Eu fiquei em choque! Escuta essa. Conversando com uma amiga, por algum motivo que não faço a menor ideia qual, de repente comecei a lembrar e falar do seriado “Glub Glub”, um clássico da TV Cultura dos anos 90. Enquanto eu falava empolgado, percebi seu olhar curioso e levemente perdido. Parei e perguntei: Você conhece, né?” A resposta dela foi um grande “NÃO!” Entenderam o meu choque?
Ela passou a infância em outro país, o que a afastou de conhecer as produções daqui. Por outro lado, independente disso, é normal que de vez em quando a gente confunda as coisas. É que para mim o seriado foi tão importante, tem um registro tão forte na minha memória que automaticamente botei isso na conta da memória coletiva. E não é bem por aí. Só que isso me trouxe a seguinte ideia.
Quando a nostalgia conecta a família: clássicos para assistir com as crianças
No Blog da Leiturinha, a gente sempre destaca a importância dos momentos de leitura compartilhada com os pequenos, com dicas e incentivos para todos os gostos.
Pensando nisso, surgiu a ideia de compartilhar um momento com desenhos e séries antigas que marcaram gerações. Com histórias e ritmos bem diferentes das produções atuais, elas ainda podem ser incríveis para apresentar aos mais novos e garantir boas risadas e aventuras. E tem um algo a mais.
Assistir e estar junto de verdade
O algo a mais, a brincadeira dessa proposta está na palavra “nostalgia”. E olha que essa palavra tem força, viu?
Considere que é mais complicado para um adulto de agora se conectar com os desenhos atuais. Por mais que o desenho seja bem feito, não vai bater do mesmo jeito que batia quando era uma criança.
A chance de esse adulto fugir para o celular, cochilar ou achar tudo muito chato, é consideravelmente alta. E isso não é assistir junto, tchau-tchau magia e quebra o clima do estar junto em família.
Por isso, pode ser bem especial, vai ser outra energia, se o adulto, você, lembrar e escolher algum desenho que te marcou e promover um tempinho junto, compartilhando as memórias e experiências.
Encontrar o personagem favorito, o episódio especial e mesmo a música de abertura vão promover um outro tipo de conexão e encantamento.
Se a gente pode entender que a nostalgia é uma ponte que nos conecta por alguns instantes ao passado de forma afetiva, essa experiência pode colocar uma nova ponte, criando novas memórias afetivas com sua família. Que tal experimentar?
Clássicos para assistir com as crianças
Lembrando que essa é uma lista sem melhor ou pior, apenas um aleatório afetivo que me marcou. Eu mesmo fiquei com vontade de substituir alguns desenhos, porque essa é a graça de fazer uma lista. Vem conferir a minha lista de clássicos para assistir com as crianças e depois monte e vai curtir a sua:
1. A Pantera cor-de-rosa
O desenho acompanha a elegante e debochada pantera lidando com imprevistos do dia a dia, como afugentar um pernilongo barulhento, de forma cômica e surpreendente. O tema musical da pantera, composto por Henry Mancini, é um dos mais marcantes de todos os tempos.
2. Caverna do Dragão
Um grupo de amigos está passeando num parque de diversões e é transportado para outra realidade, onde eles se tornam a esperança de salvar os habitantes do maldoso Vingador, ao mesmo tempo em que tentam voltar para casa com a ajuda do Senhor dos Magos. Na época da produção, o desenho foi encerrado sem o capítulo final. Contudo, finalmente esse capítulo saiu e faz a alegria dos fãs.
3. Alf, o ETeimoso
O extraterrestre Alf cai na garagem de uma família norte-americana, que acaba por aceitá-lo e protegê-lo de forma escondida do governo, e vizinhos, enquanto ele conserta sua nave. Sempre muito bem humorado, ele muda a rotina (e como!) da família e a partir de seu olhar, aprende e ensina a conviver com os desafios e imprevistos da vida.
4. Mundo da Lua
“Alô, alô, planeta Terra chamando. Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do Mundo da Lua, onde tudo pode acontecer.” Precisa falar mais?
5. Duck Tales, os caçadores de aventuras
O trio Huguinho, Zezinho e Luizinho, os sobrinhos do Pato Donald, se mete em diversas aventuras e confusões sob a tutela provisória do Tio Patinhas. Olha que curioso, acho que nunca me interessei pelas histórias do desenho, mas a música da abertura me deixa empolgado até hoje. Você sabe cantar? “Aí vem o furacão, vem, emoção. Tem corrida e avião, tem, sensação. Velhos castelos, velhos duelo, DUCKTALES, uh-uh, são os caçadores de aventura, uh-uh”.
6. O Mundo de Beackman
O jeito mais gostoso de conhecer os mistérios da ciência com esse cientista muito autêntico e nonsense. Ao lado de sua assistente e um rato gigante, o trio apresenta o fascinante funcionamento das coisas e conceitos básicos da natureza com experimentos, curiosidades e desafios. Tem até episódio que viaja dentro de um nariz!
7. Thundercats
Aventura pura. Os Thundercats são um grupo de humanóides com características felinas, forçados a abandonar o seu planeta natal em busca de um novo lar. Quando finalmente encontram, se deparam com o terrível Mumm-Ra que pretende espalhar sua maldade por todos os cantos.
8. She-Ra e He-Man
Esse 2 em 1 é de respeito. Tanto as aventuras de She-Ra, quanto as de He-Man, retratavam a batalha entre o bem e o mal. Os desenhos falavam de amizade e respeito de uma forma simples e lúdica. Rever esses desenhos dá a oportunidade, também, de conferir as versões recentes que fizeram deles. Principalmente na de She-ha, que gerou um positivo debate por conta de seu olhar para a diversidade e humanidade das personagens.
9. Doug
Doug é o garoto novo na cidade. Um pouco tímido, um pouco ingênuo, um rapaz educado e legal. Na história acompanhamos o seu amadurecimento, as novas amizades, a relação com a família e as descobertas das surpresas da vida. Nesse desenho, há uma relação especial de Doug com o seu diário. Onde, a cada fim do dia, ele registra os seus pensamentos. É inspirador. E, na época, me inspirou a ter um diário também.
10. Capitão Planeta
Mais atual, impossível. Capitão Planeta é um herói que luta na preservação do meio ambiente. Ele surge da união dos cinco elementos, terra, fogo, vento, água e coração, e juntos enfrentam vilões que promovem a poluição e destruição da natureza.
Novos clássicos
Esse tópico aqui talvez mereça uma coluna especial. São desenhos lançados a partir dos anos 2000. Ou seja, eles são mais recentes do que os citados, e estão comprovando que ainda seguem interessantes. Vamos aproveitar e dar uma provocada com três lembranças.
1. Pocoyo
O Pocoyo é um garoto sensacional. Pura fofura. Ao lado de seus divertidos e coloridos amigos, cada episódio acompanha a turma brincando e explorando a vida da melhor maneira possível.
2. Dora Aventureira
Hi, there! Let’s go? Dora é a carismática garota que vive diferentes aventuras com seu amigo Botas, um macaco bem fofinho. O desenho apresenta episódios interessantes sobre empatia e companheirismo, sempre com música, leitura de mapas e situações complicadas em que é preciso pedir ajuda. E, o que destacou dos demais, com expressões em inglês que introduzem o idioma de forma engraçada e leve na vida dos pequenos.
3. Charlie e Lola
Uma série afetuosa onde acompanhamos os dois irmãos aprendendo a cuidar um do outro e se relacionar com o mundo. Com delicadeza, questões de responsabilidade, autocuidado e amizade aparecem em cada um dos episódios. Cativante.
Leia também: