Incentivando a leitura em mais de 170 mil famílias pelo país, a Leiturinha conta hoje com diferentes opções de planos, com o objetivo de atender a todos os gostos, possibilidades e interesses dos pequenos e suas famílias. Nos Planos Mini, Uni e Duni, nossa Equipe de Curadoria, formada por especialistas em desenvolvimento infantil, seleciona livros de acordo com seis categorias de leitura diferentes, levando em conta cada etapa do desenvolvimento infantil: Leitores de Berço, Leitores Brincantes, Pré-Leitores, Leitores Iniciantes, Leitores em Processo e Leitores Fluentes. Nesse post você vai entender melhor o que é cada uma dessas categorias de leitura!

Quem seleciona os livros?

Se você acompanha o nosso Blog, já deve ter visto muitas e muitas vezes por aqui sobre a Equipe de Curadoria da Leiturinha, sempre trazendo dicas de leitura, preparando listas de livros super legais e deixando o Blog Leiturinha ainda mais recheado e completo. Mas não é só isso que essa equipe faz! Parte de um grande time de especialistas da PlayKids, a Equipe de Curadoria é responsável por selecionar cada um dos livros que compõem o Kit Leiturinha e as Coleções de Livros disponíveis na Loja Leiturinha. Com formação em diferentes áreas (pedagogia, psicologia, comunicação, filosofia), experiência com a maternidade e o amor pela literatura em comum, nossas curadoras analisam e selecionam, com olhar atento e cuidadoso, obras não só do Brasil, mas do mundo todo, com o objetivo de entregar às famílias o que há de melhor em literatura infantil de acordo com cada etapa do desenvolvimento. Mas como as escolhas dos livros são feitas?

Entenda as categorias de leitura da Curadoria Leiturinha

A Leiturinha conta hoje com diversas opções de planos. Nos Planos Uni e Duni, as famílias recebem 01 (Uni) ou 02 (Duni) livros infantis adequados à faixa de desenvolvimento da criança, um material de apoio aos pais, com orientações que complementam a experiência da leitura (o Anteninha) e Surpresinhas Exclusivas que acompanham os momentos de leitura, brincadeira e rotina dos pequenos. Já no Plano Mini, as famílias recebem um livro infantil adequado à etapa de desenvolvimento do pequeno leitor, porém sem a Surpresinha ou o material de apoio, Anteninha.

Nas três opções, a Equipe de Curadoria Leiturinha seleciona os livros infantis de acordo com seis categorias de leitura diferentesLeitores de Berço, Leitores Brincantes, Pré-Leitores, Leitores Iniciantes, Leitores em Processo e Leitores Fluentes. Entenda cada uma das categorias:

1. Leitor de Berço

leitor-de-berço

Principais estímulos: Sensações, Vínculos, Coordenação Motora.
Tipos de livros: Livros de pano, banho e cartonados, com material reforçado, repletos de interatividade, para leitura compartilhada.

Os livros selecionados para esta categoria visam proporcionar as primeiras experiências literárias da vida! Uma responsabilidade enorme, mas cumprida com muito cuidado e carinho, com livros que atraem pequenos olhinhos e mãozinhas curiosas. Livros resistentes, em contraste (pois a visão dos bebês ainda está em processo de maturação) e com interatividade (pano, banho, cartonado, com recursos sonoros e táteis) são perfeitos para um primeiro contato dos bebês, mas livros que privilegiam a contação também são, pois é importante apresentar as pequenas narrativas desde cedo. Afinal, a leitura é capaz de modelar o cérebro do bebê de forma positiva e seus reflexos são sentidos durante toda a vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, áreas cerebrais relacionadas à linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação, são estimuladas com a leitura. Para as crianças isso significa desenvolvimento da fala, da alfabetização infantil e da inteligência global, isso tudo sem mencionar o ganho afetivo e social que a leitura envolve.

2. Leitor Brincante

leitor-brincante

Principais estímulos: Primeiras palavras, Descobertas, Rotina.
Tipos de livros: Livros-brinquedo, cartonados, em material resistente, interativos com rimas e pequenas narrativas para a leitura compartilhada.

Nesta categoria, além dos livros serem resistentes, eles são apresentados com diferentes narrativas, formatos e recursos, como abas, puxe e ache, texturas e alto relevo, por exemplo. Tudo isso para tornar o momento da leitura mais divertido! As narrativas com começo, meio e fim já são apresentadas com mais frequência, de forma a incentivar os pequenos ao gosto pela leitura desde cedo, por meio do adulto mediador. Em uma fase em que os pequenos começam a explorar o mundo à sua volta, o livro-brinquedo é uma forma de iniciá-los no mundo da literatura de forma sutil e por meio do brincar, privilegiando o contato direto com as obras. Nesse momento, é essencial a presença de algum adulto para mediar o contato dos pequenos com os livros, de forma que, aos poucos, eles conquistem a autonomia necessária para manusear o livro sozinhos.

3. Pré-Leitor

pré-leitor

Principais estímulos: Identidade, Socialização, Faz de conta.
Tipos de livros: Livros em materiais diversificados, com ilustrações vivas e textos imaginativos para a leitura compartilhada.

Não é preciso saber ler letras e palavras para ser um leitor. Nessa categoria sabemos que nossos pequenos leitores já têm mais autonomia para inventar e criar suas próprias histórias, são mais habituados com o objeto livro, são inventivos e amam ouvir um bom faz de conta! Porém, muitos ainda são mais atraídos pelo formato do livro do que pela história que ele apresenta. Pensando em tudo isso, esta categoria representa a transição do leitor brincante para o leitor iniciante. Nela, os livros selecionados buscam assumir duas funções: ora brinquedo, ora objeto de leitura, introduzindo materiais como a brochura e conteúdos com foco em pequenas narrativas dos mais variados temas, e outros com recursos interativos, como pop-up, por exemplo. Assim, unimos o melhor dos dois mundos para inserir os pequenos no mundo da literatura! Aqui, a presença do mediador garante uma experiência completa com a narrativa apresentada, mas momentos em que os pequenos lêem sozinhos passam a ser cada vez mais valorizados!

4. Leitor Iniciante

leitor-iniciante

Principais estímulos: Alfabetização, Criatividade, Curiosidade.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com narrativas mais elaboradas, que auxiliam no processo de alfabetização e autonomia.

A alfabetização é um longo processo. Neste momento, o contato com os livros é fundamental! Esta categoria é para quem quer mergulhar de vez no universo da literatura e conhecer de perto diversos gêneros literários, como fábulas, não-ficção, contos, poemas, entre outros! A mediação da leitura ainda é essencial, e com isso buscamos trazer narrativas mais densas, que estimulem a imaginação e a criatividade com os mais diversos temas. Buscamos por autores e ilustradores de renome, contando com a interpretação dos pequenos para compreender a obra como um todo. Os livros enviados nesta categoria normalmente são em brochura, sempre que possível em letra bastão. Nesse momento, visamos colaborar com a preparação para o processo de alfabetização e ajudar os pequenos a lidarem com seus sentimentos e comportamentos, desenvolvendo a atenção, a memória, o vocabulário e a concentração, bem como valores como empatia e respeito. Com linguagem lúdica e acessível, os livros infantis são ótimas ferramentas no momento de abordar assuntos mais sérios e complicados ou, até mesmo, de auxiliar na rotina dos pequenos.

5. Leitor em Processo

leitor-em-processo

Principais estímulos: Autonomia, Criticidade, Moral e ética.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com enredos que possibilitam a interpretação de imagens e palavras, com o auxílio de um mediador.

A literatura incomoda, mexe com o leitor e o tira de sua zona de conforto, pois, com isso, amplia seu horizonte, abre seus olhos para o mundo ao seu redor, atuando na construção de sujeitos mais críticos e solidários. Aqui, além dos aspectos mencionados na categoria acima, buscamos por histórias que provoquem esse “desconforto” de forma positiva, causando espanto e maravilhando o pequeno leitor, deixando sempre um gostinho de suspense no ar. Os livros para esta categoria são selecionados por seu caráter inovador e inventivo. Sabemos que nessa etapa os pequenos já são exigentes e querem enredos marcantes! Os gêneros literários apresentados aqui são também muito variados, indo desde livros de não-ficção até aventuras, dramas, comédias, tragicomédias, entre outros! Os temas dizem respeito ao mundo ao seu redor, apresentando um universo em que coexistem as mais variadas possibilidades e pontos de vista. Afinal, em uma fase em que os pequenos estão buscando e construindo regras e padrões ao seu redor, devemos relembrar sobre o papel da imaginação e da fantasia.

6. Leitor Fluente

leitor-fluente

Principais estímulos: Regras, Resolução de conflitos, Cooperação.
Tipos de livros: Livros em brochura ou capa dura, com textos que exercitem a fluência de leitura e que possibilitam uma leitura mais autônoma e crítica, estimulando o debate de ideias.

Depois de já estabelecida a alfabetização, os pequenos passam a exercer a autonomia conquistada com todo contato anterior que tiveram com os livros. Se tornam agora, mediadores da própria leitura, travando diálogos internos e com outras pessoas sobre a obra lida. Aqui, sabemos que lidamos com um leitor assíduo e que dialoga o tempo todo com a obra. Por isso, os livros enviados nessa categoria, além dos aspectos mencionados no Leitor em Processo, já são mais densos, porém sem perder de vista a importância das ilustrações vivas e instigantes, que tornam as histórias mais completas e verdadeiras obras de arte, para serem revisitados ao longo da vida! As leituras desta fase do desenvolvimento devem agradar primeiramente à criança, mas como nas demais categorias, podem facilmente encantar adultos e gerar ótimos momentos de trocas e diálogos em família.

Vale acrescentar que o encontro entre a imagem e a palavra é uma das chaves para a compreensão da literatura infantil. Existem livros com pouquíssimo ou nenhum texto, em que as imagens nos contam as histórias, mas não as entregam assim tão fácil… É preciso dialogar com as ilustrações, interpretá-las, por vezes, as abstrair conversar com o texto que está por detrás delas e, por fim, captar a essência da história. Isso exige esforço cognitivo, treinando o pensamento abstrato e a habilidade de interpretar imagens e textos, sem falar na imaginação e na criatividade. Há, por outro lado, livros com muito texto, de leitura e interpretações fáceis e rápidas. Portanto, podemos dizer que o livro tem várias camadas a serem desvendadas e, a cada fase da vida, podemos compreendê-lo de formas diferentes. Seja com muito ou pouco texto, o importante é que a relação de troca com a história que ele traz seja rica para o leitor!

7. Leitor Crítico

Principais estímulos: Operações mentais complexas, Lógica, Autonomia.
Tipos de livros: Livros com capítulos, séries e obras com maior volume de texto, expandindo a diversidade de gêneros, como aventura, suspense, terror, ação. 

Apostando em livros com capítulos, séries e obras com maior volume de texto, a categoria dos Leitores Críticos da Leiturinha busca atender às expectativas de leitores exigentes que, mais do fluentes na leitura, são também leitores com desejo de narrativas que os desafiem e os fazem ir além! Nesta fase, é esperado que o leitor domine a leitura e conquiste cada vez mais fluência. Para isso, conteúdos mais complexos com diferentes abordagens e com a presença de desafios, questões e mistérios são a pedida certa para que o interesse pela leitura não só se mantenha, mas aumente cada vez mais!

 Anteninha: um material destinado aos pais para apoiar a mediação da leitura

Juntamente com cada livro mensal, enviamos também uma carta de apoio aos pais, o Anteninha. Este material fornece informações que ajudam os pais ou responsáveis no momento da mediação da leitura, como quem escreveu e ilustrou a obra, um pouco de seu histórico e os motivos pelos quais a Equipe de Curadoria a selecionou. Além disso, ele também fornece dicas de mediação e atividades para desenvolver com os pequenos de forma a relacionar o conteúdo literário com aspectos da vida cotidiana, ampliando a experiência do pequeno leitor e tornando-a ainda mais rica!

Tornando a experiência com o Kit Leiturinha ainda mais personalizada e especial!

No entanto, sabemos que cada criança é única e se desenvolve em seu próprio tempo e à sua própria maneira. Também sabemos que cada família tem uma relação muito particular com a leitura, podendo ser mais ou menos íntimas dos livros. Por isso, tanto no Mini, quanto no Uni e Duni, nossas categorias existem, porém o percurso não é fixo e imutável. Se uma família já tem o hábito de ler para os pequenos desde o nascimento, é provável que a relação com os livros seja mais próxima do que uma família que está começando agora com os momentos de leitura. Por isso, é possível personalizar a experiência na Leiturinha, entrando em contato com a nossa equipe e alterando a categoria do pequeno, de acordo com o seu desenvolvimento e os hábitos da família! Vale lembrar que também é possível migrar de um plano para outro, de acordo com as possibilidades e interesses do pequeno e da família leitora!

Afinal, o mais importante é garantir que o momento de leitura em família seja significativo, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o desenvolvimento dos nossos pequenos leitores!

Saiba mais sobre a diferença entre os Planos Leiturinha em Qual é a diferença entre os planos Mini, Uni e Duni da Leiturinha?

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.