6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

nov 4, 2022 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Veja a seleção da Leiturinha com os melhores livros para ajudar na Alfabetização.

A educação por meio da literatura é um dos melhores incentivos que se pode dar a uma criança e, pensando nisso, a Leiturinha para Alfabetização separou os melhores livros da Loja Leiturinha para você conhecer. 

Entre a seleção você vai encontrar formas habituais de ensinar o alfabeto, livros que vão estimular a criatividade, desenvolver habilidades importantes para as crianças e ensinamentos valiosos por meio da leitura. 

Continue a leitura e encontre diferentes opções de alfabetização que a Leiturinha escolheu para os pequenos. 📚🌎

Como trabalhar a alfabetização com livros?

Quem tem crianças em idade pré-escolar, já sabe: a alfabetização é um desafio para todos! Isso porque, além dos desafios enfrentados pelas crianças, pais e professores precisam de muito fôlego e criatividade quando adentram nessa nova etapa; portanto, a Leiturinha trouxe duas ideias para você desenvolver a alfabetização com livros de forma criativa e divertida. Confira!

Livros ao alcance dos pequenos

A escola tem um papel importantíssimo na alfabetização, pois é a partir dela que as crianças têm os primeiros ensinamentos por meio de técnicas educacionais. Porém, a família é essencial para que esse trabalho seja fortalecido, já que é em casa que elas vão testar e treinar o que aprenderam na escola. 

Nesse cenário, uma família que valoriza os livros e a leitura é uma família que apoia o processo da alfabetização. Por isso, é importante ter livros em casa, mesmo que os pais não tenham o hábito da leitura. Incentivar os pequenos e criar um momento especial para a leitura é essencial para o seu desenvolvimento. ❤️

Tenha obras que a criança possa pegar, manusear, ler quando quiser e brincar. Assim, o aprendizado da leitura e escrita é conduzido pelo interesse da criança, por uma atitude dela em querer e gostar de ler. Sem contar que esses momentos são de conexão entre criança e adulto, fortalecendo vínculos e proporcionando memórias.

👉 Veja mais sobre Como envolver a família toda na educação das crianças no Blog Leiturinha!

Brincando com as letras

Brincar com as letras (seus formatos, sons e usos) é também uma ótima forma de estimular a alfabetização; isso pode ser por meio de livros ou mesmo peças e blocos com o alfabeto. 

Uma excelente opção é utilizar livros que abordam o ABC, em que letra e palavra correspondente são apresentadas às crianças (como “A”, de “ABACAXI”). Ou ainda utilizar livros que as convidam a rimar, chamando atenção para os fonemas e os sons das sílabas.

Assim como os livros, a escrita auxilia a criança a compreender o alfabeto, por isso, pedir que ela produza escrita espontânea (rabiscos que imitam a escrita), as auxiliam a entender a função social daquela atividade. 📖

Os livros só têm a acrescentar quando o assunto é alfabetização, pois são uma forma de ilustrar e ajudar na memorização da criança enquanto aprende. Por isso, a Loja Leiturinha conta com muitos livros que podem ser usados na alfabetização. Confira  os principais.

6 livros da Loja Leiturinha para ajudar na alfabetização

O hábito da leitura é importante para o desenvolvimento infantil, uma vez que os livros ajudam a desenvolver a imaginação, contribuem para o foco e a atenção, enriquecem o vocabulário e estimulam a criatividade.

Se você está pensando em incluir a leitura na rotina das crianças, veja as recomendações disponíveis da Loja Leiturinha e incentive a leitura em casa ou na escola 💡. Os pequenos vão adorar! 

1) ABC – Alfabetização Animada

Foto principal de ABC - Alfabetização Animada

A primeira indicação de leitura da loja é com os livros ABCDEspaço e ABCDinos, dois assuntos que costumam despertar muito a curiosidade de crianças de todas as idades. 

Aprender sobre o espaço sideral e os dinossauros enquanto compreende as primeiras letras do alfabeto pode estimular ainda mais a criatividade deles, pois foram pensados  e criados  por um time incrível: Celina Bodenmüller, Luiz E. Anelli e Graziella Mattar. 

A Coleção ABC – Alfabetização Animada é uma indicação para educadores e famílias que buscam ensinar de forma leve e criativa. No livro ABCDEspaço, o leitor entrará em contato com a graça da poesia e a magia da ciência, a beleza do universo e o tamanho de nosso desconhecimento a respeito dele. Já o ABCDinos traz 26 poemas e uma pílula informativa sobre dinossauros que habitaram diversas partes do planeta.🦖

Os livros são perfeitos para quem está se familiarizando com o universo das letras ou para exercitar a leitura daqueles que já leem e gostam de aprender sobre diversos assuntos. Ah, isso sem falar nos momentos de leitura em família e nas conversas interessantes que podem surgir a partir deles!

2) AEIOU-UOIEA

Foto principal de AEIOU-UOIEA

A próxima indicação de Leiturinha para alfabetização pode ser uma boa opção para começar a inserir as primeiras letras na educação infantil: as vogais, que são de fácil compreensão para os pequenos.

Apresentar as letras e os números às crianças, sem a pretensão da alfabetização, é possível e necessário desde cedo. Ao fazer isso de forma leve e lúdica, por meio de brincadeiras visuais e sonoras, os pequenos têm a oportunidade de se familiarizar com esses símbolos aos poucos. 

Esse estímulo certamente é um diferencial para quando chegar o momento da alfabetização formal, pois lá nas suas pequenas memórias, elas farão sentido durante o aprendizado. Mas muito mais que isso, é uma forma de gerar encantamento por esse universo! ✨

Pensando nisso, AEIOU UOIEA, um livro Original Leiturinha, foi preparado especialmente para apresentar as letras e seus sons aos pequenos durante a primeira infância. Nesse livro, as crianças irão conhecer muitos animais da fauna brasileira. Isso enquanto conhecem o AEIOU de uma forma diferente, além da convencional: de trás para frente!

Escrito por Silvana Salerno e ilustrado por André Flauzino, o livro é uma proposta de brincadeira com as letras e seus formatos. É possível sentir o contorno sutil das letras para que os pequenos exercitem a memória e a motricidade. 

As crianças se divertem com essa leitura, podendo ser um momento especial de aprendizado criativo e estimulante para esse universo da educação. 

3) Alfabeto Ilustrado Escreva e Apague

Foto principal de Brinquedo Alfabeto Ilustrado Escreva e Apague - Babebi

Pensando em como incluir ainda mais diversão na hora de ensinar às crianças sobre o alfabeto, a Leiturinha indica o livro interativo Alfabeto Ilustrado Escreva e Apague, em que  é possível aprender sobre as letras e ainda treinar a escrita delas. 

Ele estimula a alfabetização, coordenação motora e associação de ideias, habilidades importantes no aprendizado infantil. 📚A repetição da escrita estimula e desafia as crianças, tornando esses momentos de estudo animados. 

As primeiras letras servem como uma porta de entrada para esse universo da escrita, promovendo cada vez mais o interesse das crianças, pois elas vão querer escrever os próprios nomes e os daqueles que fazem parte do seu convívio. 

4) Saci, Cadê o Número que Estava Aqui?

Foto principal de Saci, Cadê o Número que Estava Aqui? - Estrela Cultural

Ainda trabalhando com a criatividade e interatividade infantil, a Leiturinha para alfabetização traz a indicação do livro infantil Saci, Cadê o Número que Estava Aqui? Que, além da proposta de ensinamento das letras e números, ainda habitua as crianças sobre a cultura popular do país. 

Esse livro infantil é interativo, conta com um quebra-cabeça, e apresenta às crianças os números de 1 a 10 com o personagem mais querido do folclore brasileiro, o Saci, que no mundo fantástico é aquele que esconde as coisas das pessoas pregando-lhes uma peça. 

A utilização dos livros interativos é uma maneira lúdica de estimular o saber e a curiosidade natural da criança para aumentar sua capacidade de escrita.

5) AEIOU

Foto principal de AEIOU - Angela Lago

A narrativa deste livro, das autoras Ângela Lago e Maria Zoé Rios, interage com as crianças de uma forma divertida! Essa brincadeira desafiadora de construir e desconstruir as palavras é um excelente recurso no processo de alfabetização, pois aproxima os pequenos de letras e fonemas.

Para o livro AEIOU, a indicação é que se leia pausadamente, dando ênfase à sonoridade das letras. E, dessa forma, a criança passa a compreender e memorizar com qualidade. 😸

6) Ensinando Libras

Foto principal de Ensinando Libras

Entrando ainda mais na importância da alfabetização, a Leiturinha apresenta um livro cujos  ensinamentos são valiosos para a sociedade. ❤️

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda língua oficial do nosso país. Porém , ainda assim é muito difícil encontrar no mercado livros acessíveis para surdos. Pensando nisso, a coleção Ensinando Libras mostra que é possível unir acessibilidade à literatura.

Esse livro também pode ser uma ótima forma de ensinar crianças sobre inclusão e acessibilidade, envolvendo todos na leitura. 

Leiturinha para alfabetização infantil 

Acreditamos no potencial de transformar o mundo por meio da literatura de um jeito divertido e, ao mesmo tempo, educativo. A leitura como aprendizado, diversão e momentos de qualidade compartilhados é o que move a Leiturinha, trazendo resultados incríveis, como as premiações e reconhecimentos adquiridos. 

A Leiturinha nasceu com o objetivo de apoiar famílias e educadores no incentivo à leitura, por meio do Clube Leiturinha, o maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil.

O Clube Leiturinha trabalha com uma curadoria especializada em diferentes áreas, como: Psicologia, Pedagogia, Comunicação, Filosofia e Linguística, tornando a experiência com o mundo da leitura ainda mais completa para toda a família. Além disso, contamos com a Loja Leiturinha, onde você pode encontrar todas as indicações de leituras apresentadas nesse conteúdo e muito mais. 

Conheça mais sobre o Clube Leiturinha e faça parte desse movimento tão importante na educação das crianças por meio dos livros. 🤸💕

Leia mais:

👉 3 filmes para falar de diversidade e inclusão com as crianças

👉 4 coleções de livros sobre meio ambiente para crianças 

👉 Saúde mental: 8 coleções de livros infantis para abordar esse assunto

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais