Mais do que entreter e colaborar com o desenvolvimento infantil, a literatura tem o poder de inspirar (e isso, claro, vale para adultos e crianças!). Assim, é importante pensarmos em qual tipo de literatura estamos apresentando aos nossos pequenos e pequenas, uma vez que a representatividade é fundamental para a construção da identidade e da autoestima. Ou seja, ainda que as clássicas princesas dos Contos de Fadas e os super-heróis com seus poderes incríveis tenham seu papel e seu lugar no coração da criançada, apresentar personagens reais e inspiradores é muito importante para mostrar aos pequenos que podemos sempre seguir nossos sonhos e ser quem desejamos!

Frida Kahlo, Violeta Parra e Clarice Lispector: Coleção Antiprincesas conta histórias reais de mulheres incríveis

Pensando na importância de trazer para o universo infantil histórias de pessoas que marcaram época, a Coleção Antiprincesas, da Editora Sur Livro, vai para além dos Contos de Fadas e conta sobre a vida e a obra de mulheres latino-americanas fortes, talentosas, inspiradoras, corajosas e reais, que não se conformaram em fazer o que esperavam delas e mostraram ao mundo para que vieram.

Com versões em português e espanhol, ilustrações cheias de cores, caráter biográfico e dicas de atividades e jogos ao final, as obras da coleção são ideais para aproveitar em sala de aula ou em família. De forma leve e lúdica, meninos e meninas vão se inspirar conhecendo a história da pintora mexicana Frida Kahlo, da cantora e compositora chilena Violeta Parra e da escritora brasileira Clarice Lispector.

Descubra um pouco sobre cada uma dessas incríveis antiprincesas:

Frida Kahlo (1907 – 1954)

Nascida em 06 de julho de 1907, na cidadezinha de Coyoacán no México, Frida Kahlo foi uma importantíssima pintora que ficou conhecida, principalmente, por seus autorretratos de inspiração surrealista e suas fotografias. Ela foi uma mulher forte que pintou os momentos mais tristes e mais felizes de sua vida, e, apesar de todos os seus sofrimentos físicos, sua saúde frágil, seu conturbado casamento e a impossibilidade de gerar filhos, encontrou na arte, a alegria e a inspiração para lutar pelo bem do mundo.

 

Violeta Parra (1917 – 1967)

Violeta Parra nasceu no dia 04 de outubro de 1917, em um vilarejo chamado San Fabián de Alico, no Chile. Compositora, cantora e artista plástica, ela foi considerada a mais importante folclorista e fundadora da música popular de seu país. Membro importante e decisivo do que ficaria conhecido como La Nueva Canción Chilena, Violeta é uma das mais conhecidas e amadas compositoras latino-americanas!

 

Clarice Lispector (1920 – 1977)

Nascida em 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia, na Europa Ocidental, Clarice Lispector veio para o Brasil com sua família em 1922, quando tinha pouco mais de 1 ano. Aqui, viveu nas cidades de Maceió, Recife e Rio de Janeiro e se tornou uma das mais destacadas escritoras do país. Ela se considerava uma anti escritora e, ao longo de sua vida, escreveu contos, novelas e crônicas, recebendo diversos prêmios dentre eles o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha.

 

A Coleção Antiprincesas está na Loja Leiturinha!

Gostou? Para descobrir mais sobre a vida dessas três grandes artistas, é só adquirir a Coleção Antiprincesas! Ela está disponível, nas versões em português e em espanhol, na Loja Leiturinha

Confira também: 

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.