Experimentando o mundo
Jean Piaget, nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século XX, afirmava: as crianças são pequenos cientistas. Basta apenas alguns minutos os observando, para percebermos quantas descobertas acontecem na infância em tão pouco tempo.
Afinal, essa é a época na qual mais criamos modos de experimentar o mundo. Estudos apontam que por volta dos 10 anos, nossa criatividade está em alta. Mas com alguns pequenos, esse “pico criativo” parece acontecer bem mais cedo…
Conheça a história de um pequeno cientista brasileiro!
O brasileirinho João, de apenas 7 anos já está escrevendo seu segundo livro. E sua primeira e grande obra já ganhou um concurso da NASA! O pequeno sempre foi um verdadeiro amante do espaço. Aos 4 anos de idade, ele ganhou seu primeiro telescópio. Aos 6, sua imaginação aguçou sua criatividade e todos os sonhos, pensamentos e descobertas sobre o espaço tomaram forma e letra em um livro incrível!
O Planeta Terra é o Melhor Planeta de Todos é a tradução do seu primeiro livro, originalmente escrito em inglês com o nome “In The World Of The Moon And The Planets”. João viveu com os pais nos Estados Unidos até os quatro anos de idade e, por isso, dominava a língua inglesa. Agora, João está escrevendo seu segundo livro… E em breve, você poderá saber mais sobre ele e sua obra aqui, no nosso Blog!
A casa dos pequenos cientistas
Autor: Joachim Hecker
Editora: WMF
Indicação: pequenos entre 8 e 10 anos de idade
Pensando em integrar ciência e infância, a Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou uma obra para instigar ainda mais o lado curioso de cada um dos nossos pequenos leitores. Imagine uma casa diferente de todas as outras que existem: ela expande a capacidade de descobertas e invenções na infância e torna a criação rotina. E tudo isso acontece da melhor forma possível: brincando. As experiências abrem caminho para os pequenos encontrarem respostas para suas grandes questões e a leitura é o primeiro passo rumo a descobertas incríveis!
Leia mais: