Atitudes simples que ajudam a preservar o planeta

jun 5, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ensinando aos pequenos a importância de preservar a natureza

A Leiturinha preparou uma lista de atitudes simples que ajudam a preservar a natureza. Que tal dar um bom exemplo e mostrar para seu pequeno como é fácil – e importante – cuidar do planeta?

Lugar de lixo é no lixo

Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda têm o – péssimo – hábito de jogar o lixo na rua, seja pela janela do carro ou enquanto passeia em parques, praias e praças. Mesmo embalagens pequenininhas como de balas e chicletes, se multiplicadas pela quantidade de pessoas, podem causar grandes problemas para as cidades, como entupimentos de bueiros e possíveis enchentes. Além, é claro, de poluírem as águas de rios, mares e lagos e, até mesmo, serem confundidas com alimento por algum animal. Por tudo isso, é importante ensinar seu pequeno desde novinho sobre a importância de juntar seu lixo e guardar até encontrar uma lixeira para depositá-lo adequadamente!

Cuidar da água é cuidar do planeta

Água é vida e todo mundo sabe disso! E como todos nós também sabemos, a água do mundo não é inesgotável. Muito pelo contrário, apenas 2,5% da água do nosso planeta é doce, sendo que a maior parte dela está congelada. Portanto, restam somente 0,003% deste recurso para o uso humano. Pensando nisso, é importante se atentar em como é possível reduzir o consumo de água e evitar o desperdício em nossas atividades diárias. Desligar a torneira enquanto escovamos os dentes ou lavamos as louças, tomar banhos mais rápidos, preferir a utilização de baldes a mangueiras quando for lavar o quintal ou juntar uma quantidade significativa de roupas para então lavá-las, são atitudes simples mas que fazem toda a diferença. Dessa forma, seremos bons exemplos e nossos pequenos aprenderão desde cedo que é possível minimizar o desperdício e ajudar a preservar a natureza.

Vamos de bicicleta?

Que tal optarmos por formas alternativas de locomoção que não agridam tanto o planeta? Muitas vezes temos o hábito de irmos de carro a lugares próximos, sem ao menos refletir: será que é preciso tirar o carro da garagem para ir à padaria na rua debaixo? Ou à casa da vovó que é logo ali? Nesses casos, você pode optar pelo transporte coletivo ou convidar seu pequeno para uma caminhada e, até mesmo, um passeio de bicicleta! Além de ajudar o meio ambiente, essas alternativas são saudáveis e proporcionam deliciosos momentos em família!

Reaproveitar e soltar a imaginação

Outra maneira muito divertida de preservar a natureza é o reaproveitamento de embalagens e objetos que poderiam ir para o lixo. Com um pouquinho de criatividade, podemos transformar esses objetos que, normalmente seriam descartados, em novas ideias e possibilidades. Garrafas pet, caixinhas de leite, latinhas e outras embalagens de alimentos, por exemplo, podem se tornar vasos de plantas, objetos de decoração ou até brinquedos reciclados. É só soltar a imaginação! Também é importante que essas embalagens recicláveis sejam devidamente descartadas, caso não sejam reutilizadas em casa.

Apague a luz!

Muitas vezes nos descuidamos e acabamos esquecendo luzes acesas ou eletrodomésticos ligados fora do período de uso. Um pouquinho de atenção pode modificar esses hábitos e, além de economizar energia e ajudar nosso planeta, você ainda reduz o valor da conta no final do mês! Então, vai viajar ou não está em casa? Apague as luzes e tire da tomada os utensílios que não estão sendo usados!

Atenção no consumo

O consumo consciente é muito importante para cuidar do meio ambiente e é algo que podemos passar para nossos pequenos desde cedo. Em primeiro lugar, ao ir às compras é importante sempre se perguntar se realmente está precisando mesmo daquilo. O consumo excessivo gera desperdício e produção de lixo desnecessária. Outro fator importante ao adquirir um produto é saber o que está comprando. Algumas marcas e empresas se preocupam em agredir menos o meio ambiente, utilizando produtos e formas de produção de menos impacto à natureza. Por fim, ao ensacar suas compras, que tal preferir as ecobags ou caixas de papelão? Além de facilitarem o transporte, essas alternativas são menos nocivas ao nosso planeta do que as sacolas plásticas, que levam de 100 a 400 anos para se decompor.

Fazer uma horta em casa

As hortas caseiras são uma ótima forma de ajudar a preservar o solo, muitas vezes, – exageradamente – desgastado pela agricultura e os agrotóxicos. Todas as substâncias ali presentes que fertilizam essa terra, às vezes de forma forçada, chegam aos lençóis freáticos prejudicando a pureza daquela água, o que interfere em todo o ecossistema da região. Por essas e outras razões, fazer uma horta caseira, é uma boa saída tanto para o meio ambiente, quanto para as famílias. Porque, além de proporcionar uma alimentação mais saudável e estimular o respeito e compreensão da natureza, fazê-la junto com os pequenos propicia deliciosos momentos em família. Também desenvolve nas crianças, o senso de responsabilidade e a paciência, ensinando que tudo tem sua hora. Achou essa uma ótima ideia? Então baixe gratuitamente o eBook que preparamos: “Horta Caseira: Aprenda como cultivar alimentos com as crianças” e bom plantio!

Leia mais: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais