Família é para onde sempre podemos voltar

nov 9, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Família:

Núcleo social de pessoas unidas por laços afetivos que geralmente compartilham o mesmo espaço e mantêm entre si uma relação solidária.

Ah… O verão! Quando chega essa época do ano, as rede sociais ficam cheias de fotos de famílias posando para as câmeras em praias, paisagens ou nas confraternizações de final de ano. E não importa quantas ou quais pessoas façam parte – cada família é linda a sua maneira e igualmente especial!

A família é o nosso início e o nosso fim: é para onde sempre podemos voltar!

Existem famílias pequenas, famílias enormes, famílias formadas por papais, mamães, irmãos, vovós, vovôs e até por bichinhos de estimação. A família é composta por pessoas ligadas além de laço sanguíneo… São unidas por um laço de amor! Ser parte de uma família é escolher estar junto de pessoas que escolhemos compartilhar nossas emoções e sentimentos. É poder contar com alguém sempre que precisamos. É saber que a distância não significa muito e que o afeto aproxima tudo.

Para ter uma família não é preciso muito –  apenas coragem, carinho, cuidado e vontade de permanecer junto para enfrentar a vida e aproveitar o melhor dela junto com quem amamos.

Algumas vezes, a família se torna menor. Isso porque a vida se encarrega de completar o ciclo de algumas pessoas que por mais que façam uma falta imensa, cumpriram sua tarefa e tornaram nossa história mais completa e feliz. Outras vezes, a família se torna ainda maior, novos membros nascem, agregados se unem e tornam a casa ainda mais alegre. Pode ser também que o destino faça com que a família se reparta em duas casas: melhor! O espaço para que o amor cresça ficará ainda maior.

Você conhece sua árvore genealógica?

Pensando no papel da família em nossas vidas, é importante que nós possamos conhecer nosso passado e todos aqueles que escreveram uma história, que agora também é nossa. A árvore genealógica é uma forma de estruturar o histórico familiar dos antepassados de um membro da família e também uma forma de resgatar memórias que atravessaram gerações em histórias passadas de avós para pais, para filhos e para netos.

Como montar sua árvore genealógica junto com seu pequeno?

Para montar sua árvore genealógica, primeiro vocês precisam descobrir, por meio de uma pesquisa com os membros familiares mais velhos, de onde vieram os membros mais antigos da sua família. Na estrutura de uma árvore, coloque algumas informações como nome, grau de parentesco, datas e lugares de nascimento, casamentos, entre outras informações. Abaixo de cada informação, você também pode escrever um pouco sobre o que sabe sobre aquela pessoa.

E que tal uma mãozinha da literatura?

Capa-Livro-Família

A Árvore da Família

Autora: Maísa Zakzuk
Ilustrações: Tatiana Paiva
Editora: Panda Books

Este é um livro de não ficção, de Maísa Zakzuk. Nele, os pequenos viajarão por um mundo de histórias reais. A autora, motivada pelo desejo de conhecer sua própria história, instiga os leitores a mergulharem também no mundo dos seus antepassados, descobrindo memórias incríveis! Maísa, ainda empenhada no tema da memória, escreveu outros dois livros que nos fazem querer frequentar museus e sair perguntando sobre as histórias de vida depessoas mais velhas!

As histórias e as memórias!

A história oral e a literatura sempre foram irmãs. Por isso, incentive sempre seu pequeno a ouvir histórias de parentes e pessoas mais velhas. Isso fará com que ele se aproprie de sua identidade e compreenda suas origens e também a história do passado, se enriquecendo como indivíduo e se empoderando da sua cultura e de suas raízes.

Leia mais: 

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais