Por que ler para as crianças é importante?

dez 16, 2020 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A princípio, esta pode parecer uma pergunta com resposta óbvia, não é mesmo? No entanto, questionar-se por que ler para crianças é importante nos ajuda a compreender melhor o impacto que nossas decisões têm para os pequenos e pequenas. Afinal, seja como mães, pais, cuidadores ou professores, decidir tornar a leitura para crianças um hábito tem o potencial de influenciar diversas áreas do desenvolvimento infantil. Então, que tal entendermos um pouquinho como isso acontece? Confira no texto abaixo! 📚🌻

Leia mais:
👉 O que é mediação de leitura?
👉 Dicas para montar uma biblioteca infantil em casa
👉 Por que apresentar diversos formatos de livros para crianças?

Por que ler para as crianças é importante?

Existem muitos motivos para ler para os pequenos e pequenas! 😍 No entanto, para tornar a explicação mais sucinta, escolhemos três grandes razões para ler para as crianças. Acompanhe:

1. Auxilia na compreensão de si mesmas

A leitura apresenta para nossos pequenos uma gama de situações com as quais eles podem se identificar. Dentre elas, estão diversos conflitos e sentimentos que precisam ser administrados pelas crianças. Imagina só: se lidar com questões como a frustração ou o medo é algo difícil para nós, adultos, como seria simples para uma criança? Afinal, para elas tudo é novo! E, conforme vão vivenciando o cotidiano, passam pelos mesmos problemas que nós.

Muitas vezes, pensamos que ser criança é fácil. Afinal, quem nunca escutou essa afirmação por aí, não é? Na realidade, porém, os pequenos também são expostos a dificuldades cotidianas. Seja pela necessidade de se adaptarem ao convívio social, de sentirem a pressão da comparação com outras crianças (acredite, isso acontece) ou por não terem acesso ao que queriam naquele momento, por exemplo. Razões não faltam para as crianças se sentirem confusas ou aflitas. 

É nesse momento que a leitura apresenta aquilo de que tanto necessitam: um caminho! Sim. É exatamente isso que histórias como a do Gato Pete, por exemplo, fazem pelas crianças. Por meio da leitura, os pequenos podem se identificar com as personagens e entender melhor o que elas próprias estão sentindo.

E quando essa leitura é mediada por seus adultos de referência, todo esse aprendizado se potencializa! E é assim, com a leitura e o diálogo, que os pequenos e pequenas passam a enxergar melhores formas de lidar com seus sentimentos. 💕

2. Favorece o desenvolvimento de habilidades relacionais

Outro ponto de extrema relevância na leitura para crianças está ligado aos laços sociais. 💬 A literatura infantil traz para os pequenos um repertório importante, que auxilia no desenvolvimento de habilidades relevantes socialmente. Isto é, a criança visualiza uma série de atitudes e posicionamentos que a levam a enxergar melhor o outro. Assim, podem também se relacionar de maneira mais saudável e confiante.

Além disso, quando a leitura é feita com um responsável, a percepção da criança sobre o tema abordado se consolida de maneira ainda mais forte. Isso porque a mensagem é validada pelo familiar que a lê, reforçando a relevância do que é tratado na história. Desse modo, habilidades relacionais, como a empatia, podem ser ricamente trabalhadas ao ler para uma criança.

O livro Gentileza, enviado pelo Clube Leiturinha em dezembro para seus Leitores em Processo, é uma dessas cativantes leituras que mostram o poder de abraçar as diferenças, por exemplo. Trata-se de um livro inspirador, que acolhe os pequenos e pequenas e ensina também os adultos!

Gentileza

Gentileza

Imagine um mundo onde todos são gentis: assim começa o livro Gentileza. Essa obra nos mostra que não existe gesto pequeno demais para fazer um mundo melhor! Com ele, a sua criança verá que existem muitas e muitas formas de sermos gentis.

Diante da difícil situação das famílias refugiadas, espalhadas por diversas partes do mundo, existe o poder do “sejam bem-vindos”. Frente às diferenças, há o poder da inclusão. Quando sobra tristeza, podemos recorrer ao alívio de um abraço. E quando nada bastar, podemos fazer a gentileza de simplesmente continuar ali. Um ao lado do outro, doando nossos ouvidos.

Assim, é um livro inspirador que fala a todos nós. Porque todos podemos ser gentis!

👉 Clique aqui para ver o livro “Gentileza” na Loja Leiturinha!

3. Fortalece vínculos e memórias

Finalmente, mas de modo algum menos importante, a leitura mediada cria o espaço perfeito para o estabelecimento e aprofundamento de vínculos afetivos. 🥰 No momento em que mãe, pai, avós, cuidadores ou professores leem para crianças, o desenvolvimento infantil se torna o centro das atenções. E os pequenos sabem que aquele tempo foi tirado e pensado especialmente para eles!

As histórias lidas e os personagens vistos tornam-se memórias atreladas aos adultos leitores que apresentaram o livro ao pequeno. Dessa forma, o relacionamento se fortalece e se tem dois ganhos em um: a criança se sente valorizada e, ao mesmo tempo, atribui maior importância ao hábito da leitura.

Diante de tudo isso, imagino que deu vontade de pegar aquele livro favorito da sua criança e ler para ela, não é mesmo? Boa Leiturinha para vocês!

Você gostou de descobrir por que ler para as crianças é importante? Quer continuar lendo e vivendo as melhores histórias com as crianças? Então, não deixe de conhecer o Clube Leiturinha: o maior clube de livros infantis da América Latina! Acesse o site, escolha o plano ideal para sua família e receba todo mês o livro ideal para seu pequeno ou pequena, na sua casa! 📚❤️

Jéssica Oliveira

Linguista e curadora na Leiturinha. É apaixonada pelo poder das palavras, pela educação em linguagens e pela excelência na produção de livros. É mestre em Estudos da Linguagem, pós-graduanda em Produção Editorial e formada em Letras – Português e Literaturas. Ama o universo da literatura infanto-juvenil e acredita que ele nos acompanha desde a barriga até nossos cabelos brancos.

    Acompanhe nossas redes sociais