Prêmio Reclame Aqui

Saúde mental: 8 coleções de livros infantis para abordar esse assunto

por | jan 15, 2021 | 0 Comentários

Depois de um ano intenso, atravessando uma pandemia, arrisco dizer que o termo saúde mental foi um dos mais citados no ano de 2020. E não é pra menos. Afinal, nunca foi tão necessário se manter de pé, enquanto tudo ao seu redor parece ruir. 

Há quem tenha sofrido mais crises de ansiedade do que nunca. Outros, tiveram que lidar em casa com crianças igualmente ansiosas. E não nos esqueçamos da situação delicadas daqueles que nos cercam. Nesse momento, quem pode, segue sustentando suas próprias estruturas para ajudar. Isso porque ainda estamos no vértice desse furacão, e tudo o que temos de mais valor é a presença uns dos outros.

Conversar ainda é o melhor remédio

Por tudo isso, cuidar da saúde mental é uma das nossas tarefas básicas e diárias. Ler um livro, aprender algo novo, dançar, exercitar-se, escrever e brincar! Tudo que ajuda a baixar a tensão é bem-vindo. Mas, às vezes, as emoções precisam de uma atenção maior. Tanto crianças como adultos precisam (e merecem!) ter com quem conversar e expor o que sentem, por exemplo. Só assim surgem novas formas de lidar com os próprios sentimentos.

Conversar com alguém de confiança, em um ambiente seguro, é o melhor que podemos fazer para não deixar as emoções se “embolarem”, se confundirem e se tornarem maiores do que a situação pede. Mas, às vezes, é preciso uma pequena força para falar, colocar para fora e externalizar o que se sente.

Então, no clima de fortalecer as estruturas mentais da família toda, preparamos algumas dicas de livros que abordam sentimentos e emoções, ajudando as crianças a entrarem em contato consigo mesmas. Confira!

8 coleções de livros infantis para falar de saúde mental

1. Coleção A Parte Que Falta

Editora Companhia das Letrinhas

Apesar de parecer difícil ou delicado, é essencial falar sobre a vida e sobre os sentimentos com os pequenos e pequenas. Os livros “A Parte que Falta”, e sua sequência “A Parte que Falta Encontra o Grande O”, abordam esse tema de maneira muito sensível. A coleção de livros A Parte Que Falta era, literalmente, a parte que faltava na sua biblioteca! São dois livros para serem lidos e relidos em várias fases da vida, por adultos e crianças.

Para comprar a coleção A Parte Que Falta, acesse o site da Loja Leiturinha, clicando aqui!

2. Sorrir, Chorar

Editora Saber e Ler

Seu pequeno ou pequena está naquela fase que chora sente raiva e não consegue expressar claramente o que está sentindo? Livros que apresentem os sentimentos são uma ótima ajuda nessa etapa! Por meio dos estudos de psicologia, aprendemos que sentimentos são sensações corporais próprias dos seres humanos. Porém, a nomeação desses sentimentos é algo aprendido e, portanto, possui origem social.

Ou seja, há uma distinção entre sentir e nomear sentimentos. Então, para aprendermos a agir diante destes sentimentos, sejam eles nossos ou do outro, precisamos aprender seu significado e, consequentemente, aprender a nomeá-los. E a literatura infantil, por meio de livros como Sorrir, Chorar, pode ser facilitadora neste processo! 

3. O Monstro das Cores

Editora Aletria

A partir dos três anos, as crianças já se reconhecem. E, a partir daí, começam a questionar o que estão sentindo. Ajudar a nomear os sentimentos é uma tarefa delicada e muito necessária. Afinal, é a partir disso que os pequenos entendem o que causa cada tipo de sensação e já começam a prever e controlar comportamentos, cada um à sua maneira. Assim, de forma lúdica e divertida, o livro O Monstro das Cores irá ajudar as crianças a lidar e entender suas próprias emoções!

Você encontra o livro O Monstro das Cores na Loja Leiturinha! Clique aqui e saiba mais!

4. Coleção Como Eu Me Sinto

Editora Todolivro

Aprender a identificar e lidar com nossas emoções, especialmente as desagradáveis e assustadoras, é tão importante como outros aprendizados. Dessa forma, na coleção Como Eu Me Sinto, a terapeuta Cornelia Maude Spelman usa uma linguagem simples e tranquila para ajudar crianças a compreender e lidar com seus sentimentos e a relacionar-se bem com os outros.

A coleção contém 4 títulos: “Como eu me sinto… Quando estou com ciúmes”, “Como eu me sinto… Quando estou com medo”, “Como eu me sinto… Quando estou sinto sua falta” e “Como eu me sinto… Quando me sinto bem”.

5. Montessori Meu Primeiro Box de Atividades… Emoções

Editora Todolivro

Seguindo os princípios do Método Montessori, que valoriza a criatividade e a liberdade de escolha no aprendizado, os cartões do box Montessori Meu Primeiro Box de Atividades… Emoções são especialmente elaborados para estimular as habilidades cognitivas da criança em fase pré-escolar. Nesse sentido, podem ser manuseados de forma autônoma. Isto é, sem necessidade de intervenção didática de um adulto. Instigada pela sua curiosidade, a criança vai desenvolver as habilidades necessárias para construir um fundamento sólido nos conceitos iniciais, explorando e aprendendo sobre as emoções.

Você também encontra o Montessori Meu Primeiro Box de Atividades… Emoções no site da Loja Leiturinha! É só clicar aqui e descobrir esse box!

6. Lá e Aqui

Editora Pequena Zahar

Qual família nunca passou por um drama? A perda de alguém querido, um conflito ou… uma separação? Nesses momentos, a literatura sempre pode colaborar, sendo um bom recurso para ajudar os pequenos a lidarem com seus próprios sentimentos e conflitos em relação ao que se passa. Dar voz e nomear o que se vive pode ajudá-los a passar pelas experiências de uma forma mais leve. É justamente o que propõe o livro Lá e Aqui, uma obra suave e delicada sobre dramas familiares.

Descubra o livro Lá e Aqui na Loja Leiturinha, clicando aqui!

7. Conversando sobre a Chegada do Irmão

Como preparar o filho para a chegada do irmão? A coleção de livros infantis Chegando sobre a Chegada do Irmão é ideal para as famílias que estão passando por essa situação! São dois livros que abordam esta temática de forma muito delicada e com linguagem acessível aos pequenos, facilitando sua identificação com a história. 

A Coleção contém 2 títulos: “Eu não gosto de você”, da Editora Jujuba, e “Tem gente nova no pedaço”, da Editora Panda Books.

Você pode conferir a coleção Eu Não Gosto de Você no site da Loja Leiturinha! É só clicar aqui.

8. Ziraldo para Crianças

Editora Melhoramentos

É difícil traduzir em palavras o sentimento desta coleção de livros infantis. Afinal, são três livros de Ziraldo para crianças que trazem o riso, o amor e a perda, de forma sensível, delicada e acessível. Lendo as histórias da coleção Ziraldo para Crianças, não só os pequenos, mas também nós, adultos, aprendemos muito mais sobre as relações humanas e a vida. 

A Coleção contém 3 títulos: “O Menino Marrom”, “O Menino e seu Amigo” e “Menina Nina – Duas Razões para não Chorar”.

Encontre a coleção Ziraldo para Crianças na Loja Leiturinha! Acesse o site agora mesmo, clicando aqui.

Gostou da nossa seleção? Esperamos que essas coleções de livros infantis sobre saúde mental ensinem adultos e crianças sobre a importância de respeitar e nomear seus sentimentos. E se você tem outra sugestão de obra infantil para falar sobre as emoções, deixe aqui nos comentários!

A Loja Leiturinha conta com a melhor seleção de livros infantis! Acesse o site e confira todos os nossos livros sobre emoções e sentimentos, de acordo com a idade dos seus pequenos e pequenas!

Leia mais:

Categorias:
Leiturinha | Livros
Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
Livros selecionados por faixa etária, todo mês na sua casa. Saiba Mais.
Relacionados
Leitura para bebês: 9 dicas para ler histórias para seu pequenino

Leitura para bebês: 9 dicas para ler histórias para seu pequenino

Quem tem um bebê em casa sabe que, às vezes, a rotina pode ser uma loucura! Entre os momentos de brincadeira, sono, alimentação, higiene e passeios, pode ser muito difícil encontrar um tempo para ler um livro com os pequenos ou pequenas. E nem sempre eles estão...

Leiturinha de cara nova: conheça os personagens e as novidades!

Leiturinha de cara nova: conheça os personagens e as novidades!

Em 2014, nascia a Leiturinha! 🥳🎈 E o que começou como um sonho de três amigos é hoje o maior clube de assinatura de livros infantis da América Latina, incentivando a leitura infantil nos lares de quase 200 mil famílias espalhadas por todo o Brasil. De lá para cá,...

Leitura para bebês: 9 dicas para ler histórias para seu pequenino

Leitura para bebês: 9 dicas para ler histórias para seu pequenino

Quem tem um bebê em casa sabe que, às vezes, a rotina pode ser uma loucura! Entre os momentos de brincadeira, sono, alimentação, higiene e passeios, pode ser muito difícil encontrar um tempo para ler um livro com os pequenos ou pequenas. E nem sempre eles estão...

Leiturinha de cara nova: conheça os personagens e as novidades!

Leiturinha de cara nova: conheça os personagens e as novidades!

Em 2014, nascia a Leiturinha! 🥳🎈 E o que começou como um sonho de três amigos é hoje o maior clube de assinatura de livros infantis da América Latina, incentivando a leitura infantil nos lares de quase 200 mil famílias espalhadas por todo o Brasil. De lá para cá,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *