Embalando o sono dos pequenos: histórias para contar antes de dormir

Ah… Quem não adora uma boa história? Repletas de ludicidade, elas nos transportam para outros lugares, fazendo a nossa imaginação voar longe! Quando cheias de afeto, nos fazem sentir abraçados, encantando e aproximando adultos e crianças. Quando à noite, na hora de dormir, embalam o sono, fortalecem o vínculo entre pais e filhos e interiorizam o hábito da leitura. Como já falamos aqui no Blog Leiturinha, por meio da sonorização das palavras e da entonação da voz, o bebê passa a reconhecer cada dia mais seu(a) cuidador(a), sendo também uma ótima maneira de tranquilizá-lo e prepará-lo para dormir. Pensando nisso, listamos aqui lindas histórias para contar antes de dormir.

8 livros infantis perfeitos para ler na hora de dormir

1. A Verdadeira História dos Três Porquinhos

Editora: Cia das Letrinhas

Todo mundo conhece a história dos Três Porquinhos, certo? Mas será que alguém já parou para ouvir a versão do Lobo Mau? Nesta história, a versão deste vilão tão temido é explicitada e parece que tudo não passou de uma confusão maluca que acabou em “fake news”. Para saber mais ou adquirir, acesse: A Verdadeira História dos Três Porquinhos.

2. O Melhor Livro do Mundo

Editora: Telos

O que seu pequeno faria se, de repente, todos seus brinquedos favoritos sumissem? Ao desvendar um mistério como este, Samuel teve uma grande surpresa… O autor, Canizales, soube usar com maestria todos os elementos de um livro para compor essa narrativa: a materialidade do livro, as ilustrações e o texto! Para saber mais ou adquirir, acesse: O Melhor Livro do Mundo.

3. Os Moomins

Editora: Autêntica

Os Moomins e o Dilúvio, publicado pela primeira vez em 1945, é o primeiro de uma série de outros livros sobre os Moomins, que Tove Jansson criou. Ela é uma escritora finlandesa que já ganhou vários prêmios de literatura infantil, incluindo o mais importante deles, o Prêmio Hans Christian Andersen, em 1966. Estes livros são perfeitos para jovens leitores fluentes, para iniciar as leituras por capítulos. Indicado também para quem ama ação, aventura e muita magia! Para saber mais ou adquirir, acesse: Os Moomins.

4. O Garoto da Camisa Vermelha

Editora: Autêntica

Este é um livro cheio de metáforas – ele fala de sonhos e livros, mas também fala da realidade de tantos e tantas brasileiras – a favela. Escrita por Otávio Júnior, ainda morador do Complexo do Alemão, ele se tornou um livro necessário. Através dessa história os pequenos terão uma aula de realidade social e serão incentivados a sonhar um mundo melhor. Para saber mais ou adquirir, acesse: O Garoto da Camisa Vermelha.

5. Poesia na Varanda

Editora: Autêntica

Ler para um bebê é ler para si mesmo, ler em voz alta é se ouvir. Recitar poemas é como cantar pela casa e deixar sua melodia entrar em cada canto cômodo – como as notas de um perfume enchem o ar à sua volta. Bebês ouvem poemas como tomam leite: com o corpo todo. As palavras que dizemos a eles, a forma como dizemos… Tudo importa para os bebês. Então, assim como quando queremos escolher só as partes mais bonitas da cidade para apresentar a um amigo recém chegado, por que não escolher as palavras mais bonitas para dar as boas vindas e receber da melhor forma um pequeno que nasceu há pouco? Para saber mais ou adquirir, acesse: Poesia na Varanda

6. A Menina e o Tambor

Editora: Yellowfante

Andando pela rua, uma menina percebe todos apáticos. Aos poucos, vai ficando contaminada pela desolação geral e começa, ela também, a desbotar. Então, tem uma idéia. Pega um pequeno tambor e sai pelas ruas tocando e enchendo o ar de TUM-TUNS contagiantes, renovando a vida por onde passa! A leitura pode ser feita através das imagens e do TUM TUM ritmado, ou através do texto, escrito pela autora ao final do livro.  Para saber mais ou adquirir, acesse: A Menina e o Tambor.

7. Porco de Casa, Cachorro é 

Editora: Escrita Fina

Este é um livro para a família toda se unir para ler. O livro aborda temas como a timidez, a amizade, até a morte do animal de estimação e a saudade de maneira bem humorada, descontraída e poética. Perfeito para abordar temas delicados com os pequenos, necessários para lidar com os próprios sentimentos, além de trazer elementos da vida caipira, interiorana, como as brincadeiras antigas de quintal!  Para saber mais ou adquirir, acesse: Porco de Casa, Cachorro é.

8. Chapeuzinho e o Leão Faminto

Editora: Brinque-Book

Parece que existe uma forma melhor ainda de apresentar os clássicos: trazendo-os para pertinho da realidade dos pequenos! Esta história possui como característica principal a adequação de um conto clássico, Chapeuzinho Vermelho, a um contexto atual, tendo como plano de fundo um cenário bem mais moderno. Para saber mais ou adquirir, acesse: Chapeuzinho e o Leão Faminto.

Dicas para seu filho dormir melhor

Depois que os filhos nascem, as noites em casa nunca mais são as mesmas… No início, os pequenos recém-nascidos demandam atenção e cuidado quase que 24 horas por dia, tornando as noites tranquilas de sono dos pais algo raríssimo. Conforme crescem, algumas crianças vão ficando cada vez mais independentes e não têm mais grandes problemas para pegar no sono. Por outro lado, em muitas famílias a hora de dormir representa um momento de insistência, dificuldade e, até mesmo, conflito. Se você se identifica com essa parcela de famílias que travam uma verdadeira batalha todas as noites para colocar o pequeno para dormir, preparamos algumas dicas que podem ajudar:

1. Estabeleça uma rotina.

2. No sono diurno, deixe a luz entrar.

3. Aposte em um banho quentinho e massagem.

4. Aposte em cantigas e histórias para contar antes de dormir.

5. Respeite o espaço e o tempo da criança.

Para saber mais e garantir muita diversão e aprendizado em sua casa, acesse a Loja Leiturinha!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.