Alergia de calor: um mal da estação

Dec 12, 2019 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Infelizmente quando nos tornamos pais não recebemos junto com a criança, um livro que nos introduz nessa missão que é por um filho no mundo. Geralmente, este aprendizado vem com a experiência. Mas como pesquisa pouca nunca é bobagem, é importante que quando na iminência de dúvida, busquemos informações de fontes seguras e confiáveis. 

Uma das principais dúvidas que eu tinha quando o Caetano nasceu era sobre a quantidade de roupa que colocar no menino. Sempre tinha a impressão de que ele estava com frio demais ou com calor demais. Isso fez com que, algumas vezes, surgissem as temidas “brotoejas”. Sim, eu estava fazendo minha cria passar um pouco de calor. Mas, sem culpa, com o tempo aprendi a deixá-lo mais fresquinho como pede a estação.

No entanto, algumas vezes não adiantou a pouca roupa. Lá estava o menino todo empipocado de novo! Foi aí que decidi consultar a pediatra dele para entender o que estava acontecendo e descobri que mais do que incômodo, as bolinhas pela pele significavam alergia de calor.

Quais são os sinais da alergia de calor?

Os principais sintomas que podem indicar “alergia” ao calor são pequenas bolinhas nas regiões às quais os bebês mais transpiram; Coceira nesses locais; Placas vermelhas sobre a pele e um certo grau de inchaço nas regiões mais afetadas.

E porque isso acontece?

A pediatra nos disse que o principal motivo do surgimento das bolinhas é o calor excessivo e a imaturidade das glândulas sudoríparas, aquelas que produzem o suor. Existem alguns tecidos, em maior parte os sintéticos, que podem causar algum tipo de alergia no bebê. Aqueles que são mais quentes e impedem a transpiração da pele também são assim. 

Como tratar a alergia de calor?

Antes de mais nada, na iminência de alergia, procure seu pediatra. Ele é quem melhor poderá esclarecer qual a origem e o motivo dela ter aparecido. Mas, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que este incômodo surja: 

– Primeiro, deixe seu bebê vestido de roupas leves e não o agasalhe além do necessário. 

– Lembre-se que apenas nos primeiros dias de vida o bebê precisa de um cuidado diferente em relação à sua temperatura. Depois, ele deverá estar vestido como nós, ou seja, de acordo com o que pede a estação. 

– Dê preferência a tecidos naturais como o algodão, e evite aqueles que impeçam a transpiração. 

– Quando a pele dele parecer irritada, dê banhos mais mornos e introduza banhos terapêuticos na sua rotina, como os de camomila. 

– Mantenha a pele do seu bebê hidratada, para isso, peça a recomendação do seu pediatra.

Leia também: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais