Personagens assustadores: quando o livro provoca medo ou ansiedade

Os livros são parceiros de muito aprendizado. Afinal, eles podem ajudar as crianças a lidarem com fases e assuntos delicados, como separação dos pais, chegada de irmãozinhos, birras, desfralde, ansiedade de separação, medo do escuro, luto e muitos outros! 📚💪 Mas, e quando em vez de ajudar a resolver, eles parecem provocar comportamentos e sentimentos indesejados na criança, como medo ou ansiedade? Certamente, Livros com personagens assustadores são uma realidade, mesmo quando estamos falando sobre o universo infantil. Afinal, o que pode ser super tranquilo para certas crianças (como a imagem de uma bruxa ou de um monstro, por exemplo), pode ser fonte de medo e angústia para outras. 

Nesse sentido, o que você costuma fazer quando isso acontece na sua casa? É comum que a primeira reação seja tirar o livro do alcance da criança, escondê-lo ou até mesmo levá-lo para doação. Mas o que aconteceria se esse livro com personagens assustadores continuasse ao alcance da criança para que ela mesma decidisse o momento de voltar a abri-lo? 

👉 Leia mais: E quando o pequeno tem medo do livro?

Livros com personagens assustadores: O relato de uma experiência pessoal

Um dia, minha filha de 5 anos me perguntou por que a história da Branca de Neve tinha tanta maldade. 🍎👀 Isso depois de ouvir a história toda e se sentir muito desconfortável. Expliquei que era normal ter essa sensação. Que não precisávamos ler de novo se ela não estivesse se sentindo bem com a história. Mas o livro se manteve ali ao seu alcance. Expliquei também que a história era só uma imaginação e que tudo bem se a gente imaginar coisas que, na vida real, não fôssemos fazer. 

Ela se mostrou mais aliviada com a explicação, mas ainda assim não quis ouvir a história novamente. E tudo bem. Ela entendeu algo importante: não é porque lemos, assistimos ou ouvimos algo que nos incomoda, que nós vamos fazer aquilo ou que a mesma situação acontece na vida real. 

Expliquei a ela que as pessoas têm necessidade de inventar histórias assim porque é um jeito interessante de colocar pra fora esses sentimentos não tão bons. E mais: que nós temos necessidade de ouvir essas histórias porque, lá no fundo, conhecemos esses sentimentos de outros lugares. 

Livros são lugares seguros para se ter contato com todos os sentimentos

Essa foi só uma experiência, de muitas outras que tivemos. E foi a nossa. Cada um vai vivenciar esses momentos de maneiras diferentes, e está tudo bem. Nem sempre o papo acontece, nem sempre existe espaço para o diálogo e cada um segue sua intuição para lidar da melhor forma possível. 

O exemplo que trouxe aqui mostra apenas que existe um caminho possível em sermos honestos, em não termos medo de falar sobre temas delicados com as crianças. Do luto aos personagens assustadores, falar sobre temas espinhentos é fundamental para o desenvolvimento infantil. Caso privemos as crianças de entrarem em contato com esses sentimentos desafiadores, retiramos delas a oportunidade de acessar seus próprios medos. Isso impacta diretamente na forma como pequenos e pequenas lidam com suas angústias. O ideal é que eles desenvolvam essa habilidade de forma segura e na companhia afetuosa dos pais, mães e tutores. 

Aliás, medo e curiosidade são impulsos muito amigos! Basta ver como o medo surge de elementos, na maioria das vezes, imaginários, criados pela própria pessoa em momentos de muita criatividade. Assim, toda história pode fornecer muitos elementos, tanto para as brincadeiras de faz-de-conta, como para dar corpo, voz, formato, cor e cheiro para um medo possivelmente guardadinho no imaginário, pronto para se manifestar de qualquer maneira.

Mas o que fazer quando os pequenos têm medo do livro?

Se você tem um livro que provoca, instiga ou causa medo na criança, isso quer dizer que este livro é verdadeiramente significativo para ela. Afinal de contas, significa que os elementos do livro dialogam diretamente com os elementos presentes no imaginário do pequeno leitor, guardados no fundo da “gaveta emocional” e prontos para sair. E, se o medo é despertado por um livro, ótimo! Dessa forma, você tem a oportunidade de dar voz a esse medo de maneira segura, em um ambiente em que a imaginação é aliada. Inclusive, para se criar formas de superar e ressignificar esse sentimento. 

1️⃣ Dica da Leiturinha para falar sobre medos e personagens assustadores com as crianças

O time de Conteúdo da Leiturinha, em parceria com o time de Curadoria, preparou um e-book super completo falando os vilões nas histórias infantis e seu papel fundamental para o entendimento das crianças sobre muitas lições e características da vida em sociedade.

Nesse material você vai encontrar informações super importantes, além de  dicas de leituras para a família.
Baixe o e-book GRATUITO Vilões nas histórias infantis: Qual a importância destes personagens para as crianças? clicando AQUI

2️⃣ Dicas da PlayKids Store para falar sobre medos e personagens assustadores com as crianças

E se gostou do tema, segue aqui uma lista especial, com livros para abordar o tema do medo com as crianças de forma lúdica e divertida! Quem sabe até, ressignificar aquele medo que anda rondando por aí… 

➡️ Livro Medos por todo lugar – Original Leiturinha

A irmã de Luiza vai para a faculdade, e a família precisa se mudar de cidade. A menina não entende por que não pode continuar tudo como era antes e cria resistência com tudo que é novo: as paredes da casa são muito brancas, o quarto é grande demais, a rua parece gritar para que ela saia dali, os alunos a encaram o tempo todo, tudo parece estar errado. Até que Luiza conhece Sofia, que a ajuda a perceber que está tudo bem em conviver com o novo, e que aos poucos as coisas se ajeitam.

👉 Clique aqui para adquirir o título na PlayKids Store!

➡️ Livro Turma da Mônica: Medo Assim Eu Nunca Senti – Ed Girassol

Seu Xavecão leva a criançada a um inesperado destino: um cemitério, onde tem início uma série de eventos inexplicáveis. Descubra como a Turminha do Limoeiro vai enfrentar o medo para sair dessa. Ah, a capa, se exposta à luz por algum tempo, vai brilhar no escuro!

👉 Clique aqui para adquirir o título na PlayKids Store!

➡️ Livro Não Tenho (Muito) Medo do Escuro – Ed Usborne

Quando o sol se põe, o Escuro se aproxima, e ele pode ser assustador, mas também outras coisas, dependendo de como o vemos. Este lindo livro ilustrado conta a história de um menino com medo do escuro e está repleto de textos amigáveis, e centenas de recortes para espiar, além de um lindo céu estrelado. Perfeito para inspirar nas crianças uma atitude positiva com relação ao escuro, incluindo a ideia que só é possível ver as estrelas quando está realmente escuro.

👉 Clique aqui para adquirir o título na PlayKids Store!

Leia mais:

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados:

Acompanhe nossas redes sociais