Aniversário da Leiturinha, os melhores descontos pra incentivar a leitura infantil. Vem pro Clube! Assine agora

9 maneiras simples de fortalecer os laços da família

por | maio 11, 2022 | 7 Comentários

Criar e fortalecer os laços de afeto entre os membros da família é fundamental para o desenvolvimento infantil. Afinal, esses vínculos reforçam sentimentos positivos e contribuem para a criação de memórias inesquecíveis, que fazem com que as crianças se sintam mais felizes, seguras e protegidas. Além disso, os laços de afeto também colaboram para a confiança e a autoestima dos pequenos e pequenas. Pensando nisso, que tal conferir dicas de atividades e experiências que ajudam a fortalecer os laços da família? ❤️ Acompanhe!

Leia mais:
👉 O que é uma família?
👉 Proibir a entrada de crianças: direito ou intolerância?
👉 Maternidade real: a visão de mulheres reais sobre ser mãe

9 maneiras simples de fortalecer os laços de afeto da família

Para que a sua família viva momentos incríveis, que irão se tornar memórias especiais, algumas dicas podem ajudar! 🥰 Por isso, confira a seguir algumas sugestões para fortalecer os laços de afeto entre adultos e crianças:

1. Shantala

O toque, o carinho e o abraço, por exemplo, são formas importantes de demonstrar afeto e amor, sobretudo entre pais e filhos. Nesse sentido, a massagem pode ser uma outra maneira de demonstrar cuidado por alguém. Além de ser uma prática deliciosa de relaxamento, não é mesmo?

Mais do que uma técnica de massagem, a Shantala é um ato de amor e carinho entre o pai, a mãe ou outro cuidador e seu pequeno ou pequena. Ainda, essa massagem pode deixar o bebê mais confortável, acalmá-lo na hora de dormir e aproximar os membros da família!

👶 Aprenda o passo a passo para massagear seu bebê!

2. Leitura compartilhada

Os livros infantis ajudam as crianças a lidarem com seus medos, com suas emoções e sentimentos e estimulam a imaginação, a criatividade, o senso crítico e muito mais. Por tudo isso, a leitura compartilhada é uma atividade indispensável durante a infância, propiciando um momento repleto de carinho, atenção e interação entre os adultos e seus pequenos ou pequenas.

E não importa o formato de livro que vocês irão escolher: podem ser livros de pano, de banho, com recursos sonoros, livros interativos ou histórias em quadrinhos. A leitura compartilhada é maravilhosa!

Para complementar esse momento especial, depois de ler com seu pequeno ou pequena, você ainda pode:

  • Incentivar reflexões sobre o que vocês acabaram de ler;
  • Conversar sobre os aprendizados retirados da leitura;
  • Estimular a criação de uma peça de teatro sobre a obra;
  • Fazer pesquisas sobre personagens e locais citados na história.

Dessa maneira, a leitura compartilhada não é apenas um momento passageiro. É o início de uma grande aventura, que adultos e crianças podem curtir juntos!

Se você quer viver momentos mágicos de leitura com as crianças, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha! Os clubes de livros para crianças são opções práticas e incentivar o amor pela leitura para os pequenos e pequenas. Confira! 📚❤️ 

3. Hobbies em comum

Compartilhar preferências, hábitos e até mesmo hobbies costuma aproximar adultos e crianças. E essas atividades podem, inclusive, se tornar uma tradição familiar! É o caso dos esportes (como fazer trilhas, jogar futebol e andar de bicicleta) ou das atividades manuais (como pintura, escultura e crochê), por exemplo.

Por vezes, esses momentos de troca facilitam o diálogo e permitem também conversas mais profundas e reflexivas, que estreitam o relacionamento entre os membros da família. 💬 Além disso, essas atividades costumam engajar e aproximar pais e filhos.

4. Tarefas domésticas

A princípio, as tarefas domésticas podem não parecer experiências ideais para fortalecer os laços de afeto, não é mesmo? Porém, além de incentivar conceitos como respeito, autonomia e responsabilidade, é importante que as crianças colaborem com a dinâmica da casa.

Arrumar a cama ou o quarto, ajudar a lavar a louça ou até mesmo cuidar do jardim são tarefas que podem ser feitas com o apoio dos pequenos e pequenas, incluindo as crianças na rotina de cuidados com o lar. Com isso, elas irão se sentir parte da família. Além de aliviar um pouco a carga que pode sobrecarregar os pais e, especialmente, as mães.

No entanto, lembre-se: as tarefas domésticas deverão ser atribuídas de acordo com cada fase do desenvolvimento infantil, tudo bem? E deverão ser feitas sempre com a supervisão de um adulto!

5. Brincadeiras em família

A hora de brincar é, sem dúvida, a favorita das crianças! Por esse motivo, estar presente, viver o momento e brincar junto com seus pequenos e pequenas costuma fortalecer (e muito!) o vínculo afetivo entre adultos e crianças. 

Nesse sentido, crie gincanas, invente brincadeiras e abuse da criatividade! Se você precisar de uma ajudinha, conte com o Blog Leiturinha:

👧🏻 14 brincadeiras para fazer dentro de casa
🧒🏽 5 brincadeiras para as férias das crianças
👱🏼‍♀️ 5 brincadeiras para incentivar o desenvolvimento da fala
👦🏻 Brincadeiras para fazer com as crianças antes que elas cresçam

6. Sessão de cinema

Tem coisa mais gostosa do que uma tarde ou noite de filmes em família? Este costuma ser um momento cheio de diversão, risadas e carinho. Então, escolha o filme e prepare a pipoca!

Aqui no Blog Leiturinha, você também encontra uma série de dicas de produções voltadas especialmente para o público infantil: 20 filmes infantis para assistir em família, 8 filmes infantis brasileiros inspirados em livros e 4 filmes emocionantes sobre pais e filhos são alguns exemplos! 🎬

7. Cozinhar em família

Cozinhar é uma atividade essencial, inclusive para o desenvolvimento infantil e independência das crianças. Cozinhar permite um contato ainda mais próximo com os diversos tipos de alimentos, o que, por sua vez, colabora para uma alimentação mais saudável. Por fim, cozinhar também proporciona divertidos e animados momentos em família!

Pensando nisso, que tal deixar a mesa ainda mais colorida com uma receita de panquecas coloridas? É possível fazer panquecas laranja (feita de cenoura), rosa (feita de beterraba) e verde (feita com espinafre). Então, vamos lá? Confira o passo a passo:

Panquecas coloridas

Ingredientes:
  • 2 ovos;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara de farinha;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1 colher de café rasa de sal;
  • 2 xícaras de cenoura ralada, beterraba ou espinafre.
Modo de fazer:

Bata no liquidificador a cenoura, beterraba ou espinafre, o leite, os ovos, a farinha, o óleo e o sal. Em seguida, em uma frigideira, derreta um pouco de manteiga. Quando estiver quente, coloque a massa formada no liquidificador e faça cada uma das panquecas!

Se você gostou, descubra agora mesmo outras receitas para fazer com a criançada! Temos certeza de que todo mundo vai amar essa experiência para fortalecer os laços de afeto. 😋

8. Ouvir música em família

Ouvir uma boa música é sempre uma delícia, não é mesmo? E juntinho do seu pequeno ou pequena, melhor ainda! Vocês poderão também cantar e dançar juntos, estimulando a fala e a linguagem, o vocabulário, a expressão artística, a coordenação motora e muito mais!

E se te contarmos que a Leiturinha tem várias playlists pensadas para sua família? Pois é! Para ouvir, basta clicar aqui e acessar o nosso perfil no Spotify. Você irá encontrar grandes sucessos da música popular brasileira, que estimulam a criatividade e a imaginação!

Conheça algumas das nossas playlists:

  • Para ouvir antes de nascer;
  • É sempre Primavera;
  • Viva o Meio Ambiente;
  • Amor de mãe não tem igual;
  • Carnaval com a criançada;
  • Cozinhando com as crianças.

9. Jogos em família

Além de entreter as crianças, os jogos educativos são ótimas estratégias para o aprendizado e a diversão. Afinal, quem não gosta de brincar e se divertir, não é mesmo? Por meio de cada tipo de jogo, os pequenos e pequenas aprendem e exercitam diversas habilidades, sejam elas cognitivas ou socioemocionais, por exemplo.

Pensando em tudo isso, se você quer estreitar os laços de afeto com os jogos em família, conheça a seguir algumas sugestões especiais!

Dicas de livros e jogos para fortalecer os laços de afeto

A Loja Leiturinha está cheia de produtos que irão aproximar ainda mais pais, mães, filhos, filhas, avós, tios, primos, amigos e amigas! Afinal, família é amor. 🥰 Então, para fortalecer ainda mais os laços de afeto, confira as dicas da Loja Leiturinha para sua família:

Banco Imobiliário Cósmico

Banco Imobiliário Cósmico

Inspirado no tradicional Banco Imobiliário, o jogo Banco Imobiliário Cósmico é uma emocionante viagem pelo espaço sideral, que pode levar a família a uma diversão infinita! Só que neste jogo de tabuleiro, em vez de imóveis, os títulos de propriedade são astros, os piões são naves e as casas e os hotéis são substituídos por módulos científicos, módulos de sobrevivência e estações espaciais. Prontos para embarcar?

👉 Clique aqui para comprar o jogo de tabuleiro “Banco Cósmico” na Loja Leiturinha!

Batalha Naval: Vikings x Piratas

Batalha Naval: Vikings x Piratas

Já chamou a sua criança para brincar hoje? Que tal um jogo simples e que te leva de volta para a sua própria infância? Afinal, quando nós, adultos, nos divertimos, a brincadeira com as crianças ganha sentido e ainda mais diversão!

Batalha Naval: Vikings x Piratas é um jogo cheio de nostalgia. Quem já conhece, ama! Quem ainda não conhece, vai se divertir com esse jogo de estratégia. A diversão em família está garantida com ele e o aprendizado também, já que é um ótimo exercício de raciocínio lógico.

👉 Clique aqui para ver o jogo de tabuleiro “Batalha Naval: Vikings x Piratas” na Loja Leiturinha!

Família é Tudo!

Família é Tudo

O livro Família é Tudo! vem com 50 lindas frases sobre família. Todas ilustradas e carregadas de amor, sabedoria e bom humor. No livro, você vai encontrar frases sobre pais, mães, filhos, avós, tias, primos e também os amigos, já que são familiares escolhidos pelo coração.

A publicação ainda tem páginas para você preencher e deixar com a cara da sua família. Uma leitura leve e inspiradora para unir as pessoas que você ama!

👉 Clique aqui para comprar o livro “Família é Tudo!” na Loja Leiturinha!

Você gostou das dicas da Leiturinha para estreitar os laços de afeto com sua família? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Categorias:
Família
Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
E-book exclusivo Leiturinha
Relacionados
Ser dinda é ser mãe do coração

Ser dinda é ser mãe do coração

Você é dinda(o)? Ou, então, já escolheu a madrinha ou padrinho da sua criança? Pois saiba que essa é uma posição mais do que privilegiada na vida dos pequenos e pequenas! Por isso, ser escolhida(0) para ser dinda ou dindo talvez seja um dos momentos mais incríveis da...

O que é uma família?

O que é uma família?

Afinal, o que é uma família? Algumas famílias não têm filhos. Outras, são formadas apenas pela mãe e seus pequenos. Em outros casos, as crianças moram com os avós. E ainda existem as famílias com dois pais ou duas mães! Dessa maneira, o conceito de família é muito...

10 poemas especiais sobre ser mãe

10 poemas especiais sobre ser mãe

Que tal um pouco de inspiração para as mães que gostam de uma boa poesia? Este texto é uma coletânea carinhosa, que reúne alguns poemas emocionantes sobre a maternidade, seja através do olhar de uma mãe ou, então, de seus filhos e filhas. Vamos lá? Conheça agora mesmo...

Ser dinda é ser mãe do coração

Ser dinda é ser mãe do coração

Você é dinda(o)? Ou, então, já escolheu a madrinha ou padrinho da sua criança? Pois saiba que essa é uma posição mais do que privilegiada na vida dos pequenos e pequenas! Por isso, ser escolhida(0) para ser dinda ou dindo talvez seja um dos momentos mais incríveis da...

O que é uma família?

O que é uma família?

Afinal, o que é uma família? Algumas famílias não têm filhos. Outras, são formadas apenas pela mãe e seus pequenos. Em outros casos, as crianças moram com os avós. E ainda existem as famílias com dois pais ou duas mães! Dessa maneira, o conceito de família é muito...

10 poemas especiais sobre ser mãe

10 poemas especiais sobre ser mãe

Que tal um pouco de inspiração para as mães que gostam de uma boa poesia? Este texto é uma coletânea carinhosa, que reúne alguns poemas emocionantes sobre a maternidade, seja através do olhar de uma mãe ou, então, de seus filhos e filhas. Vamos lá? Conheça agora mesmo...

Maternidade real: a visão de mulheres reais sobre ser mãe

Maternidade real: a visão de mulheres reais sobre ser mãe

"Viver a maternidade real é me doar a todo momento. É pensar e estar com ele no meu pensamento 24 horas por dia. É me preocupar, é sentir esse medo, acho que até mesmo um medo de perder. É querer aproveitar cada momento como se fosse único e pedir que o tempo pare."...

7 Comentários

  1. Paulo

    Ótimas dicas, muito obrigado pelo compartilhamento e “ensinamento”.

    Responder
  2. Jaciara Evangelista da Silva Gomes

    Boa noite! Sou Jaciara, casada há 7 anos e tenho Ana Sofia de 3 aninhos. Meu esposo Amauri, minha princesinha e eu costumamos nos reunir todas as noites para a leitura de um livro, infantil, é claro. Além disso, amamos ouvir e cantar juntos com ela as canções que aprende na escola e assistimos desenhos animados. Amo realizar atividades educativas com minha filha. Fiz a assinatura da leiturinha e ela se deleita a cada livro que recebe. Obrigada por selecionarem livros maravilhosos que ajudam e estimulam a imaginação de minha pequena. Um abraço a equipe leiturinha.

    Responder
  3. Nelson

    Muito boa essas dicas

    Responder
  4. Rosangele

    Muito importante, obrigado pelas dicas

    Responder
  5. Felisse

    Excelente texto!!! Acho muito importante esse vínculo! Ótimas dicas! Parabéns pelo blog!

    Responder
  6. Michelle

    Amei as dicas. Obrigada!

    Responder
  7. Rita de Cássia de Sá

    Adorei as dicas, com certeza vou colocar em prática com o meu pequeno. Obrigada.

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa leitura!