sarah adora mangas, e a gente também! Enquanto acompanhamos o empenho de Sarah em fazer a mangueira do quintal do avô voltar a dar frutos, descobrimos que, na verdade, às vezes só precisamos mudar nossa perspectiva. Quem nos mostra essa história é Sarthak Sinha, pela tradução de Ricardo Ditchun.
Lá no Instagram, perguntamos sobre os livros favoritos dos nossos assinantes, e um dos títulos de agosto foi muito citado: Quem comeu o bichinho? Eu não sei quem foi, só sei que não fui eu! Passando pelos recortes que vão afunilando cada vez mais, as crianças podem ver diferentes animais enquanto aprendem as cores. Andréia Manfrin traduziu essa história de Hector Dexet para nos divertir.
Em setembro, com o livro Tudo o que acontece (onde nada acontece), aprendemos a valorizar as pequenas coisas do dia a dia. Livia Deorsola traduziu essa história de Eleonora Garriga e Ana Sanfelippo especialmente para nossos assinantes. A imaginação voa solta pelo caminho que Lara faz todos os dias com a mãe. Quem poderia imaginar as maravilhas que estão bem diante dos nossos olhos, mas que passam despercebidas?
A janta da anta é um queridinho por aqui há muito tempo. Em outubro, lançamos mais uma história das autoras Madu Costa e Flávia Borges. Dessa vez, a refeição é mais cedo: O almoço da capivara. Repleto de rimas e convidados especiais, esse evento vai atrair até os que não foram chamados. Uma excelente oportunidade de se divertir e conhecer mais sobre a fauna brasileira.
No mês de novembro, tivemos uma aventura pra lá de especial com O marimbondo e o carcará de bico torto. Viajamos junto com Zumbi por vários quilombos incríveis, mas que não eram o seu. O carcará, perdido, rodou muito até encontrar Palmares, o lar do menino. E, afinal, onde fica o marimbondo nessa história? Acho que só lendo mesmo para descobrir. Heloisa Pires Lima e Ana Cardoso nos contaram essa história incrível!
Marmelada de banana? Bananada de goiaba? Goiabada de marmelo? Em dezembro, para fechar o ano, tivemos o… Sítio do Picapau Amarelo! Um livro interativo para bebês, criado por Daniel Kondo com a letra da música do cantor e compositor Gilberto Gil. Este livro toca na memória afetiva dos adultos e diverte as crianças enquanto incentiva a valorização da cultura brasileira.
Em 2024, tivemos escritores e ilustradores de vários estados do Brasil e também de outros países, livro-jogo, livro de banho, livro de pano, cartonados interativos, marcadores de página, livros em capítulos, textos em versos, adaptação literária de música, histórias falando sobre medo, amizade, momentos de diversão, empatia, imaginação… Ufa, quanta coisa!
E agora, para finalizar nossa lista de livros infantis mais amados de 2024, dá só uma olhada nos novos títulos que nossos assinantes receberam esse ano:
- Din don! – Sarah Helena e Jéssyka Gomes
- Dia de praia! – Juliana Correia e Lhaiza Morena
- Octávio – Maria Amália Camargo e Luciano Tasso
- A vida secreta de Violeta Picles – Caio Tozzi e Carol Rempto
- Lar – Irena Freitas
- Tudo ao mesmo tempo! – Telma Guimarães e Flavio Remontti
- Medos por todo lugar – Maria Carvalho
- Tiquim e Trovão – Tiago de Melo Andrade e Lumina Pirilampus
- Adivinha, adivinha, o que tem na caixinha? – Juliana Basile
- Betina e Bartô – Adèle Tariel e Jèrôme Peyrat, tradução de Andréia Manfrin
- Leitor desconfiado – Índigo e Juliana Eigner
- Oficina da Beca – Rodrigo Cordeiro
- Os detetives de elefantes – Ged Adamson, tradução de Flávia Côrtes
- Para onde vai o que se perde? – Maria Silvia Camargo e Heloisa Perucello
- Olga e o grito da floresta – Laure Monloubou, tradução de Andréia Manfrin
- (Dentro) () fora – Alejandra Acosta, tradução de Jéssica Dorantes
- Neste livro se esconde uma traça – Maria Amália Camargo e Ana Matsusaki
- O curioso caso do gato que subiu no telhado – Flávia Côrtes e Fê
- Cuidado: vulcão gripado! – Manuel Filho e Lalan Bessoni
- Mãozinha atrapalhada – Clari Cabral
- Dia de faxina! – Mariângela Haddad
- Tipobicho – Minna Miná
- Tigrinho – cadê você? – Nosy Crow e Ekaterina Trukhan, tradução da Leiturinha
- O problema – Marcelo Jucá e Jesga Machado
- Boa noite, Sereno – Vanessa Rodrigues e Evandro Marenda
- Este não é um dinossauro! – Barry Tims e Ged Adamsom, tradução de Maria Amália Camargo
- Sarah adora mangas – Sarthak Sinha, tradução de Ricardo Ditchun
- O Sol se foi – Vienno
- Um mistério para você – Shirley Souza e Cajila Barbosa
- Quem comeu o bichinho? – Hector Dexet, tradução de Andréia Manfrin
- Iguais, mas bem diferentes – Karl Newson e Kate Hindley, tradução de Leo Cunha
- João e Maria – Irmãos Grimm (adaptação de Ricardo Ditchun) e Elder Galvão
- Mas por quê? – Lavínia Rocha e Elizabeth Builes
- Daniel quer ser detetive – Marta Jarque e Dani Jiménez, tradução de Maria Amália Camargo
- O sumiço da livraria – Katie Clapham e Kirsti Beautyman, tradução de Flávia Côrtes
- Tudo o que acontece (onde nada acontece) – Eleonora Garriga e Ana Sanfelippo, tradução de Livia Deorsola
- Como chegar à Lua – Nicolás Schuff e Ana Sender, tradução de Livia Deorsola
- Os sonhos de Gigi – Overleap Studio
- Simão – Amaia Arrazola, tradução de Livia Deorsola
- O almoço da capivara – Madu Costa e Flávia Borges
- Em cantos – Heloisa Prieto e Laurabeatriz
- Um bichólogo na fazenda dos sonhos – Jacques Fux e Maira Chiodi
- Capitão Lucas – Carles Sala i Vila e Subi, tradução de Carla Caruso
- Jojoaninha Esconde-Esconde – Tino Freitas e Giovana Medeiros
- A história de ninar mais rápida do mundo – Louise Fitzgerald e Kate Hindley, tradução de Maria Amália Camargo
- O marimbondo e o carcará de bico torto – Heloisa Pires Lima e Ana Cardoso
- Bebê quer banho! – Overleap Studio
- Sítio do Picapau Amarelo – Gilberto Gil e Daniel Kondo
- A carta perdida – Laura Erber e Daniel Kondo
- Samba de uma flauta só – Lais Graf e Bi Aguiart
- Zerados! – Caio Tozzi e Zansky
- E o Fumaça salvou o dia – Jan Andersen e Matheus Furtado, tradução de Jéssica Alonso
E podem se preparar, porque em 2025 teremos muito mais! ❤️📖
📱 Se você já é assinante Leiturinha, não deixe de acessar o nosso App para deixar a sua experiência completa. Lá temos vários dos nossos livros Originais Leiturinha disponíveis em e-book, e-book narrado e audiobook, além de atividades para enriquecer a leitura!
📚 E se você ainda não é assinante Leiturinha, acabamos de te mostrar que por aqui focamos na bibliodiversidade e temos livros de todos os tipos, para todas as crianças! Junte-se a nós no incentivo à formação de leitores, tenha experiências em família e aproveite momentos que fazem história. Clique aqui e conheça os planos acessando o nosso site e escolha o melhor para você!