5 razões para os pequenos serem tão apaixonados por desenhos animados

nov 12, 2020 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Acordar de manhã, pular da cama, correr para o sofá e ligar a TV no seu desenho favorito. Esse ritual faz parte do dia a dia da maioria das crianças, não é mesmo? E também fez parte da infância de muitos dos pais! Seja na TV, no computador, no tablet ou no celular, os pequenos não resistem aos desenhos animados. Patrulha Canina, Mundo Bita, Peppa, Galinha Pintadinha, Masha e o Urso, Caillou, Peixonauta… Provavelmente, algum desses desenhos faz parte da programação diária aí da sua casa. Afinal, por que os pequenos são tão fascinados pelos desenhos animados?

Pois nós listamos abaixo 5 motivos que explicam a verdadeira paixão das crianças pelas histórias e pelos personagens dos desenhos. Acompanhe!

1. Linguagem adequada ao imaginário infantil

Desenhos adequados ao público infantil são ótimos em se comunicar com os pequenos e pequenas. Com uma linguagem simples e divertida, os desenhos se adequam ao imaginário das crianças, que se envolvem e se identificam com as histórias e seus personagens.

2. Ludicidade e diversão das histórias

Os cenários e narrativas dos desenhos são sempre muito lúdicos e divertidos e, quase sempre, voltados para a aventura. Essa é uma temática que os pequenos, com seu espírito aventureiro e curiosidade, adoram! Com isso, muitas vezes, os desenhos geram brincadeiras que dão continuidade ou imitam as histórias narradas.

3. Fuga da realidade

Outra característica comum nos desenhos animados são os acontecimentos impossíveis que os pequenos tanto gostam. Pessoas que voam, aviões que falam, cães que salvam o mundo… As histórias são verdadeiros alimentos para a criatividade e imaginação das crianças!

Leia também: 7 desenhos e animações que seu filho deveria assistir

4. Enquadramento positivo

Nas histórias dos desenhos animados tudo quase sempre acaba bem e, ao final, importantes lições são passadas aos pequenos. Por isso, além de se divertirem, as crianças ainda aprendem sobre diversos temas, como superar desafios e respeitar as diferenças e sobre novos lugares e culturas.  

5. Identificação com os personagens

É comum ver os pequenos brincando de ser o personagem X ou Y de algum desenho, imitando sua personalidade e atitudes. Isso acontece porque ao assistirem a um desenho animado, é fácil para os pequenos se reconhecerem ou se identificarem com pelo menos um dos personagens, seja por sua forma de ser ou por suas características físicas, por exemplo.

Gostou e quer continuar explorando o universo dos personagens com o seu pequeno ou pequena? Na Loja Leiturinha, temos as opções ideais para sua família! Acesse a Loja e descubra a melhor seleção de livros infantis!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais