Um Raio de Luz: a história de Albert Einstein para crianças

jan 16, 2020 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os gênios, como costumam ser chamados, despertam a atenção e a curiosidade de toda uma época.  Mas quem são esses homens e mulheres que mudaram o rumo da história, ciência e/ou filosofia? Como fizeram feitos tão grandiosos? Onde vivem? O que leem?  Essas e outras perguntas são comuns. Afinal, quem não gostaria de descobrir uma fórmula mágica para a formação de futuros gênios?

Mas a vida humana escapa a qualquer fórmula. Aí estão os “gênios” para nos provar que de condições inesperadas podem surgir feitos grandiosos. E para ilustrar essa ideia, nada melhor do que apresentar Albert Einstein para crianças.

Albert Einstein: para além da ciência 

Alemão, Einstein ficou famoso por suas produções no campo da física, como a teoria da relatividade e a famosa fórmula E=mc². No entanto, ao se debruçar com mais cuidado na história de vida do físico, percebe-se que além da ciência, Einstein deixou ricos ensinamentos para a sociedade como um todo.  

Einstein não teve um desenvolvimento considerado “típico”. Quando criança demorou para falar, estima-se que as primeiras palavras foram verbalizadas aos seus quatro anos de idade. Na escola foi um bom aluno, mas não o mais brilhante. Após formado, teve dificuldades em conseguir um emprego. Estudava nas horas vagas e foi justamente aí que o físico desenvolveu três artigos fundamentais para a física moderna. Apaixonado por música, Einstein preferiria as suas calças e suéteres velhos e os sapatos, sem meias, sempre!

Já dá para perceber que Einstein escapa a fórmulas de sucesso. A simplicidade é um traço que marca a sua vida e teoria. Não se engane com a fama complexa da ciência, segundo o físico “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”!

A curiosidade e simplicidade que unem cientistas e crianças

Que poetas e cientistas têm semelhanças com as crianças não se tem dúvidas! É só observar os bebês descobrindo o mundo que iremos perceber o quanto a investigação científica nasce com todo e qualquer ser humano. 

No entanto, corremos o risco de que com a idade o espírito científico vá embora. Para evitar esse desencontro, nada melhor do que estimular e valorizar essas habilidades desde cedo. Pensando nisso, a Leiturinha selecionou para os pequenos Leitores em Processo o livro Um Raio de Luz, da Companhia das Letrinhas, que apresenta a  história de Albert Einstein para crianças

Um Raio de Luz: a história de Albert Einstein para crianças

Delicado e singelo, o livro retrata a vida desse físico tão famoso. O título faz referência aos famosos experimentos mentais desenvolvidos por Einstein. Ou seja, a habilidade de imaginar os experimentos que não são possíveis de execução. 

O livro reforça que, embora tenha deixado um legado formidável, Einstein não respondeu todas as suas perguntas. Pelo contrário, ele deixou muitas em aberto. Aliás, depois dele, ficou todo um universo esperando pelas perguntas certas. E, quem sabe um dia, vocês possam respondê-las. Para isso, não se esqueça da importância de ser curioso e perguntar, essa é a fórmula!

Receba livros selecionados para seu pequeno e incentive a leitura desde cedo. Faça parte da família de leitores da Leiturinha!

 

Juliana Freitas

Formada em Psicologia, é apaixonada pela ciência e pelas artes literárias. Estuda o encontro entre a criança e o livro, a criança e o psicólogo e a criança e o mundo.

    Acompanhe nossas redes sociais