Entenda a curadoria da Leiturinha: como os livros são selecionados?

Oct 30, 2023 | Clube Leiturinha, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Todos os meses, as famílias leitoras do Clube Leiturinha recebem em suas casas livros selecionados para as crianças. Mas, afinal, quem faz a seleção das histórias para os pequenos e pequenas? Se você também quer saber como escolhemos os melhores livros infantis, de acordo com cada etapa do desenvolvimento das crianças, acompanhe o texto abaixo e saiba mais sobre o processo de curadoria da Leiturinha! 📚

Leia mais:
👉 O que é a Leiturinha?
👉 Qual é o melhor clube de livros para crianças?
👉 7 motivos para fazer parte de um clube de livros com as crianças

Entenda a curadoria da Leiturinha

Incentivando o hábito da leitura para mais de 170 mil famílias pelo Brasil, o Clube Leiturinha é o primeiro e maior clube de assinatura de livros infantis do país. 🥰 Então, para oferecer a opção ideal para cada família, temos três planos: o Mini, o Uni e o Duni.

No plano Mini, os pequenos e pequenas recebem um livro infantil por mês. Já no plano Uni, além do livro infantil, as famílias têm acesso à dicas de mediação de leitura, descontos exclusivos na Loja Leiturinha e, ainda, as crianças recebem um item da Ludoteca Leiturinha, um conjunto de jogos, brincadeiras e itens divertidos e pedagógicos que ampliam a experiência abordada nos livros enviados. Por fim, no plano Duni, os nossos assinantes recebem tudo isso e dois livros infantis por mês.

Porém, há algo que todos os planos do nosso clube têm em comum: eles contam com a curadoria da Leiturinha! Formada por mães, psicólogas, pedagogas e especialistas em desenvolvimento infantil e literatura infantil, nossa equipe de Curadoria é a responsável por selecionar os melhores livros do mercado infantil e infantojuvenil. Saiba mais!

Quem seleciona os livros?

Se você acompanha o Blog Leiturinha, já deve ter visto muitas e muitas matérias assinadas pela equipe de Curadoria da Leiturinha, não é mesmo? 🤩 Trazendo dicas valiosas de leitura e preparando listas de livros super legais, nosso time de especialistas deixa o nosso Blog ainda mais recheado e completo. Mas não é só isso que essa equipe faz!

Hoje, a equipe de Curadoria da Leiturinha é encarregada de selecionar todas as obras literárias do Clube Leiturinha e também os livros, coleções e jogos literários disponíveis na Loja Leiturinha. Para isso, nossas pessoas curadoras analisam e selecionam, com olhar atento e bastante cuidadoso, obras não só do Brasil… Mas do mundo todo!

Dessa forma, entregamos para as nossas famílias leitoras o que há de melhor em literatura infantil. Mas… Como essas escolhas são feitas? 🤔

Entenda as categorias de leitura do Clube Leiturinha

No Clube Leiturinha, contamos com 7 categorias de leitura diferentes. Assim, garantimos que os pequenos e pequenas recebam conteúdos adequados e interessantes para cada etapa do desenvolvimento infantil, as escolhas dos livros também levam em conta a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é o documento oficial que norteia a educação no Brasil. 😍 Veja:

1. Leitor de Berço

0 a 11 meses de idade

leitor-de-berço

Principais estímulos: Sensações, Vínculos, Coordenação Motora.

Tipos de livros: Livros de pano, de banho e cartonados, com material reforçado, repletos de interatividade e ideais para leitura compartilhada.

Os livros selecionados para a categoria Leitor de Berço proporcionam as primeiras experiências literárias da vida dos bebês! Uma responsabilidade enorme, mas cumprida com muito cuidado e carinho, por meio de livros que atraem os pequenos olhinhos e as mãozinhas curiosas.

Nesse sentido, livros resistentes, em contraste (pois a visão dos bebês ainda está em processo de maturação) e com interatividade (livros de pano, de banho, cartonados, com recursos sonoros e táteis) são perfeitos para um primeiro contato dos bebês com a literatura. Ainda, os livros que privilegiam a contação de histórias também são bastante importantes na categoria Leitor de Berço. Afinal, é necessário apresentar as pequenas narrativas desde cedo.

Isso tudo porque a leitura é capaz de modelar o cérebro do bebê de forma positiva e seus reflexos são sentidos durante toda a vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as áreas cerebrais relacionadas à linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação, por exemplo, são estimuladas através da leitura.

Dessa forma, a leitura para os bebês é importante para o desenvolvimento da fala, para a alfabetização e para o estímulo da inteligência global. Isso tudo sem mencionar o ganho afetivo e social que a leitura também envolve!

2. Leitor Brincante

1 a 2 anos de idade

leitor-brincante

Principais estímulos: Primeiras Palavras, Descobertas, Rotina.

Tipos de livros: Livros-brinquedo, cartonados, em material resistente, interativos, com rimas e pequenas narrativas para a leitura compartilhada.

Na categoria Leitor Brincante, além dos livros resistentes, são apresentadas obras com diferentes narrativas, formatos e recursos, como abas, puxe e ache, texturas e alto relevo, por exemplo. Tudo isso para tornar o momento da leitura ainda mais divertido!

Além disso, as narrativas com começo, meio e fim já podem ser apresentadas com mais frequência para os bebês. Nesse sentido, em uma fase em que os pequenos começam a explorar o mundo à sua volta, o livro-brinquedo é uma forma de iniciá-los no mundo da literatura de forma sutil e por meio do brincar. Assim, por meio do adulto mediador e do contato direto com as obras, na categoria Leitor Brincante começamos a incentivar o gosto pela leitura desde cedo.

Vale reforçar que, nesse momento, a presença de algum adulto para mediar o contato dos pequenos com os livros é fundamental. E, aos poucos, eles irão conquistar a autonomia necessária para manusear o livro sozinhos!

3. Pré-Leitor

3 anos de idade

pré-leitor

Principais estímulos: Identidade, Socialização, Faz de Conta.

Tipos de livros: Livros em materiais diversificados, com ilustrações vivas e textos imaginativos para a leitura compartilhada.

Na categoria Pré-Leitor, a Curadoria da Leiturinha entende que as crianças já têm maior autonomia para inventar e criar suas próprias histórias, estão mais habituados com o objeto livro, são inventivos e amam ouvir um bom faz de conta. Porém, muitos pequenos e pequenas ainda são mais atraídas pelo formato do livro do que pela história que ele apresenta.

Pensando em tudo isso, esta categoria representa a transição do leitor brincante para o leitor iniciante. Por isso, os livros selecionados para os pré-leitores buscam assumir duas funções: ora brinquedo, ora objeto de leitura. Aos poucos, vamos introduzindo materiais como a brochura e conteúdos com foco em pequenas narrativas dos mais variados temas. Já em outros momentos, mantemos os livros com recursos interativos, como o pop-up, por exemplo.

Assim, na categoria Pré-leitor unimos o melhor de dois mundos para inserir os pequenos e pequenas no mundo da literatura infantil. Aqui, é a presença do mediador que garante uma experiência completa com a narrativa apresentada. No entanto, os momentos em que os pequenos leem sozinhos passam a ser cada vez mais valorizados!

4. Leitor Iniciante

4 a 5 anos de idade

leitor-iniciante

Principais estímulos: Alfabetização, Criatividade, Curiosidade.

Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com narrativas mais elaboradas, que auxiliam no processo de alfabetização e autonomia.

A alfabetização é um longo processo e, para tanto, o contato com os livros é fundamental. Por isso, a categoria Leitor Iniciante é ideal para quem quer mergulhar de vez no universo da literatura e conhecer de perto diversos gêneros literários, como fábulas, não-ficção, contos, poemas, entre outros.

Aqui, apesar da maior autonomia, a mediação da leitura ainda é essencial. Com isso, buscamos trazer narrativas mais densas, que estimulem a imaginação e a criatividade de adultos e crianças com os mais diversos temas. Além disso, buscamos por autores e ilustradores de renome.

Normalmente, os livros enviados na categoria Leitor Iniciante são em brochura. Sempre que possível, em letra bastão. Afinal, queremos colaborar com a preparação para o processo de alfabetização. Também queremos ajudar as crianças a lidarem com seus sentimentos e emoções, além de colaborar para o desenvolvimento de habilidades e competências, como a atenção, a memória, o vocabulário e a concentração, a empatia e o respeito, por exemplo.

Isso porque com linguagem lúdica e acessível, os livros infantis são ótimas ferramentas no momento de abordar assuntos mais sérios e complicados. Ou, até mesmo, de auxiliar na rotina dos pequenos e pequenas!

5. Leitor em Processo

6 a 7 anos de idade

leitor-em-processo

Principais estímulos: Autonomia, Criticidade, Moral e Ética.


Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com enredos que possibilitam a interpretação de imagens e palavras, com o auxílio de um mediador.

Muitas vezes, a literatura incomoda, mexe com o leitor e o tira de sua zona de conforto. Com isso, amplia também seus horizontes, abre seus olhos para o mundo ao seu redor e atua na construção de sujeitos mais críticos e solidários. Por isso, na categoria Leitor em Processo buscamos histórias que provoquem esse “desconforto” de forma positiva. Ou seja, causando espanto e maravilhando o pequeno leitor, deixando sempre um gostinho de suspense no ar.

Desse modo, os livros escolhidos para a categoria Leitor em Processo são selecionados por seu caráter inovador e inventivo. A Curadoria da Leiturinha sabe que nessa etapa da vida, as crianças já são exigentes e querem enredos marcantes. Então, os gêneros literários apresentados aqui são também muito variados, indo desde livros de não-ficção até aventuras, dramas, comédias, tragicomédias e muito mais.

Ainda, os temas dizem respeito ao mundo ao seu redor, apresentando um universo em que coexistem as mais variadas possibilidades e pontos de vista. Afinal, em uma fase em que as crianças estão buscando e construindo regras e padrões ao seu redor, devemos relembrar sobre o papel da imaginação e da fantasia!

6. Leitor Fluente

8 a 10 anos de idade

leitor-fluente

Principais estímulos: Regras, Resolução de Conflitos, Cooperação.

Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com textos que exercitem a fluência de leitura e que possibilitam uma leitura mais autônoma e crítica, estimulando o debate de ideias.

Depois de já estabelecida a alfabetização, as crianças passam a exercer a autonomia conquistada com os livros. Se tornam agora mediadores da própria leitura, travando diálogos internos e com outras pessoas sobre as obras lidas. Por isso, os livros enviados na categoria Leitor Fluente são mais densos, porém sem perder de vista a importância das ilustrações vivas e instigantes. Afinal, elas tornam as histórias mais completas e as transformam em verdadeiras obras de arte, para serem revisitados ao longo da vida.

Agora, lidamos com um leitor assíduo. E sabemos que as leituras desta fase do desenvolvimento devem agradar primeiramente à criança. Mas, como nas demais categorias, os livros escolhidos na categoria Leitor Fluente podem também facilmente encantar adultos. E, assim, gerar ótimos momentos de trocas e diálogos em família!

Vale acrescentar que o encontro entre a imagem e a palavra é uma das chaves para a compreensão da literatura infantil. De um lado, existem livros com pouquíssimo ou nenhum texto, em que as imagens nos contam as histórias, mas não as entregam assim tão fácil. Ou seja, é preciso dialogar com as ilustrações, interpretá-las, conversar com o texto que está por detrás delas e, por fim, captar a essência da história. Por outro lado, existem livros com muito texto, de leitura e interpretações fáceis e rápidas.

Nesse sentido, os livros da categoria Leitor Fluente também treinam o pensamento abstrato e a habilidade de interpretar imagens e textos, sem falar na imaginação e na criatividade. Os livros têm várias camadas a serem desvendadas. E, a cada fase da vida, podemos compreendê-lo de formas diferentes. Seja com muito ou pouco texto, o importante é que a relação de troca com a história que ele traz seja rica para o leitor!

7. Leitor Crítico

11 a 12 anos de idade

Principais estímulos: Operações Mentais Complexas, Lógica, Autonomia.

Tipos de livros: Livros com capítulos, séries e obras com maior volume de texto, expandindo a diversidade de gêneros, como aventura, suspense, terror, ação. 

Na categoria Leitor Crítico, a Curadoria da Leiturinha apostou em livros com capítulos, séries e obras com maior volume de texto. Dessa maneira, buscamos atender às expectativas de leitores exigentes que, mais do fluentes na leitura, são também leitores com desejo de narrativas que os desafiem e os fazem ir além!

Nesta fase, é esperado que o leitor crítico domine a leitura e conquiste cada vez mais fluência. Para isso, conteúdos mais complexos, com diferentes abordagens e com a presença de desafios, como questões e mistérios, são a pedida certa para que o interesse pelos livros não só se mantenha. Mas aumente cada vez mais!

Personalize sua experiência com o Clube Leiturinha

Sabemos que cada criança é única. Ou seja, cada uma delas se desenvolve em seu próprio tempo e à sua própria maneira. Também sabemos que cada família tem uma relação muito particular com a leitura, podendo ser mais ou menos íntimas dos livros, não é mesmo?

Se uma família já tem o hábito de ler para os pequenos e pequenas desde o nascimento, por exemplo, é provável que a relação das crianças com os livros seja mais próxima. 😉 Por isso, embora nossas categorias de leitura existam, o nosso percurso não é fixo e imutável.

Portanto, é possível personalizar a experiência de cada assinante no Clube Leiturinha! Para isso, basta entrar em contato com a nossa equipe e enviar uma solicitação para alterar a categoria da criança, de acordo com o seu desenvolvimento e os hábitos da família.

Vale lembrar que também é possível migrar de um plano para outro, de acordo com as possibilidades e interesses da família. Afinal, o mais importante é garantir que o momento de leitura em família seja significativo, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o desenvolvimento de nossas pequenas e pequenos leitores! 👏

App Leiturinha: nosso clube ainda mais perto de você

Para tornar a experiência das famílias com o Clube Leiturinha ainda mais completa, nossos assinantes têm acesso a conteúdos exclusivos no App Leiturinha. 🌈 Com mesma carinha do Clube Leiturinha e o mesmo carinho e cuidado da nossa equipe de Curadoria, nosso aplicativo traz diversos benefícios!

É uma forma bastante prática e rápida de acompanhar as entregas dos kits, ficar por dentro do desenvolvimento das crianças e ter acesso a diversos conteúdos exclusivos, como dicas de mediação de leitura, ebooks e audiobooks. Baixe grátis e acesse agora mesmo!

Você gostou de saber sobre a curadoria da Leiturinha? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o melhor plano para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Ainda não sabe se um clube de livros é a opção certa para a sua família? Clique no banner abaixo e saiba todas as vantagens de fazer parte de um com as crianças! 😉

Por que fazer parte de um clube de livros com as crianças? Descubra!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais