Coleção Filosofinhas: livros sobre mulheres que marcaram a história

mar 8, 2021 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Loja Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Muitos já conhecem a Coleção Filosofinhos, da Tomo Editorial, não é mesmo? São nove livros, sobre filósofos como Platão, Aristóteles e Sócrates, por exemplo. A proposta da coleção é simples e, por isso, tão forte e bela: tornar acessível às crianças extratos do pensamento e da biografia de grandes nomes que fizeram história. Mas, espera… faltava algo muito especial: as mulheres! Então, finalmente, para nossa alegria, elas chegaram! Conheça agora mesmo a Coleção Filosofinhas e descubra livros infantis sobre mulheres que também marcaram a história. Confira!

Coleção Filosofinhas: conheça as grandes pensadoras da história

Conheça a Coleção Filosofinhas

Filosofia é uma atividade para meninas? E existe algum campo que não seja?

Assim começa a apresentação da nova coleção da Tomo Editorial, a Coleção Filosofinhas! Trazendo um nome da antiguidade e outro contemporâneo, essa coleção veio com uma grande missão: dar grandes referências para inspirar as novas gerações. Além disso, a coleção dá voz à grandes mulheres que, pela força de seus pensamentos e pela sua contribuição às mais diversas áreas, são consideradas pensadoras clássicas.

Famoso, o psicanalista Freud teve sua teoria difundida no mundo todo. Tanto que todo mundo, hoje em dia, brinca com verbetes ou pequenas doses de psicanálise, não é verdade? Complexo de Édipo, inconsciente, ego… já são conceitos amplamente difundidos, ainda que de forma superficial. Mas, você já ouviu falar em Melanie Klein? Da mesma forma, todos nós já estudamos sobre o teorema de Pitágoras na escola, mas você já ouviu falar na filósofa Temistocleia?

Por que falar sobre mulheres que marcaram a história?

Não é surpresa ou segredo que a contribuição das mulheres ao longo da história foi diminuída e até mesmo silenciada de várias maneiras. Por vezes, não se tem registros históricos sobre sua contribuição. Em outros casos, seus estudos simplesmente não são escolhidos como as leituras obrigatórias e oficiais. Soma-se a isso a dificuldade que essas mulheres encontraram para poderem estudar, já que por muito tempo o lugar da mulher na sociedade foi apenas o da reprodução da vida e o cuidado com a família, por exemplo.

Depois de décadas de luta e enfrentamento, embora ainda seja necessário defender a igualdade de gênero, hoje podemos dizer que nosso pensamento não mais será cerceado! E diante desses novos tempos, dizemos ainda: queremos resgatar nomes que foram silenciados ao longo da história e fazer jus ao pensamento de grandes mulheres, protagonistas de seu tempo. 

Por isso, cada vez mais veremos livros para crianças, em linguagem lúdica e acessível, falando em nomes que nunca deveriam ter ficado nas sombras. Assim como Temistocleia, que teve o registro de sua existência ocultado e sua contribuição apagada enquanto importante sacerdotisa do templo de Apolo (o Deus da sabedoria na mitologia grega), muitas outras mulheres tiveram suas existências invisibilizadas ao longo da história.

Afinal, como nos disse Italo Calvino, um clássico é um livro que nunca termina de dizer aquilo que tem para dizer. Nesse sentido, enquanto lemos seus livros e suas ideias, essas autoras continuarão a existir através de nós. E, quem sabe, com isso contribuiremos para que nosso futuro seja menos sombrio para nós e para nossas crianças!

Pensando nisso, a Coleção Filosofinhas já está disponível na Loja Leiturinha. Lançada no mês de março, no qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher, a coleção estará com cupom de desconto durante todo o seu lançamento. E, assim, poderemos incentivar os questionamentos das crianças ao lado das maiores filósofas da história. Aproveite!

Contação de história: Temistocleia

Se você gostou da Coleção Filosofinhas e quer ter um gostinho de um dos livros da coleção, confira agora mesmo a leitura de Temistocleia!

 Ah! E a Coleção Filosofinhas promete crescer! Por isso, conte para nós: quem você gostaria de ver entre as Filosofinhas? Deixe seu comentário!

Quer levar a Coleção Filosofinhas para a sua casa? Então, clique aqui e acesse o site da Loja Leiturinha!

Leia mais:

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais