Há quem diga que, ao escrever um livro, o autor está morto para o leitor. A frase diz sobre a riqueza de se ler uma obra e tirar dela suas próprias interpretações, sem ser “contaminado” com a visão do outro, mesmo sendo este outro o próprio criador da história. Sim, há que se privilegiar a viagem de cada leitor. Cada leitura é quase como o rio de Heráclito: ao reler um livro, ele já não é o mesmo, pois o leitor já não o é! Filosofia à parte, e toda beleza das descobertas espontâneas, devemos ressaltar também a riqueza de se conhecer a obra para aproveitá-la melhor!

Na Leiturinha, prezamos pela experiência literária dos nossos assinantes e apostamos na leitura mediada como um dos principais meios de se construir mais que o hábito, o prazer pela leitura, desde cedo. Desta forma, mesmo que os pequenos tenham um primeiro contato de forma espontânea com o livro, fornecemos um material recheado de informações relevantes para os pais aproveitarem ainda mais a seleção de cada mês.

Um guia para o desenvolvimento literário do seu pequeno

O Anteninha é uma carta de apoio aos pais. Nesse material se concretiza o trabalho de curadoria de cada livro, com informações que ajudam os pais ou responsáveis no momento da mediação da leitura. É um guia de leitura com dicas de atividades e de interação com o pequeno. Seu principal objetivo é garantir que o momento da leitura seja, sobretudo, um momento em família, uma oportunidade de trocas e aprendizado. Confira o que as famílias encontram no Anteninha:

Um pedacinho do Blog Leiturinha

Além disso, a cada mês, selecionamos uma matéria do nosso Blog para compor o Anteninha. Assim, garantimos conteúdos relevantes relacionados ao universo infantil, bem como dicas de atividades para se fazer com os pequenos.

#FiqueAntenado

Um espaço para acompanhar as novidades do clube e as promoções da Loja Leiturinha em primeira mão.

Sobre a curadoria do mês

Este é o espaço especialmente dedicado à família de cada pequeno leitor, em que é possível ler sobre as temáticas trabalhadas no mês e o que guiou as escolhas da nossa Equipe de Curadoria, bem como alguns aspectos do desenvolvimento e de como os livros podem ajudar em cada fase.

Conheça a obra

Cada livro conta com informações básicas, fundamentais, como quem escreveu e ilustrou, o contexto sócio histórico de criação da obra e curiosidades. Além de tags que indicam as principais áreas que o livro aborda ou desenvolve na criança, dando um panorama geral para os pais, mesmo antes de lerem a carta.

Converse com o pequeno

Este conteúdo é dedicado às trocas que o livro pode proporcionar em cada família. Com sugestões de perguntas diretas que os pais podem fazer aos pequenos e, no caso dos mais novinhos, com dicas de como ajudar os pequenos a interagirem melhor com o livro. Desde dicas de mediação de histórias, até  perguntas que provocam a interpretação de texto dos pequenos, esta área tem como objetivo promover o intercâmbio de saberes na família, tendo o livro como o meio condutor dessas trocas.

#SupresinhadoMês

A cada mês, nossos assinantes recebem uma Surpresinha selecionada especialmente para cada etapa do desenvolvimento.  Nesta parte da carta fornecemos informações sobre como aquela surpresinha pode contribuir com o desenvolvimento do pequeno e dicas de uso.

Leia também: Os 30 melhores livros infantis de 2018

 

 

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.