Histórias em quadrinhos, diálogos irreverentes, personagens cativantes, muita aventura e uma narrativa envolvente. Estes são os ingredientes para conquistar o coração dos pequenos que já não são mais tão pequenos assim. É o caso da série Os Caras Malvados, do australiano Aaron Blabey, um verdadeiro sucesso entre as crianças maiorzinhas, que já estão quase chegando na pré-adolescência!

Quanto maior a idade, menor o interesse pela leitura?

Essa é uma fase em que os pequenos estão mudando seus interesses e definindo cada vez mais os seus gostos. Assim, muitas vezes, é preciso um incentivo um pouquinho maior para manter o hábito da leitura desenvolvido durante os primeiros anos de vida.

Por isso, neste momento, é fundamental que os pais/educadores busquem por obras literárias que despertem o interesse dos pequenos. Dialogando com sua linguagem, seu imaginário e com a fase em que se encontram (aquele famoso “não sou grande, mas também já não mais tão criança”), sem, nunca, subestimar sua capacidade e sua inteligência!

Os Caras Malvados: impossível não se apaixonar por essa saga!

Em uma trama bem-humorada e de tirar o fôlego, Sr. Lobo, Sr. Tubarão, Sr. Cobra e Sr. Piranha passam por aventuras hilárias, tentando salvar o mundo, mudar sua reputação de caras “malvados” e provar que as aparências podem nos enganar. Afinal, quem disse que um lobo, um tubarão, uma cobra e uma piranha não podem ser mocinhos também?

Envolvente e divertida, essa coleção é uma ótima opção para aprimorar o gosto pela leitura nos leitores já fluentes. Uma vez que ler por diversão é fundamental para que os pequenos encarem a leitura como uma forma de prazer! Sobretudo quando a linguagem da narrativa é próxima de sua realidade e dialoga com aspectos do seu cotidiano.

Este é o exemplo de Theo, assinante Leiturinha de 10 anos, que descobriu nesta série uma possibilidade de despertar seu gosto pelos livros. Silvia Souza, sua mãe, compartilhou um pouco sobre a sua experiência com a saga em casa:

“Meu filho tem dificuldade para se engajar em uma leitura mais densa. Assinei a Leiturinha com o intuito de tentar despertar seu gosto pela leitura e ele simplesmente ‘devorou’ os livros da saga “Os Caras Malvados”! Amei ver ele sentado no sofá sem nem piscar. Quando perguntei por que ele gostou tanto dos livros, ele (que não é de muitas palavras) me disse que ama histórias em quadrinhos e que a história é engraçada e divertida. Então, por mais livros certeiros como estes, Leiturinha!”.

Os Caras Malvados agora estão na Loja Leiturinha também!

Com nove livros ao todo e a promessa de se tornar uma série de TV, Os Caras Malvados chegaram primeiro aos pequenos leitores da Leiturinha, que fez o Lançamento Exclusivo dos quatro volumes já publicados no Brasil, pela Editora Saber e Ler e com a tradução de Janice Florido.

Mas foi taaaanto o sucesso entre os pequenos que, atendendo aos inúmeros pedidos das nossas famílias leitoras, agora os quatro primeiros volumes da saga estão disponíveis também na Loja Leiturinha, para os assinantes adquirirem e se deliciarem com a divertidíssima história desses super-heróis com pinta de vilões!

Para garantir o seu e incentivar a leitura em sua casa, basta acessar a nossa Lojinha!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.