Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

A importância do contato com a natureza para as crianças

por | abr 19, 2022 | 3 Comentários

Cuidar das plantas e das flores, respirar ar puro, tomar banho de chuva e brincar na terra são hábitos muito saudáveis! 🌱 Afinal, o contato com a natureza é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Por isso, essas atividades devem ser estimuladas logo nos primeiros anos de vida, quando a criança está na fase de conhecer e descobrir tantas coisas novas! Quer saber mais sobre como o contato com a natureza, com os animais e outros seres vivos é fundamental para que a criança entenda melhor o mundo ao seu redor? Acompanhe!

Leia mais:
👉 Qual a importância da educação ambiental para crianças?
👉 Por que falar sobre literatura indígena com as crianças?
👉 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

A importância do contato com a natureza para as crianças

O contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil, já que estimula hábitos de vida saudáveis, a prática de exercícios físicos e, sobretudo, o bem-estar emocional dos pequenos e pequenas. 😌 Nesse sentido, medidas simples evitam e podem até reverter o que já é conhecido como “síndrome de déficit de natureza”, mais comum nos ambientes urbanos das grandes cidades, por exemplo.

Segundo o escritor norte-americano Richard Louv, autor do livro “A Última Criança Na Natureza”, existem muitos benefícios para aqueles que se mantém próximos do meio ambiente. De acordo com Louv, dentre outras coisas, o contato com a natureza contribui para:

  • Incentivar o bem-estar físico e mental das crianças;
  • Melhorar o processo de aprendizagem e o desempenho escolar;
  • Estimular as habilidades socioemocionais e o convívio social.

Por outro lado, as crianças que não são expostas aos ambientes naturais podem ser prejudicadas de diversas formas. A começar pela limitação de seus sentidos! Pense assim: o pequeno ou pequena tem infinitas possibilidades para aprender sobre o seu mundo, interior e exterior. Porém, quando passa a maior parte do dia entre paredes, suas chances de descobertas são reduzidas, não é mesmo?

Pensando, então, em todas as vantagens dessa interação para as crianças, preparamos uma lista que ajuda a identificar, evitar e até reverter casos de déficit de contato com a natureza. Confira! 

Sinais de que as crianças precisam de mais contato com a natureza

Quer saber se a sua criança precisa de mais contato com a natureza? 🌳 Veja três indícios dessa situação:

  1. Ela se recusa a sair de casa em diversas ocasiões, mesmo quando mora perto de locais com áreas verdes. Em resumo, a criança prefere ficar mais do lado de dentro de casa que do lado de fora;
  2. Ela tem muita energia e, ao mesmo tempo, demonstra certa dificuldade para criar brincadeiras por conta própria;
  3. Ela não gosta de praticar exercícios físicos ou possui dificuldade para se movimentar, correr ou brincar ao ar livre.

Dicas para famílias que querem estar em contato com a natureza

Se a sua família, sobretudo os pequenos e pequenas, precisam de mais contato com a natureza, algumas sugestões de atividades em família podem ajudar! E lembre-se, não é preciso muito: descubra parques, praças e outros locais com áreas verdes e tente frequentá-los com as crianças sempre que possível. 😉 Outras dicas são:

Seja exemplo

Para os adultos, também é bastante importante se desconectar e usufruir mais da natureza! Por isso, invista em passeios e atividades físicas ao ar livre, como caminhadas ou trilhas, por exemplo. Assim, você mostra para as crianças como estar em contato com a natureza é prazeroso e gostoso!

Além disso, é possível criar hortas caseiras, mesmo na varanda de apartamentos! Criar um cantinho verde e encorajar esse contato diário com as plantas, as flores e até os vegetais pode ser muito divertido. 💚 E, claro, ensina muito sobre saúde e educação ambiental para as crianças!

Proponha brincadeiras ao ar livre

Que tal incentivar atividades na natureza, como fazer um acampamento ou um piquenique no fim de semana? Ainda, propor brincadeiras em uma rua tranquila e arborizada, um passeio de bicicleta ou mesmo a leitura de um livro que desperte o interesse pela natureza podem ser ótimas propostas para as crianças!

Incentive a prática de esportes

A prática de esportes é imprescindível para a saúde dos pequenos e pequenas. Além de uma alimentação equilibrada, um estilo de vida ativo e saudável pode fazer toda a diferença no presente e no futuro das crianças. 🤸‍♀️ Por isso, apresente diversas modalidades esportivas para seus filhos e filhas, até que eles descubram o esporte com o qual se identificam!

Conheça destinos turísticos

O Brasil é um país enorme, diverso e maravilhoso! Nesse sentido, conhecer destinos turísticos, como praias, parques nacionais, florestas e outros locais que permitam o contato com a natureza pode ser muito especial para as crianças. Com certeza, essas viagens e passeios irão proporcionar momentos mágicos e criar lembranças inesquecíveis na vida dos pequenos e pequenas! ✨

Livros que incentivam o contato com a natureza

A literatura infantil pode ser uma ótima estratégia para aproximar as crianças da natureza e despertar o interesse pelo meio ambiente. Afinal, os livros são uma excelente ferramenta de aprendizagem e são instrumentos incríveis para descobrir as maravilhas do mundo!

Além disso, por meio da leitura, adultos e crianças podem descobrir um universo de sensações e emoções. Pensando nisso, que tal conhecer algumas leituras da Loja Leiturinha sobre o planeta, os animais e a natureza para os pequenos e pequenas?

Perguntas e Respostas Curiosas Sobre Nosso Planeta

Perguntas e Respostas Curiosas Sobre Nosso Planeta

Todos nós temos muitas dúvidas sobre o planeta Terra, que é esse lugar aqui onde todos nós moramos! Você já parou para pensar quantas perguntas existem por aí? Pois, então, o livro Perguntas e Respostas Curiosas Sobre Nosso Planeta tem a resposta para dezenas delas. 😍

Por isso, se você tem um pequeno ou pequena curiosa em casa, esse livro é perfeito para sua família. Recheado de respostas incríveis e ilustrações divertidíssimas, vocês irão conhecer fatos surpreendentes sobre a nossa casa, o planeta Terra!

👉 Clique aqui para ver o livro “Perguntas e Respostas Curiosas Sobre Nosso Planeta” na Loja Leiturinha!

O Oceano

O Oceano

O Oceano é um livro totalmente interativo, com pop-ups sensacionais que permitem uma experiência única com a obra! Então, apertem os cintos e preparem-se para uma incrível viagem pelo mundo dos oceanos! 🌊

Com o livro O Oceano, a criançada vai aprender tudo sobre as profundezas do mar, além de conhecer os peixes mais extraordinários dos oceanos. Nesta aventura, o pequeno leitor e a pequena leitora também terão a oportunidade de explorar os recifes de corais, conhecer curiosidades sobre os sete mares e vão ter a sensação de estar debaixo d’água. Incrível, não é mesmo?

👉 Clique aqui para conferir o livro “O Oceano” na Loja Leiturinha!

O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais

O Mundo dos Animais

Já que estamos falando de livros que incentivam o contato com a natureza, como não citar os animais? Por isso, O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais é uma obra literária bastante especial.

Não importa seu tamanho, formato ou cor: a natureza brinda a todos nós com espécies lindas de seres vivos! 🦋 E aproveitando que quase toda criança é apaixonada por animais, embarque em uma jornada de descobrimentos e muitas aventuras. Vamos lá?

👉 Clique aqui para comprar o livro “O Mundo dos Animais: Um Interativo Atlas dos Animais” na Loja Leiturinha!

O contato com a natureza é fundamental para a formação dos pequenos e pequenas! Agora, conte para a gente: como é o seu relacionamento e da sua família com a natureza?

Você gostou das dicas da Leiturinha para incentivar o contato com a natureza? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Escrito por Blog Leiturinha
A equipe do Blog Leiturinha é formada por especialistas em educação, literatura infantil, parentalidade e desenvolvimento infantil.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Como acolher as crianças refugiadas?

Como acolher as crianças refugiadas?

Em todo o mundo, estima-se que existam mais de 100 milhões de refugiados. Tratam-se de pessoas forçadas a deixar suas casas devido às guerras e conflitos armados, perseguições e abusos de direitos humanos, conforme explica a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)....

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil

Leia mais: 👉 Autismo: o que é e quais são os sinais do TEA? 👉 4 mitos sobre o autismo que precisam ser desfeitos 👉 O que as famílias de crianças atípicas não aguentam mais ouvir O que é autismo? De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Transtorno...

Por que existe o Dia da Criança Africana?

Por que existe o Dia da Criança Africana?

O Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 de junho, foi instituído após uma manifestação estudantil em Joanesburgo, na África do Sul, que resultou em centenas de vítimas. Embora a data exista em memória deste acontecimento, também deve ser vista como um momento...

Como acolher as crianças refugiadas?

Como acolher as crianças refugiadas?

Em todo o mundo, estima-se que existam mais de 100 milhões de refugiados. Tratam-se de pessoas forçadas a deixar suas casas devido às guerras e conflitos armados, perseguições e abusos de direitos humanos, conforme explica a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR)....

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil

Tudo o que você precisa saber sobre o autismo infantil

Leia mais: 👉 Autismo: o que é e quais são os sinais do TEA? 👉 4 mitos sobre o autismo que precisam ser desfeitos 👉 O que as famílias de crianças atípicas não aguentam mais ouvir O que é autismo? De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Transtorno...

Por que existe o Dia da Criança Africana?

Por que existe o Dia da Criança Africana?

O Dia da Criança Africana, comemorado no dia 16 de junho, foi instituído após uma manifestação estudantil em Joanesburgo, na África do Sul, que resultou em centenas de vítimas. Embora a data exista em memória deste acontecimento, também deve ser vista como um momento...

Por que ensinar as crianças a amar os animais?

Por que ensinar as crianças a amar os animais?

O convívio com os animais pode ser muito benéfico para as crianças, já que essa relação trabalha as habilidades sociais e emocionais dos pequenos e pequenas, por exemplo. Além disso, saber mais sobre outras espécies é fundamental para a educação ambiental. Pensando em...

3 Comentários

  1. rickelme coelho

    muito boa a explicação sobre a importância das crianças na natureza. é muito melhor brincar na natureza andando de bicicleta do que mexer no computador.

    Responder
  2. George R. Stein

    Parabéns pela pauta!! Muito relevante e apropriada para nosso(a)s “leitorzinhas e leitorzinhos”!! Nessa mesma linha, a Sociedade Brasileira de Pediatria, juntamente com o Instituto Alana, acabaram de lançar um ótimo manual de orientação: Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. Vale conhecer.

    Responder
  3. Leona Sena

    Muito legar o preocupação do blog em conscientizar as crianças para a preservação do meio ambiente, consequentemente abrange toda a família em um todo. Parabéns

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book gratuito! Vamos falar de conscientização ambiental com as crianças?

Descubra a importância do tema e o papel da literatura nessa jornada!

Boa leitura!