O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. Pesquisas indicam que quando esse contato não é suficiente, os impactos vão desde a obesidade infantil até a depressão. Medidas simples evitam e podem até reverter o que já é conhecido como “síndrome de déficit de natureza”. Porém, durante o período de pandemia que estamos vivendo, esse contato se tornou limitado. Separamos algumas dicas para vocês de como manter o contato com a natureza dos pequenos mesmo durante a quarentena. 

Vamos lá!

1. Mantenha as crianças ativas fisicamente

Uma vez que não estão indo para as escolas ou atividades de educação física extraclasse, é importante fazer com que gaste essa energia em casa. Para isso, você pode propor desafios e brincadeiras, como esconde-esconde e pega-pega. Além disso, coloque músicas divertidas e brinque de montar coreografias.

2. Explore a natureza que tem por perto da sua casa

Mesmo dentro de casa, é possível achar elementos que conectam a natureza. Um exemplo, é estimular as crianças a buscarem animais como aves através da janela ou insetos dentro de casa. Tome ar fresco com elas, seja na varanda ou no quintal. Outra ideia legal é desafiá-los a montar um herbário com as folhas que encontrarem no jardim, ou disponibilize elas dentro de casa.

3. Use filmes e livros

Toda criança adora os animais! Então, selecione aqueles filmes infantis que falam sobre eles ou então, mostre documentários da vida animal que passam na televisão. Os livros também podem ser aliados para aumentar o contato com a natureza.

4. Monte uma horta!

Você tem espaço no seu quintal? Se tem, monte uma horta caseira com as crianças. É uma atividade fácil, e deixará os pequenos bem animados. Caso não tenha um quintal, deixe com que as crianças reguem as plantas que você tem no apartamento ou em casa. 

3 dicas para educadores lidarem com o déficit de natureza

  • Proponha a criação de hortas caseiras para os alunos fazerem com a ajuda dos pais. Dessa forma, terão contato constante com a terra e as plantas. 
  • Proponha atividades online que possam colocar as crianças ao ar livre mas em segurança (dentro da própria casa) para aumentar a chance de contato com a natureza. Por exemplo: conte quantos vasos de planta existem na sua casa. 
  • Proponha atividades com indicações de filmes ou documentários que falem da natureza. 

Leia mais: