5 coisas que só crianças que amam ler entendem

jan 7, 2022 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Algumas coisas na vida são tão especiais que queremos repetir várias e várias vezes! Além disso, todos nós temos algum apego à lembranças específicas, não é mesmo? Sejam as lembranças de uma viagem em família, uma festa de aniversário, um filme ou um episódio da nossa série favorita. Agora, se tem uma coisa que é deliciosa, é ler e reler os nossos livros favoritos! Por isso, crianças que amam ler estão diante de uma oportunidade incrível de viajar sem sair do lugar, conhecer coisas novas e aprender muita coisa legal. Pensando nisso, que tal descobrir 5 coisas que só crianças que amam ler entendem? Acompanhe! 📚❤️

Leia mais:
👉 Descubra os benefícios da leitura na infância
👉 Livros sobre representatividade negra para crianças
👉 Personagens assustadores: quando o livro provoca medo ou ansiedade

Crianças que amam ler se divertem muito mais

A diversão pode ser fruto de diversos estímulos, ao longo de toda a vida. É o caso das brincadeiras, jogos, piadas e histórias engraçadas que nos contam, por exemplo. Além disso, a descontração com os amigos, passeios em família e muitas outras atividades nos inspiram a rir, sorrir e nos alegrar!

Assim como ir à escola e encontrar amigos, colegas e professores, o entretenimento e as atividades culturais também fazem parte das tarefas divertidas que podemos fazer. E essas são atividades que devem ser incentivadas pelos pais, mães ou responsáveis. Afinal, são justamente elas que ensinam para as crianças a importância de aprender se divertindo!

Existem muitas atividades prazerosas, que nos encantam e fazem nossos olhos brilharem. E, ao mesmo tempo que estamos aprendendo alguma coisa, podemos enriquecer nosso conhecimento e ampliar a nossa imaginação! 🌈

Entre as atividades que nos divertem e ensinam, podemos citar:

  • Cantar uma música;
  • Dançar;
  • Jogar videogame;
  • Assistir a filmes, desenhos e séries;
  • Andar de bicicleta, pular corda e correr descalço na grama;
  • Ler um livro, revistas e histórias em quadrinhos.

E é sobre esse último tópico que queremos falar neste texto! A leitura é um dos principais recursos que pais, mães, responsáveis, professores e demais adultos podem utilizar para estimular os pequenos e as pequenas a exercitar a criatividade e a imaginação. Além disso, o hábito de ler apoia o desenvolvimento cognitivo, empático e emocional das crianças. Quer saber mais sobre coisas que só crianças que amam ler entendem? Confira abaixo!

5 coisas que só crianças que amam ler entendem

Sabemos que, tendo um livro em mãos, o pequeno leitor e a pequena leitora têm a certeza de que a diversão está garantida! Mas, além disso, crianças que amam ler têm uma percepção de mundo diferenciada daquelas que não são expostas à leitura. Isso porque sua compreensão espacial e temporal são ampliadas, assim como seu autoconhecimento. Pensando nisso, vamos falar sobre cinco coisas que só crianças que amam ler entendem? Eu tenho certeza de que elas vão concordar!

1. Viajar no tempo

Se tem uma coisa que todo mundo gostaria de fazer é viajar no tempo, não é mesmo? Muitos adultos passam a vida inteira tentando encontrar uma forma de fazer uma viagem dessas!

Acontece que, aparentemente, os ingressos já estão disponíveis para aqueles que sabem aproveitar um bom livro de histórias. Sejam elas de ficção ou de algum gênero literário que nos faça viajar no tempo! 🕰️

O pequeno leitor sabe bem que, dentro do livro, ele pode ir para onde e quando quiser, sem interrupções. E essa é uma das maravilhas de ser criança! Poder dizer para todo mundo que você teve uma experiência incrível no futuro. Ou então que conheceu alguém muito importante do passado! Com certeza, essa é uma das coisas mais incríveis que só crianças que amam ler entendem!

2. Conhecer novos lugares e novas culturas

E por falar em viajar, as crianças que amam ler estão diante de infinitas possibilidades de se conhecer novos lugares, culturas e pessoas diferentes todos os dias! A leitura é uma fonte riquíssima de sabedoria. Com ela, pessoas de qualquer idade podem desfrutar de novos conhecimentos e saberes.

Além disso, vale lembrar que ler é uma das maneiras de aprender a falar outro idioma. Também é por meio da leitura que visitamos lugares que nem existem mais, e que talvez nunca nem existiram, e estão só na mente do autor!

O pequeno leitor ou pequena leitora sabe muito bem explorar essas rotas. E aprende facilmente como aproveitar cada instante e descobrir sempre um pouquinho mais! 🗺️

3. Usar a imaginação e a fantasia para criar universos paralelos

Não tem nada mais legal do que colocar a cabeça para funcionar. E para isso, nada melhor do que ler e usar a imaginação! Que tal fantasiar situações, personagens, mundos e universos paralelos?

A imaginação das crianças jamais pode ser tolhida! Ao contrário, pais, mães e demais responsáveis pelo seu desenvolvimento devem priorizar essa atividade. Afinal, ao incentivar a criatividade, criamos pessoas capazes de encontrar novas soluções para seus problemas.

4. Interpretar seu personagem favorito

Ao ler uma história gostosa ou muito divertida, o pequeno leitor e a pequena leitora podem desejar transferir aquela narrativa para a vida real. Ou seja, vivenciar as histórias dos livros! Assim, as crianças podem interpretar no dia-a-dia seus personagens favoritos, como heróis, fadas e robôs, imitando-os em diversas situações.

Até como sugestão, ao terminar de ler uma história para uma criança, os adultos podem convidá-las para fazer uma encenação, como em uma peça de teatro. Aproveite que as falas e o roteiro estão fresquinhos na cabeça, e solte as asas da imaginação! Crie na sala, no quarto ou no quintal um verdadeiro teatro, com palco, plateia e os atores. As crianças com certeza irão adorar! 🎭

5. Ter a companhia de um amigo imaginário

Por vezes, a imaginação de uma criança vai muito além, criando para si personagens imaginários. Estes fazem companhia a ela, especialmente nas ocasiões em que ela se sente sozinha, por exemplo.

O amigo imaginário pode contribuir o desenvolvimento cognitivo saudável das crianças. Por isso, é recomendado aos adultos não criticarem ou fazerem brincadeiras constrangedoras com meninos e meninas que tenham seus amigos imaginários. Contudo, é sempre importante que pais, mães e demais responsáveis estejam atentos, e não deixem de acompanhar de perto os sinais desse personagem, tudo bem?

A Leiturinha é para crianças que amam ler

A companhia dos livros é fundamental em todas as fases da vida, especialmente quando o ser humano está se conhecendo e também conhecendo os outros e o mundo. Por isso, a Leiturinha é a parceira dos pais e mães durante o crescimento das crianças!

Na Loja Leiturinha, os adultos encontram títulos dos mais diversos gêneros para as crianças que amam ler. E para aqueles que mesmo com a correria do dia-a-dia não abrem mão de passar mais tempo com os pequenos e pequenas, o Clube Leiturinha é a opção ideal!

Aproveite cada instante com as crianças, entre na história, faça parte da brincadeira e divirta-se com elas! E lembre-se: não deixe de incentivar as crianças que amam ler! Ajude-as a seguir este caminho prazeroso e cheio de aventuras!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais