Aprenda a fazer o Calendário do Advento com seu pequeno

por | dez 10, 2020 | 3 Comentários

Enfim, dezembro chegou! Após 11 meses, estamos no último mês do ano. Tempo de refletir sobre tudo o que passou e, claro, aguardar ansiosamente pelo Natal! Independente das crenças e hábitos da família, o espírito natalino é sempre uma ótima oportunidade para fortalecer os laços de afeto e fazer o bem. Além disso, nesta época do ano, as crianças ficam super ansiosas, contando os dias para essa data tão esperada! Então, trouxemos uma dica super legal para fazer com seu pequeno ou pequena, é o Calendário do Advento!

O que é Calendário do Advento?

A palavra advento significa a chegada de algo ou alguém. Portanto, é um momento de preparação. O Calendário do Advento, ou Adventskalender, surgiu há muito tempo com os luteranos alemães, que marcavam com giz as portas ou paredes das suas casas. Assim, eles contavam os 24 dias que antecedem o Natal.

Nesse sentido, o período do Advento é uma contagem regressiva para o dia do Natal. Por isso, de 01/12 a 25/12, a família deve realizar pequenos atos e atividades juntos, com o objetivo de praticar a gratidão e a solidariedade, além de fortalecer o vínculo familiar! A ideia é realizar uma atividade por dia, como ouvir uma música, ler uma história de Natal ou preparar uma receita especial.

Como fazer?

Calendário do Advento: materiais

O Calendário do Advento pode ser produzido de diferentes formas e com diversos materiais, como envelopes vazios, saquinhos, tecido, copos, embalagens natalinas antigas, detalhes de decoração de Natal e recortes de revistas, por exemplo.

Escolhido o material, é hora de colocar a mão na massa! Vamos lá?

Primeiro passo:

Separe os recipientes da sua escolha (envelopes, saquinhos, baldinhos, copinhos) e decore cada um deles com os números dos dias, até o dia 25.

Segundo passo:

Organize o calendário da maneira como preferir. Você pode fixar os recipientes em cordinhas, como um varal ou colar em um painel (de papel ou tecido), dispondo de diferentes formas.

Terceiro passo:

Em cada um dos recipientes, coloque uma sugestão de atividade para ser executada com os pequenos ou pequenas. Algumas sugestões são: ouvir uma história de Natal, separar roupas e brinquedos para doação, escrever um cartão de Natal, levar um doce para o vizinho, decorar a árvore de Natal, preparar um presente para alguém especial… As opções são muitas! Por isso, se possível, converse com as crianças e façam juntos uma lista de atividades divertidas.

Quarto passo:

Depois de tudo pronto, você e seu pequeno irão abrir um pacotinho por dia e executar, juntos, a atividade indicada! Lembre-se que o mais importante é curtir em família as pequenas doses diárias de “fazer o bem”, estreitando ainda mais os laços de amor e carinho entre vocês!

E aí? Gostou da ideia? Você tem o hábito de fazer o Calendário do Advento com o seu pequeno? Conte para a gente como é a preparação para o Natal aí na sua casa!

Que tal dar livros de presente neste Natal? Confira as opções incríveis que a Loja Leiturinha preparou com todo carinho para sua família! Acesse o site e descubra a melhor seleção de livros para bebês, crianças e adultos!

Leia mais:

Categorias:
4 - 6 | 7 - 10 | Atividades | Família | Idade
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

Como explicar a depressão para crianças?

Como explicar a depressão para crianças?

Infelizmente, a depressão infantil tem se tornado cada vez mais frequente. Apesar do difícil diagnóstico em muitos dos casos, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos ao comportamento das crianças e adolescentes. Afinal, quanto mais cedo for feita a...

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

A Casa dos Pequenos Cientistas: um livro para fazer ciência

Que tal conhecer um livro que convida as crianças a fazerem suas próprias experiências científicas? É exatamente o que propõe o livro A Casa dos Pequenos Cientistas! Neste livro, que integra ciência e infância, os pequenos e pequenas serão desafiados a fazer ciência....

3 Comentários

  1. Avatar

    Lindo demais querida…muiiitooo obrigada pelas dicas..inspiradoras. Forte abraço 🌷

    Responder
  2. Avatar

    Muito bom.
    Obrigada pelas dicas.
    Boa tarde. 😀

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *