Carnaval inclusivo: é possível curtir a folia com filhos

jan 10, 2023 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Provavelmente, você já deve ter ouvido sobre lugares que são chamados de “Baby Friendly” ou “Kids Friendly”. São aqueles lugares que buscam incluir crianças e  bebês. Mas você pode estar pensando, “poxa, as crianças estão por toda parte, quase toda família tem uma ou mais, elas não deveriam ser bem-vindas em qualquer lugar?”. Infelizmente, a realidade não é bem assim. Então como podemos encontrar locais com um carnaval inclusivo para passar com as crianças?

Já sentiu dificuldade em achar passeios de carnaval inclusivo para os pequenos?

Um exemplo que aconteceu comigo é que na virada de ano eu e meu companheiro estávamos buscando um lugar onde pudéssemos beber, comer e ficar entre amigos. Mas todas as festas que encontrávamos, não pareciam aceitar bebês. Horários inadequados, pessoas sem filhos, música muito alta. Esse era o script. Sem termos nossos familiares por perto, ficamos em casa. 

Agora com o carnaval chegando, o dilema se estendeu.  Queria muito poder estar com meus amigos, mas como temos uma criança teremos direcionar nossa agenda. Não que isso seja algo ruim, mas exige que tenhamos uma rede de apoio mais aberta à recepção de nossos pequenos.

Como o carnaval é a festa mais democrática do Brasil, espaço é o que não falta! Não achou seu bloquinho ainda? Não esquenta, faça uma festa de carnaval para os pequenos ou então o seu próprio bloquinho!

Procure bloquinhos de rua para ir com os pequenos

Não, não estou falando apenas de bloquinhos infantis. Mas sim daqueles que possuem pessoas de todos os gêneros, formas e idades juntas e felizes. Não digo que você não deva ir aos bloquinhos destinados às crianças, mas é possível ir em outros e se divertir com seu filho em outros espaços também. 

Mas e se não encontrar nenhum?

Não consegue encontrar algum em sua cidade? Faça o seu próprio carnaval! Reúna alguns amigos, vá a uma praça ou ponto legal da sua cidade. O importante é sair de casa com os pequenos e ocupar os lugares da cidade!

Se não estivermos presentes em todos os espaços da cidade, eles nunca serão apropriados para nossas famílias. É claro, a segurança vem em primeiro lugar. Não podemos expor nossa crianças a riscos, mas é importante que também não deixemos de sair de casa com eles em épocas tão legais como no carnaval.

É necessário ocupar a cidade com o melhor que elas têm: as crianças!

Nossa sociedade precisa aprender a estar nos espaços onde as crianças estão. Elas estão em todos os lugares e muitas vezes são privados dos benefícios da cidade em nome da falta de compreensão daqueles que não convivem com maravilhas da infância! Os pequenos são parte de nós, do futuro e da sociedade. Por isso,  possuem o direito de estar em todos os lugares que podem. Dessa forma, é possível apresentar o mundo que elas tomarão no futuro breve.

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais