Aprender enquanto se diverte! Existe cenário mais perfeito? Unir diversão e aprendizado é uma ótima maneira de incentivar e desenvolver os pequenos. Por isso, mães, pais e educadores têm buscado cada vez mais aliar os jogos, brincadeiras e tecnologia à educação. Pensando nisso, nós reunimos aqui 6 atividades educativas incríveis para as crianças, que vão dos livros infantis à realidade aumentada. Confira:

1. Jogos 

Sinal de família reunida! Há pelo menos a mamãe, um primo ou amiguinho na sala quando alguém tem a ideia de reabrir o armário dos jogos e dar início a uma maratona de diversão!  Os jogos contribuem tanto para a inserção de novos conteúdos de aprendizagem socioemocional, como para reforçar o que já foi aprendido e acomodar tais conhecimentos. Além disso, quando inseridos no dia a dia da casa, os jogos podem ser um meio de entretenimento para toda a família, já que muitos deles remetem às brincadeiras antigas, que ainda hoje divertem crianças de todas as idades, como stop, ligue os pontos, colorir e adivinhas.

Descubra os benefícios dos jogos para as crianças.

passatempo para crianças

2. Realidade Aumentada

Descobrir um mundo de possibilidades no tablet ou numa folha de papel! Unir o ambiente do quarto com a família e os amigos ao – tão encantador diante dos olhos da criança – mundo digital utilizando a realidade aumentada. São estas conexões que proporcionam aos pequenos das novas gerações um aprendizado leve e muito mais efetivo.

Descubra o que é e como utilizar a Realidade Aumentada na educação do seu filho.

atividades educativas playkids explorer

3. Livros Infantis

O livro é decisivo sobre a infância­, a fase de buscas e descobertas. A necessidade do rigor na escolha dos temas e títulos, do cuidado e do carinho, da disposição em realizar a leitura e do prazer nesse momento, é indispensável para que haja a harmonia entre as diversas funções que a leitura exerce na infância.

Descubra a função libertadora e informativa da leitura compartilhada!

leitura_compartilhada

4. Brincadeiras ao ar livre

Brincar é coisa muita séria! Por isso, não pode ser considerado apenas um momento de descontração. Ali, a criança se desenvolve, aprende a conviver socialmente, se arrisca a conhecer o novo, explora sua criatividade, trabalha sua sensibilidade e comunicação e conhece o mundo a sua volta. É… Entender a importância do brincar é essencial para que possamos permitir que nossos pequenos tenham tempo para serem crianças.

Confira 11 brincadeiras divertidas e econômicas para fazer com os pequenos!

11 brincadeiras divertidas e econômicas

5. Desenhos animados

Sim! Os desenhos animados têm muito a ensinar para os pequenos. Na infância, utilizamos a representação para abordar temas complexos de maneira lúdica e adequada ao imaginário das crianças. Assim como os livros, os desenhos também podem ser muito importantes para desenvolver nos pequenos a capacidade de se colocar no lugar do outro e de ver o mundo por diferentes ângulos.

Confira 7 desenhos e animações que seu filho deveria assistir.

Desenhos e animações infantis

6. Atividades faça você mesmo

Papéis, colas, fitas coloridas, tintas, barbantes, caixas de papelão, tecidos e muita criatividade! Essa é a receita para horas e horas de diversão e aprendizado com os pequenos. Afinal, qual criança não adora explorar as delícias e os desafios de confeccionar o próprio brinquedo ou fazer um presente para a vovó com as próprias mãos? As atividades manuais, além de trazer diversos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos, proporciona deliciosos momentos em família!

Confira 5 atividades manuais para fazer com as crianças!

atividades manuais para crianças

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.