Já parou para pensar o que você faria se sua criança não ouvisse? Sabia que a identidade surda é algo que faz toda a diferença no processo de socialização das pessoas com essa característica? É a partir dessa cultura que códigos e símbolos são construídos e repassados. Vamos entender mais sobre isso! 🤸
O que é cultura e identidade surda?
A cultura e a identidade surda 👂 partem da ideia que uma pessoa se reconhece como parte da comunidade surda, identificando seus limites e formas de expressão. Esse reconhecimento é muito importante, pois garante um melhor convívio social através da língua de sinais, de códigos sociais, linguagens e juízos de valor próprios.
Tipos de identidade surda
Engana-se quem pensa que toda identidade surda é igual. Existem diversos tipos que se alinham ao grau de surdez das pessoas.😊Vamos ver:
1. Identidade surda
É quem está plenamente inserido na comunidade surda e se comunica exclusivamente por meio da língua de sinais.👍
2. Identidade surda híbrida
A identidade surda híbrida está mais presente em pessoas que têm a surdez adquirida, que entendem o mundo através dos sons, mas aprenderam a lidar com outras formas de percebê-lo também.
3. Identidade surda de transição
Acontece principalmente com surdos que pertencem a uma família de ouvintes. Essas pessoas apresentam uma linguagem oral restrita, decorrente dos primeiros anos de vida, quando ainda tentavam se comunicar sem a Libras.✌
4. Identidade surda flutuante
São pessoas que não se inseriram em nenhuma comunidade surda e, por isso, têm dificuldade de aceitar sua surdez. Costumam, então, achar que a cultura ouvinte é superior à surda.
5. Identidade surda embaraçada
Acontece quando as pessoas não estão inseridas nem na cultura ouvinte, nem na cultura surda.😯 Geralmente, os surdos dessa cultura não entendem a língua de sinais e sentem muita dificuldade para se comunicar.
Conversando com especialista do assunto
Convidamos a Professora Doutora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Janice Marques, que ministra aulas de Libras e Educação de Surdos, para nos explicar mais sobre a cultura surda no país. Veja abaixo!
- Quais são os maiores problemas que a comunidade surda enfrenta atualmente?
Assim como as pessoas ouvintes, as pessoas surdas enfrentam dificuldades nas mais diversas áreas e graus. Porém, diria que o principal deles é o de acessibilidade a conteúdos e serviços em línguas de sinais. A falta de acessibilidade comunicacional linguística transversaliza todos os problemas. A partir desse, outros problemas se agregam, e nas mais diversas áreas.
- Como ocorre o aprendizado da criança surda?
Existem vários mitos sobre o desenvolvimento da linguagem. Mas a criança surda que é estimulada desde cedo em língua de sinais vai aprendendo naturalmente a língua e os valores culturais do povo surdo.
- Qual o maior problema para o desenvolvimento de uma criança surda quando os pais rejeitam a cultura surda?
A surdez não pode ser diagnosticada durante a gravidez. Por isso, mesmo a criança sendo surda, só é possível detectar a surdez por meio de testes ao nascer. Para as famílias de pessoas ouvintes, receber a notícia de que seu filho é surdo é um grande choque. Porque até então tudo estava “aparentemente bem”. Muitos pais não sabem lidar com a nova realidade, de não ter o filho “perfeito e idealizado”. Acredito que inicialmente os pais não rejeitam a cultura surda, na verdade, nem a compreendem bem. Rejeitam, sim, qualquer coisa que ameace a possibilidade de ver seu filho “falando”.
- Pode demorar para que uma criança surda “aprenda a falar”?
Para uma criança com surdez severa ou profunda, por exemplo, a aquisição da fala oral não é uma coisa simples. E pode demorar anos para que a criança tenha ganhos significativos na fala, mesmo com o acompanhamento fonoaudiológico semanal. Enquanto isso, se essa mesma criança tivesse acesso a Libras, paralelamente, sua comunicação não seria comprometida.
- Como, atualmente, se dá o ensino de Libras nas escolas do país?
Atualmente, não há ensino de Libras para alunos ouvintes nas escolas públicas do país. O que existe são dois projetos de lei em andamento, o Projeto de Lei 6.284/2019, de autoria do senador Romário de Souza Faria, e o Projeto de Lei 5.961/2019, de autoria da senadora Zenaide Maia.
Conheça o livro Ensinando Libras na loja Leiturinha
A Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do nosso país.💙 Mesmo que os livros se comuniquem com a maioria das pessoas, ainda assim é muito difícil encontrar no mercado livros acessíveis para surdos. Mas na loja Leiturinha, você encontra livros de inclusão e diversidade, mostrando que é possível unir acessibilidade à literatura e à sua emoção.
Gostou das dicas? Então não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site e escolha o melhor plano para sua família! 📚❤️
Leia Mais
👉 Literatura infantil e inclusão: a produção literária a favor de um mundo mais inclusivo
👉 Professora conta histórias infantis em Libras para crianças com deficiência