3 contos de Natal para ler para o seu pequeno

dez 8, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Então, é Natal… A casa está enfeitada, as luzes iluminam toda a cidade e a árvore já está montada. Já se veem os presentes escondidos e a magia está no ar! Então, que tal aproveitar esse momento mágico para se deliciar com as mais incríveis histórias e os mais lindos e emocionantes contos de Natal? Acompanhe!

Leia também:
6 motivos para dar livros de presente neste Natal
7 ideias de amigo secreto para fazer em família
7 filmes de Natal ideais para assistir com os pequenos

Contos de Natal: um convite à imaginação!

Com a proximidade do fim do ano, já podemos parar e refletir um pouquinho. Agora, é hora de olhar para trás e agradecer por mais um ano que vivemos. E que ano! São muitas histórias para contar, não é mesmo? 

Por isso, é o momento de curtir e aproveitar! O Natal é tempo de reunir a família e os amigos, festejar com quem amamos e organizar as brincadeiras de fim de ano. Além, é claro, de preparar os mais deliciosos quitutes para celebrar!

E para entrar de vez no clima natalino, nada melhor do que reunir a criançada. Que tal sentar no chão, abraçando um balde de pipoca bem grande, com docinhos natalinos e muitas outras guloseimas? Melhor ainda, se houver histórias de Natal!

Então, pensando nisso, criamos este artigo especial. Confira abaixo três contos de Natal para você ler para seu pequeno ou pequena! Vamos lá?

1. Lenda da vela de Natal

Contos de Natal: Vela de Natal

Lenda de origem austríaca
Autor desconhecido

Era uma vez, um sapateiro pobre que vivia em uma cabana, perto de uma humilde aldeia. Como gostava de ajudar os viajantes que passavam junto à sua casa durante a noite, o sapateiro deixava uma vela acesa todas as noites na janela da casa, para lhes iluminar o caminho.

Certa altura, deu-se uma grande guerra que fez com que todos os jovens partissem, deixando a aldeia ainda mais pobre e triste. Ao verem a persistência daquele pobre sapateiro, que continuava a viver a sua vida cheio de esperança e bondade, as pessoas da aldeia decidiram imitá-lo. E, na noite de véspera de Natal, todos acenderam uma vela nas suas casas. Iluminando, assim, toda a aldeia.

À meia-noite, os sinos da igreja começaram a tocar, anunciando a boa notícia: a guerra tinha acabado e os jovens regressavam às suas casas! Todos gritaram: “É um milagre! É o milagre das velas!”. A partir daquele dia, acender uma vela na véspera de Natal tornou-se tradição em quase todas as casas.

2. História do sonho do Papai Noel

Contos de Natal: o sonho do Papai Noel

Autor: J. Letria

Certa noite, enquanto dormia, o Papai Noel teve um bonito sonho: era véspera de Natal e todos estavam felizes! Ninguém estava sozinho… Todos tinham família e uma casa com a mesa pronta para a ceia de Natal, onde não faltava comida farta e deliciosa. Não havia pobreza, nem ódio, nem guerras. Todos eram amigos e não havia brigas, palavrões, nem má educação… Havia sim, amor, compreensão e carinho entre todos.

As pessoas que se encontravam nas ruas, a caminho de casa, cantarolavam alegremente músicas de Natal, levando os últimos presentes para colocar debaixo do pinheiro. E o Papai Noel não conseguia deixar de sorrir, de tanta felicidade, ao ver o mundo cheio de paz, amor e harmonia!

No entanto, quando o Papai Noel acordou e viu que tudo não passava de um sonho, ficou muito triste. Afinal, só algumas pessoas no mundo eram felizes, capazes de celebrar o Natal em alegria e paz com os seus, de terem um lar, comida, roupa e amor. Perante esta situação, o Papai Noel declarou em voz alta: “terei de continuar a ajudar as crianças e os adultos a terem um Natal realmente feliz! Vou preparar as renas e o meu trenó, para enchê-lo com presentes e distribuí-los esta noite, de modo a que, pelo menos uma vez por ano, haja alegria no coração de todos nós!”.

Então, quando viu os sorrisos das crianças e dos adultos ao verem os seus presentes, o Papai Noel decidiu manter esta tradição. Continua assim, ano após ano, a cumprir a sua tarefa, até que um dia possa ver o seu lindo sonho totalmente concretizado!

3. Lenda do pinheiro de Natal

Contos de Natal: Árvore de Natal

Autor: Jean-Baptiste Poquelin Molière

Há muito, muito tempo, na noite de Natal, existiam três árvores junto do presépio: uma tamareira, uma oliveira e um pinheiro. Ao verem o Menino Jesus nascer, as três árvores quiseram oferecer-lhe um presente.

A oliveira foi a primeira a oferecer, dando ao Menino Jesus as suas azeitonas. A tamareira, logo a seguir, ofereceu-lhe as suas doces tâmaras. Mas o pinheiro, como não tinha nada para oferecer, ficou muito infeliz.

As estrelas do céu, vendo a tristeza do pinheiro, que nada tinha para dar ao Menino Jesus, decidiram descer e pousar sobre os seus galhos, iluminando e enfeitando o pinheiro. Quando isto aconteceu, o Menino Jesus olhou para o pinheiro, levantou os braços e sorriu! Reza a lenda que foi assim que o pinheiro – sempre enfeitado com luzes – foi eleito a árvore típica de Natal.

Clássicos literários para curtir o Natal

Que tal presentear as crianças com clássicos literários? Além dos contos de Natal, os livros infantis podem trazer nostalgia e muita diversão para as famílias! Conheça abaixo algumas opções para transformar o Natal dos pequenos e pequenas em um momento inesquecível!

Atenção: todos os clássicos literários a seguir estão disponíveis na Loja Leiturinha! Basta acessar cada um dos links para saber mais sobre os livros infantis, tudo bem?

Frankenstein em quadrinhos

Nessa versão, os leitores terão contato com a obra em HQ, em um formato ainda mais atrativo. A artista plástica Taisa Borges é a responsável pela bela versão em linguagem de HQ da narrativa criada pela inglesa Mary Shelley em 1817.  A trajetória de Victor Frankenstein é ilustrada de forma a alcançar em imagens toda a delicadeza e profundidade dos temas que atravessam a história e que ainda hoje ecoam na cultura, como as contradições que envolvem o desenvolvimento da ciência frente aos mistérios da natureza, o desejo de realizações grandiosas em contraponto ao sossego da vida doméstica, a dificuldade de o homem exercer uma conduta acolhedora frente a um outro radicalmente diferente. 

Gostou da indicação de Frankestein em quadrinhos? Clique aqui e saiba mais na Loja Leiturinha!

O Hobbit

Clássicos Literários: O Hobbit

Lançado em 1937, O Hobbit é um divisor de águas na literatura fantástica mundial. Mais de 80 anos após a sua publicação, o livro que antecede os ocorridos em O Senhor dos Anéis continua arrebatando fãs de todas as idades, talvez pelo seu tom brincalhão com uma pitada de magia élfica, ou talvez porque J.R.R. Tolkien tenha escrito o melhor livro infanto-juvenil de todos os tempos.

Quer saber mais sobre O Hobbit? Clique aqui e descubra esse clássico infantojuvenil na Loja Leiturinha!

Com a leitura de livros e contos de Natal, adultos e crianças podem se divertir! Além disso, que tal usar a imaginação para criar novas histórias com os pequenos e pequenas? Aproveite e curta bastante cada instante deste Natal, que está chegando para trazer alegria, felicidade e muita emoção!

Se você gostou desses contos de Natal e quer continuar incentivando a leitura em sua casa, conheça o Clube Leiturinha! Faça parte do maior clube de livros infantis e aproveite para ler e viver as melhores histórias com as crianças!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais