8 filmes infantis brasileiros inspirados em livros

jun 19, 2021 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A literatura infantil brasileira é permeada de deliciosas histórias e clássicos que marcam gerações. Algumas dessas histórias, inclusive, já saíram das páginas e ganharam vida nas telonas, em filmes que emocionam pequenos e pequenas de todas as idades! Por isso, preparamos uma lista com 8 filmes infantis brasileiros que foram inspirados pela nossa rica literatura nacional.

Com certeza você vai se identificar com essas incríveis histórias. Então, apague as luzes, prepare a pipoca, convide o pequeno ou a pequena e aperte o play!

Filmes infantis brasileiros inspirados em livros que você não pode perder:

1. Menino Maluquinho (1995)

A adaptação do clássico de Ziraldo é um dos filmes infantis brasileiros que mais diverte os pequenos e as pequenas. Na trama, o Maluquinho vive rodeado de amigos e brincadeiras, mas passa por um momento difícil quando seus pais se separam. É quando o seu avô Passarinho convida ele e toda a sua turma para passar as férias em seu sítio. De forma simples e cheia de sensibilidade, esse filme encanta gerações!

Em 1998, Maluquinho continua suas aventuras na sequência do filme. Dessa vez, as férias da turminha foram na casa do vovô Tonico, onde muitos mistérios aconteceram!

2. Eu e Meu Guarda-Chuva (2010)

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Branco Mello, este filme conta a história de Eugênio, um garoto de 11 anos que vive grudado em um guarda-chuva, herdado de seu avô. Junto com Cebola, seu melhor amigo, vive grandes aventuras para resgatar Frida, sua grande paixão! Um daqueles filmes infantis brasileiros que não pode faltar no repertório da família!

3. Meu Pé de Laranja Lima (2012)

Inspirado no clássico da literatura brasileira que marcou várias gerações de crianças, o filme conta a história do pequeno Zezé que, diante de uma vida dura e pobre, encontra saída em sua imaginação. Assim, nasce a amizade com Minguinho, um pé de laranja-lima, com quem passa a brincar e a bater papo. Com um tom poético, a adaptação mantém o necessário tom de tristeza, sem deixar de lado a criatividade e a sinceridade da infância. Emocionante, para dizer no mínimo!

4. Turma da Mônica – Uma aventura no tempo (2007)

A tão amada turminha de Mauricio de Sousa sai dos quadrinhos e ganha as telas para embarcar em uma viagem no tempo! Quando Cebolinha e Cascão, para fugir de Mônica e suas temidas coelhadas de Sansão, invadem o laboratório de Franjinha, mal poderiam imaginar na aventura que estariam metendo a turma toda!

Em 2019, a Turma da Mônica retornou às telonas, mas dessa vez, em carne e osso! Turma da Mônica: Laços conta com um forte elenco e uma trama emocionante que certamente já colocaram essa super produção num lugar de destaque dos grandes filmes infantis brasileiros.

5. As aventuras do avião vermelho (2014)

Inspirado no clássico escrito por Erico Verissimo, As Aventuras do Avião Vermelho conta a história do pequeno Fernandinho que, após perder a mãe, acaba se tornando um garoto solitário, sem amigos e com problemas de relacionamento com o pai… Até que um livro de infância do pai lhe devolve a alegria. O pequeno, então, mergulha no universo da literatura e vive grandes aventuras!

6. Corda bamba, a história de uma menina equilibrista (2013)

Baseado no livro de mesmo nome de Lygia Bojunga Nunes, este filme conta a história de Maria, uma menina de 10 anos, filha de equilibristas. Criada no circo pelos padrinhos, a pequena se muda para a cidade grande para morar com sua avó. A partir daí, ela enfrenta algumas dificuldades para se adaptar à nova vida e para compreender o passado de seus pais. Sensível e emocionante, como os bons filmes infantis brasileiros costumam ser. 

7. O menino no espelho (2014)

Baseado no romance homônimo lançado em 1982 por Fernando Sabino, O menino no espelho tem traços autobiográficos do escritor, que nasceu em Belo Horizonte e levou uma infância tipicamente mineira. O filme conta a história do pequeno Fernando que está cansado de fazer as coisas chatas da vida e tem o sonho de criar um sósia que realize essas tarefas enquanto ele se diverte. E não é que um dia isso acontece de verdade? 😮

8. Pequenas histórias (2007)

Enquanto costura uma colcha de retalhos, sentada em uma varanda em algum lugar de Minas Gerais, uma senhora relembra contos que ouviu no decorrer de sua vida. Essa é uma linda viagem pela literatura oral. Afinal, quem conta um conto, aumenta um ponto! 

Depois de ver esses filmes infantis brasileiros, que tal um pouco de literatura?

🍿 Nesse clima gostoso de cinema nacional, separamos algumas dicas de leitura diretamente da Loja Leiturinha para que você e sua família continuem escrevendo histórias repletas de imaginação e aventuras mesmo sem sair de casa.

Confira as recomendações da Loja Leiturinha!

Turma da Mônica: Folclore Brasileiro

capa do livro turma da mônica folclore brasileiro de mauricio de sousa

Um dos aspectos mais ricos da cultura brasileira é o nosso diversificado folclore. São cantigas de roda, parlendas, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e gerações e até hoje encantam as crianças.

Em Turma da Mônica: Folclore Brasileiro, os personagens da brasileiríssima turminha mostram o quanto o folclore está presente no nosso cotidiano e como continua atraente, mesmo em tempos de computadores e videogames. Afinal, manter o folclore brasileiro vivo é missão de todos nós! Você conhece filmes infantis brasileiros inspirados pelo nosso folclore?

👉 Adquira este título aqui na Loja Leiturinha!

Ziraldo para Crianças

ziraldo coleção de livros para crianças clássicos da literatura

A coleção Ziraldo para Crianças conta com 3 livros do consagrado autor brasileiro que trazem o riso, o amor e a perda, temas complexos porém tratados de forma sensível, delicada e acessível. Lendo as histórias, não só os pequenos e as pequenas, mas também nós, adultos, aprendemos muito mais sobre as relações humanas e a vida.

👉 Clique aqui para adquirir essa incrível coleção na Loja Leiturinha!

Reinações de Narizinho

monteiro lobato reinações de narizinho clássicos da literatura infantil

Se os filmes infantis brasileiros já têm seus clássicos, o que dizer então da literatura infantil brasileira! Reinações de Narizinho é um livro que vive no imaginário de muitas crianças (inclusive as que já cresceram). Indispensável no cantinho de leitura do seu pequeno ou da sua pequena!

👉 Clique aqui para adquirir este livro na Loja Leiturinha!

📱 Você já tem o Aplicativo Leiturinha?

Acompanhe conteúdos exclusivos, acompanhe o envio do seu Kit Leiturinha, avalie os livros recebidos e muito mais! Basta procurar pela Leiturinha na barra de busca da AppStore ou do Google Play. Disponível tanto para assinantes quanto para não assinantes! 🐝

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais