A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

por | jan 8, 2021 | 0 Comentários

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência. Afinal, brincando também se aprende!

Indicada para crianças entre 8 e 10 anos de idade, A Casa dos Pequenos Cientistas foi escrita por Joachim Hecker e publicada pela editora WMF. Quer saber mais sobre essa obra que instiga a curiosidade dos nossos pequenos cientistas? Acompanhe abaixo!

O que faz um(a) cientista?

Durante o ano de 2020, muito se falou sobre os cientistas. Afinal, esses profissionais tiveram, e ainda têm, um papel fundamental para a saúde pública. E muito antes de qualquer pandemia, os cientistas já cumpriam um papel super importante na sociedade! Mas, afinal, o que faz um(a) cientista? E porque essa é uma profissão tão importante? 

De forma geral, os cientistas são profissionais que exercem atividades sistemáticas para obter um conhecimento. Ou seja, são pessoas que trabalham com a investigação científica, com o objetivo de contribuir para o avanço desta ou daquela área do saber. Para isso, os cientistas usam o famoso “método científico”, um conjunto de regras e procedimentos para produzir novos conceitos.

Aprender como todo esse processo funciona é muito importante. Isso porque conhecer melhor o mundo, bem como o raciocínio científico, é uma forma de empoderamento. Afinal, dessa forma, as crianças descobrem novas ferramentas e desenvolvem habilidades para interagir melhor com a sociedade e a natureza. Por isso, a ciência não é apenas uma matéria da escola, mas é também um jeito de ser protagonista no mundo!

Pensando nisso, o livro A Casa dos Pequenos Cientistas é uma obra bastante especial para compor a biblioteca da sua casa. Com uma leitura fluida e instigante, o livro promete acordar os cientistas que moram em cada leitor!

A Casa dos Pequenos Cientistas

A Casa dos Pequenos Cientistas

Imagine uma casa diferente de todas as outras que existem: a casa dos pequenos cientistas não é fixa! Por isso, ela viaja para a praia, para as montanhas e até para o lago. Em cada um desses lugares, as crianças observam novas e estranhas situações. E, a partir delas, os pequenos cientistas desenvolvem experiências empolgantes!

Nesse sentido, o livro A Casa dos Pequenos Cientistas mistura narrativa e sugestões de atividades muito interessantes. Por isso, expande a capacidade de descobertas e invenções na infância, tornando a criação rotina! E tudo isso acontece da melhor forma possível. Ou seja, brincando! Assim, as experiências do livro abrem caminho para que os pequenos e pequenas encontrarem suas próprias respostas para grandes questões.

Para além da leitura

Se você quer tornar a experiência do livro ainda mais rica, não deixe de realizar alguns dos experimentos sugeridos com as crianças! Para começar, escolha um dos contos do livro A Casa dos Pequenos Cientistas. Então, separe os materiais e siga as instruções. Dessa forma, além de incentivar o gosto pela ciência, você e seu pequeno ou pequena podem passar um tempo se divertindo juntos e fortalecendo os laços.

Boa Leiturinha por aí!

Neste novo ano, que tal viver as melhores histórias com as crianças? Faça parte do maior clube de livros infantis e incentive o hábito da leitura na sua casa! Acesse o site do Clube Leiturinha e escolha o plano ideal para sua família!

Leia mais:

Categorias:
7 - 10 | Leiturinha | Livros
Escrito por Fernanda Veiga
É a pedagoga responsável pela escolha do primeiro livro da Leiturinha. Hoje, 4 anos depois, prepara com muito carinho as coleções de livros da nossa loja e aguarda a chegada de sua pequena Helena.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *