Verão e picadas de inseto em crianças

jan 10, 2022 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As férias são sinônimo de descanso, não é mesmo? E junto com o verão chega também a diversão, a alegria, as viagens à praia e muitas outras coisas gostosas que podemos fazer em família! Mas, durante os dias mais quentes, surgem algumas preocupações com os pequenos e pequenas. Afinal, além da alergia de calor, o verão também favorece as picadas de inseto em crianças e bebês. Por que isso acontece? Como prevenir? E o que fazer quando os pequenos são atacados pelos insetos? Saiba mais no artigo de hoje!

Leia mais:
👉 Dicas para amamentar no verão com mais conforto
👉 Como proteger a pele das crianças durante o verão
👉 Cuidados básicos com as crianças no verão

Por que no verão as picadas de inseto em crianças são mais comuns?

Todos nós sabemos que o verão é um momento delicioso para a criançada se divertir, correr, brincar, rir e muito mais. Mas os pais, mães e responsáveis sabem também que, nesta época do ano, há muitos insetos voando por aí. E para além de prejudicar a diversão dos pequenos e pequenas, as picadas de inseto podem causar dor e até mesmo ocasionar doenças.

De forma geral, são dois os fatores que favorecem as picadas de inseto em crianças durante o verão. Primeiramente, nesse período, ocorrem mais chuvas. E o acúmulo de água estimula o desenvolvimento das larvas dos insetos, aumentando o número de criadouros de mosquitos e pernilongos, por exemplo. Além disso, o calor intenso faz com que usemos roupas mais leves. Os bebês e as crianças ficam com a pele mais exposta, brincando mais ao ar livre. E portanto, estão mais expostos às picadas de insetos.

Pensando nisso, o que podemos fazer para nos livrar das picadas de inseto, e aproveitar ao máximo tudo o que o verão tem a nos oferecer? ☀️

Como proteger as crianças das picadas de inseto?

No Brasil, o verão é uma época marcada pelo aparecimento de muitos insetos e diferentes tipos de mosquitos. Por isso, é inevitável que os bebês, crianças ou adultos sejam picados pelos insetos em algum momento da vida. No entanto, a boa notícia é que essas picadas raramente desenvolvem reações graves ou complicações.

Por vezes, no local da picada, pode aparecer uma manchinha vermelha ou formar uma pápula (uma bolinha vermelha), com elevação da pele. A lesão pode coçar bastante e pode até atrapalhar o sono da criança. O rosto, os antebraços e as pernas são as áreas mais expostas aos mosquitos e, por isso, são os locais mais vulneráveis.

Além disso, vale lembrar que existem bebês e crianças que são alérgicas à picada de insetos. Nestes casos, o(a) pediatra deverá orientar a família sobre a necessidade de usar algum medicamento tópico, ou se necessário antialérgicos, caso aconteça de a criança ser picada.

O que fazer quando a criança for picada?

Como ninguém gosta de ver picadas de inseto em crianças, listamos aqui algumas práticas que podem ser adotadas por pais, mães, avós e demais responsáveis para evitar que os insetos atrapalhem as férias! Veja:

  • Após a picada, lave o local com água e sabonete;
  • Coloque uma compressa gelada no local. Mas não coloque o gelo direto na pele: é importante sempre embrulhar o gelo em uma toalha;
  • Evite que a criança coce o local. Ao coçar, podem abrir pequenas fendas na pele e, através das unhas, podem entrar bactérias por essas fendas. Além de contaminação com formação de pus e crostas amareladas. Se isso acontecer é necessário buscar ajuda de um médico;
  • Mantenha as unhas das crianças sempre cortadas e limpas;
  • Se aparecer uma vermelhidão considerável e houver inchaço no local da picada, é importante passar por avaliação médica, para verificar se não há necessidade de medicamentos.

Como prevenir as picadas de insetos em crianças?

  • Coloque telas nas janelas ou feche-as antes das cinco da tarde, para que os insetos não entrem durante o fim do dia;
  • Coloque um mosquiteiro de tecido fino sobre a cama das crianças;
  • Quando a criança for brincar ao ar livre, vista-a com roupas finas, mas se possível cubra os braços e pernas;
  • Elimine os formigueiros do quintal ou, se isso não for possível, vista a criança com calçados fechados;
  • Lembre-se que os repelentes podem ser usados, com indicação do pediatra, a partir dos 6 meses de vida;
  • Elimine as pulgas dos cães e gatos, pois elas também podem picar os seres humanos.

O uso de vitaminas para a prevenção

Há quem acredite que o uso da vitamina B1, por via oral, pode ser benéfica para algumas crianças. Afinal, ao ser ingerida, essa vitamina seria liberada pelo suor. E assim, o odor do suor poderia atuar como repelente para alguns insetos. Porém, ainda não existem estudos científicos conclusivos, que comprovem essa tese. Portanto, o tema ainda é bastante controverso.

Nesse sentido, somente o(a) pediatra deve prescrever medicamentos e vitaminas. E somente se achar benéfico para a criança! Então, não deixe de consultar o(a) médico(a) quando ocorrer picadas de inseto em crianças, especialmente se elas forem alérgicas, tudo bem?

Não deixe de curtir o verão

Use as medidas preventivas acima e não deixe de curtir o verão ao ar livre com as crianças! Isso porque essa é uma época deliciosa para fazer novas amizades, resgatar aquelas brincadeiras antigas, viajar e conhecer lugares novos. Por isso, não deixe de aproveitar a estação mais quente do ano para se divertir. 🏖️

Agora que você já tem todas essas dicas para prevenir as picadas de inseto em crianças, e já sabe o que fazer quando isso acontecer, é hora de arrumar as malas, aprontar os brinquedos, reunir os livros e aproveitar essa deliciosa estação do ano com toda alegria, e recarregar as energias para mais um ano que vem pela frente! Então, não esqueça: proteja-se e proteja as crianças. E boas férias!

Que tal aproveitar as férias para colocar em dia aquela leitura gostosa com as crianças? Além de poder brincar até mais tarde, não podemos esquecer que as férias são um período excelente para aprender. Por isso, o parceiro ideal de pais e mães é o Clube Leiturinha, que seleciona os melhores livros infantis para os pequenos e pequenas. E a Loja Leiturinha também está recheada de produtos incríveis para toda família. Clique e descubra essas opções para tornar as férias ainda mais divertidas e interessantes! 📚❤️

Elisabeth Amstalden

Médica Pediatra e Sanitarista, com formação em Terapia Comunitária, Psicanálise e PNL a fim de esclarecer sobre alguns assuntos do mundo da infância. *Elisabeth é especialista em pediatria e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais