O que os pequenos aprendem com o clássico Os Smurfs

dez 28, 2018 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os Smurfs são um ícone cultural. Esses pequenos e bondosos seres azuis que vivem em cogumelos dificilmente não são conhecidos por qualquer um que tenha sido criança nos últimos 30 anos. Grande parte disso se deve ao desenho dos anos 1980, que fez bastante sucesso no mundo inteiro.

São histórias simples, em que a comunidade Smurf precisa trabalhar em conjunto para resolver várias questões de moradia e bem-estar ou mesmo lidar com vilões que tentam, a todo custo, capturar alguns de seus amigos. Mas o que os pequenos aprendem com essas histórias? Trazemos aqui 4 aprendizados incríveis dos Smurfs, que você pode conferir no App PlayKids:

Coletividade

Mesmo que todas as decisões dos Smurfs precisem passar pela aprovação do Papai Smurf, os seres azuis sempre se reúnem em assembleias para tomar grandes decisões. Dessa forma, argumentam e tentam chegar a um consenso sobre os melhores rumos a serem tomados. Isso apresenta para os pequenos conceitos do que é viver em sociedade, bem como pensar no bem-estar coletivo.

Participação Social

Não raro, para resolver algum problema na Vila dos Smurfs uma espécie de competição é organizada. Cada Smurf dá sua ideia de solução e todas essas ideias são avaliadas pela comunidade. Além do mais, como nenhum Smurf é igual ao outro (bem como nós, não é mesmo?) a forma de contribuir de cada um é um pouco diferente. Problemas diferentes pedem a atuação de Smurfs diferentes. Crianças aprendem que podem contribuir com seus conhecimentos e habilidades únicos para os grupos dos quais fazem parte.

Empatia

Smurfs são seres muito bons. Portanto, não só estão sempre procurando se ajudar como também sempre ajudam quem mais estiver precisando, seja Smurf ou não. De princesas perdidas na floresta a cavaleiros que não conseguem deixar de guerrear, Smurfs estão lá para ajudar. O fato de que cada Smurf é muito diferente dos demais, com aspirações, desejos e emoções diferentes, também faz com que crianças percebam mais essas diferenças no dia a dia. Ao entender que cada pessoa é única e quer coisas diferentes, as crianças começam a desenvolver a empatia.

Justiça

Além do malvado Gargamel, muitos outros vilões tentam incomodar os Smurfs. A cada episódio em que um deles aparece, os Smurfs conseguem driblar suas artimanhas e os malvados se dão mal. Cada episódio é uma lição de moral sobre fazer as coisas da maneira certa e não fazer mal aos outros.

Leia também:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais