Dicas para amamentar no verão com mais conforto

jan 4, 2022 | Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Amamentar no verão pode ser um desafio e tanto! Embora seja querido por muitas pessoas, o verão pode ser um pesadelo na vida de gestantes ou mães de recém-nascidos, não é mesmo? Isso porque o verão, por si só, já inspira cuidados com a pele, com a hidratação e com a proteção contra queimaduras. No entanto, quando se é uma lactante, esses cuidados devem ser reforçados e redobrados para que se possa cumprir com todas as demandas que os bebês costumam fazer nessa estação. Pensando nisso, quer algumas dicas para amamentar no verão com mais conforto? 👩‍🍼 Descubra a seguir!

Leia também:
👉 Alergia de calor: um mal da estação

👉 Como proteger a pele das crianças durante o verão
👉 O verão e as picadas de inseto em crianças

Dicas para amamentar no verão com mais conforto

O verão pode ser bastante desafiador para mães e lactantes. E se para nós, adultos, o verão pode ser bastante incômodo, para os bebês e recém-nascidos pode ser ainda mais. Como amamentar no verão, no inverno, no outono ou na primavera é muito mais do que apenas alimentar, é realmente importante ficar de olho em cada um dos sinais que o bebê envia para a família, sobretudo aqueles relacionados à hidratação e à sensação de calor, por exemplo.

Peito, como bem sabemos, é colo, amor, carinho, vínculo e também nutrição. Mas, então, como fazer para passar pelos dias mais quentes do ano amamentando, sem tanto desconforto? Confira abaixo cinco dicas importantes para amamentar no verão com mais conforto!

1. Toda atenção é pouca

Assim como nós, adultos, os pequenos e pequenas sentem mais sede no verão. No entanto, se o seu bebê ainda está exclusivamente se alimentando de leite materno, ele não precisa de água. Por isso, uma boa dica é aumentar a oferta de leite, deixando que o bebê mame quando quiser. No início da mamada, o leite tem mais água e hidrata bem o pequeno. Por isso, a tendência nessa época do ano é de que as mamadas sejam mais curtas, mas em maior quantidade.

Assim, a amamentação em livre demanda pode ser uma grande aliada desses dias, sobretudo porque irá manter o bebê hidratado na medida certa, evitando a sensação de sede – que pode ser bastante irritante para o bebê – e desconforto.

Além disso, vale lembrar que a amamentação em dias quentes também é capaz de regular a temperatura corporal do bebê. Ainda, ao se manter em contato com o colo da mãe, ele sentirá mais conforto. ❤️

2. Preste atenção nos tecidos e roupas

Para um dia quente, a melhor roupa é a mais leve e confortável, tanto para as mães quanto para os pequenos. É fundamental prestar atenção nos tecidos das roupas, evitando a qualquer custo aqueles que são claramente sintéticos, por exemplo. Isso porque os tecidos sintéticos tendem a ser muito mais quentes por conta da trama, que, mesmo que se apresente de diferentes formas, sempre terá em sua composição algum tipo de fibra plástica, que não absorverá o suor e nem regulará a temperatura corporal.

Além disso, para as mães, é sempre interessante optar por roupas com tecidos leves e aberturas que facilitem a amamentação. Já uma dica para os bebês é, se possível, deixá-los somente de fralda, sobretudo enquanto estiverem em casa. Assim, eles ficam mais fresquinhos!

Já na rua, opte por tecidos naturais, como o algodão ou, ainda, fibras de bambu. Esses tecidos absorvem o suor com mais eficiência, aumentando o bem-estar tanto da mamãe quanto do bebê. Por fim, não saia nunca de casa com o seu bebê sem uma manta, ainda que ela seja muito leve ou até mesmo parecida com algum lençol. Isso é mais do que necessário para abrigá-lo do vento!

3. Dê mais banhos

Você não precisa dar um banho completo no bebê várias vezes por dia. Mas deixá-lo se molhar um pouquinho entre as mamadas faz com que ele se sinta mais confortável e fique menos agitado!

Os sinais que o bebê dá quando está com calor são bastante simples de compreender: de forma geral, a pele dos pequenos tende a ficar mais avermelhada e o comportamento tende a ser muito mais agitado.

Por conta disso, é que amamentar no verão é tão importante! Com o reforço da amamentação em dias quentes, conseguimos acalmar e confortar o bebê, trazendo-o para o nosso colo. Ainda que possa parecer muito desconfortável para o bebê esse contato de pele com pele em dias quentes, amamentar no verão é tão eficiente para deixar o bebê calmo e confortável quanto em qualquer outra época do ano.

Ainda, vale ressaltar, que a coloterapia funciona o ano todo! Nesse sentido, a amamentação em dias quentes é uma das maiores provas disso, graças aos seus efeitos altamente calmantes.

Nesse sentido, além de dar mais banhos, é importante evitar, ao máximo, expor o pequeno a locais muito quentes e secos. Procure sempre uma sombra e locais frescos! Se for ligar o ar condicionado, certifique-se de que o filtro está bem limpo e higienizado. Caso contrário, pode ser prejudicial para a saúde do bebê.

4. Conte com a ajuda de profissionais

Se mesmo assim você ficar com dúvidas, procure um especialista da área de saúde. Esse profissional poderá lhe orientar melhor sobre a amamentação no verão, sobre a livre demanda nessa época do ano ou sobre a frequência ideal para a amamentação em dias quentes, por exemplo.

Além disso, durante toda sua trajetória com a amamentação, conte com consultores sobre o assunto. A consultoria em aleitamento materno pode ser bastante importante para tirar dúvidas, apoiar eventuais dificuldades, e auxiliar mãe e bebê em qualquer fase do desenvolvimento infantil.

Dicas da Leiturinha para acompanhar seu bebê no verão

Que tal transformar os dias mais quentes do ano em momentos divertidos com seu bebê? Veja abaixo algumas dicas da Loja Leiturinha para sua família! 📚

A Incrível JornadaA Incrível Jornada

Do momento que você sonha em engravidar até o momento em que seu bebê acha que chegou a hora do desmame: a missão do livro A Incrível Jornada é te acompanhar por todos esses momentos, com informação de qualidade e, ainda, com a possibilidade de fazer registros sobre esse período incrível da vida! 🤰

👉 Quer levar o livro A Incrível Jornada para sua casa? Clique aqui e confira na Loja Leiturinha!

Girafa, Livro de Banho

Girafa, Livro de Banho

Um livro-banho 🛁 é um brinquedo incrível para o nosso pequeno futuro leitor. O livro infantil Girafa é especial para levar para a banheira – e até para a boca – e um companheiro perfeito para os momentos de relaxar na água gostosa!

👉 Que tal comprar o livro Girafa e deixar o banho do bebê ainda mais divertido? Clique aqui e saiba mais na Loja Leiturinha!

Diversão no Banho com o Amigo Sapo

Diversão no Banho com o Amigo Sapo

Um sapinho mais do que simpático será o companheiro perfeito da hora do banho do seu bebê! Diversão no Banho com o Amigo Sapo é feito em tinta totalmente atóxica, vai da água da banheira para a boca e da boca para a banheira de novo, sem qualquer problema! Para tornar esse momento tão doce ainda mais incrível, acompanha também uma luva de banho em forma de… sapo 🐸!

👉 Gostou do livro de banho Diversão no Banho com o Amigo Sapo? Clique aqui e veja mais detalhes na Loja Leiturinha!

Se você gostou das nossas dicas sobre amamentação no verão e quer continuar se informando sobre desenvolvimento infantil e parentalidade, continue acompanhando nossos textos! No Blog Leiturinha, você encontra os melhores conteúdos sobre família, filhos, educação, leitura e boas ideias! Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo! ❤️

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais