Personagens assustadores: quando o livro provoca medo ou ansiedade

out 31, 2021 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os livros são parceiros de muito aprendizado. Eles podem ajudar as crianças a lidarem com fases e assuntos delicados, como separação dos pais, chegada de irmãozinhos, birras, desfralde, ansiedade de separação, medo do escuro, luto e muitos outros! 📚💪 Mas, e quando em vez de ajudar a resolver, eles parecem provocar comportamentos e sentimentos indesejados na criança, como medo ou ansiedade? Livros com personagens assustadores são uma realidade, mesmo quando estamos falando sobre o universo infantil. Afinal, o que pode ser super tranquilo para certas crianças (como a imagem de uma bruxa ou de um monstro, por exemplo), pode ser fonte de medo e angústia para outras. 

O que você costuma fazer quando isso acontece na sua casa? É comum que a primeira reação seja tirar o livro do alcance da criança, escondê-lo ou até mesmo levá-lo para doação. Mas o que aconteceria se esse livro com personagens assustadores continuasse ao alcance da criança para que ela mesma decidisse o momento de voltar a abri-lo? 

👉 Leia mais: E quando o pequeno tem medo do livro?

Livros com personagens assustadores: O relato de uma experiência pessoal

Um dia, minha filha de 5 anos me perguntou por que a história da Branca de Neve tinha tanta maldade. 🍎👀 Isso depois de ouvir a história toda e se sentir muito desconfortável. Expliquei que era normal ter essa sensação. Que não precisávamos ler de novo se ela não estivesse se sentindo bem com a história. Mas o livro se manteve ali ao seu alcance. Expliquei também que a história era só uma imaginação e que tudo bem se a gente imaginar coisas que, na vida real, não fôssemos fazer. 

Ela se mostrou mais aliviada com a explicação, mas ainda assim não quis ouvir a história novamente. E tudo bem. Ela entendeu algo importante: não é porque lemos, assistimos ou ouvimos algo que nos incomoda, que nós vamos fazer aquilo ou que a mesma situação acontece na vida real. 

Expliquei a ela que as pessoas têm necessidade de inventar histórias assim porque é um jeito interessante de colocar pra fora esses sentimentos não tão bons. E mais: que nós temos necessidade de ouvir essas histórias porque, lá no fundo, conhecemos esses sentimentos de outros lugares. 

Livros são lugares seguros para se ter contato com todos os sentimentos

Essa foi só uma experiência, de muitas outras que tivemos. E foi a nossa. Cada um vai vivenciar esses momentos de maneiras diferentes, e está tudo bem. Nem sempre o papo acontece, nem sempre existe espaço para o diálogo e cada um segue sua intuição para lidar da melhor forma possível. 

O exemplo que trouxe aqui mostra apenas que existe um caminho possível em sermos honestos, em não termos medo de falar sobre temas delicados com as crianças. Do luto aos personagens assustadores, falar sobre temas espinhentos é fundamental para o desenvolvimento infantil. Caso privemos as crianças de entrarem em contato com esses sentimentos desafiadores, retiramos delas a oportunidade de acessar seus próprios medos. Isso impacta diretamente na forma como pequenos e pequenas lidam com suas angústias. O ideal é que eles desenvolvam essa habilidade de forma segura e na companhia afetuosa dos pais, mães e tutores. 

Aliás, medo e curiosidade são impulsos muito amigos! Basta ver como o medo surge de elementos, na maioria das vezes, imaginários, criados pela própria pessoa em momentos de muita criatividade. Assim, toda história pode fornecer muitos elementos, tanto para as brincadeiras de faz-de-conta, como para dar corpo, voz, formato, cor e cheiro para um medo possivelmente guardadinho no imaginário, pronto para se manifestar de qualquer maneira.

Mas o que fazer quando os pequenos têm medo do livro?

Se você tem um livro que provoca, instiga ou causa medo na criança, isso quer dizer que este livro é verdadeiramente significativo para ela. Afinal de contas, significa que os elementos do livro dialogam diretamente com os elementos presentes no imaginário do pequeno leitor, guardados no fundo da “gaveta emocional” e prontos para sair. E, se o medo é despertado por um livro, ótimo! Dessa forma, você tem a oportunidade de dar voz a esse medo de maneira segura, em um ambiente em que a imaginação é aliada. Inclusive, para se criar formas de superar e ressignificar esse sentimento. 

👉 Compartilhe com a gente nos comentários uma situação parecida que você já vivenciou em casa! Seu filho ou sua filha tem/teve medo de personagens assustadores em livros? 

Dicas da Loja Leiturinha para falar sobre medos e personagens assustadores com as crianças

E se gostou do tema, segue aqui uma lista especial, com livros para abordar o tema do medo com as crianças de forma lúdica e divertida! Quem sabe até, ressignificar aquele medo perturbador que anda rondando por aí… 

Quem vem lá?

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha

Este livro apresenta a temática do medo de uma forma sutil e lúdica. Por isso, Quem vem lá? pode ser um grande aliado das crianças a lidar com seus sentimentos. O livro aborda o tema de forma leve e divertida, mostrando aos pequenos que, olhando mais de pertinho, aquela coisa assustadora pode ser mostrar bem menor do que parece… é tudo uma questão de perspectiva.  

👉 Clique aqui para adquirir o título na Loja Leiturinha!

Se eu abrir esta porta agora…

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha

Temos certeza de que esta publicação vai te surpreender do começo ao fim! Se eu abrir essa porta agora… tem formato diferenciado, mostrando os dois lados de uma porta de armário: o que tem, o que pode ter… 👀 É pura brincadeira para a imaginação dos pequenos e das pequenas! Além disso, é uma ótima forma de lidar com os medos e deixá-los assim, bem menorzinhos (e até mesmo divertidos).

Conquistou o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) de 2019, nas categorias Criança e Projeto Editorial.

👉 Clique aqui para adquirir o título na Loja Leiturinha!

Enquanto seu lobo não vem

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha

🎵Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau…? Esta é uma das perguntas feitas na clássica cantiga infantil que muitos de nós conhecemos. Porém, todos sabemos quem é Chapeuzinho Vermelho, mas nada sobre o tal do Lobo, não é mesmo? Essa história infantil que percorre nosso imaginário foi ressignificada no Original Leiturinha Enquanto Seu Lobo Não Vem, que fez muito sucesso entre os assinantes do Clube Leiturinha. 

👉 Clique aqui para adquirir o título na Loja Leiturinha!

Monstronário

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha

No livro infantil Monstronário, da Estrela Cultural, você encontrará personagens do folclore brasileiro que desfilam seus adoráveis trejeitos assustadores de forma bem-humorada. O guia possui um repertório único, no qual o fantástico convive com o popular, traduzindo nessa imensa riqueza cultural. Dizem que eles vivem apenas na imaginação daqueles que adoram contar causos… Mas quem pode garantir? 👀

👉 Clique aqui para adquirir o título na Loja Leiturinha!

Coleção Grúfalo

Clique na imagem para ver o título na Loja Leiturinha

O Grúfalo é uma criatura assustadora nascida da mente imaginativa de um pequeno ratinho astuto. Sucesso mundial, essa história foi escrita pela britânica Julia Donaldson e ilustrada pelo alemão Axel Scheffler, e já é considerada um clássico da literatura infantil. A coleção de livros interativos do Grúfalo para crianças traz o personagem assustador em dois livros que também são quebra-cabeça. Servem para encontrar o Grúfalo e aprender a contar!

👉 Clique aqui para adquirir o título na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais