A saudade faz parte da vida de adultos e crianças. Sentir falta de uma pessoa, de um lugar ou até de um momento inesquecível é normal. E é um sinal importante de que o que passou foi positivamente marcante! Apesar disso, a saudade pode trazer alguns sentimentos doloridos, como angústia e tristeza, por exemplo. Então, como ajudar a criança a lidar com a saudade?
A importância das emoções e dos sentimentos
Por vezes, muitos pais e responsáveis tendem a mascarar a saudade, para que seus pequenos e pequenas não passem por sentimentos negativos. No entanto, essas emoções também são importantes para o desenvolvimento das crianças. Afinal, nessa hora, ela irá assimilar várias mensagens. Inclusive, de que é normal que duas pessoas que se amem fiquem distantes uma da outra, como por um determinado período de tempo.
Por isso, para ajudar a criança a lidar com a saudade, nada melhor do que estimular que ela fale sobre esse sentimento. Às vezes, os pequenos e pequenas podem não conseguir expressar o que estão sentindo. Ou podem achar que não existe essa abertura. Por isso, os pais podem começar esse diálogo, incentivando que eles também compartilhem suas emoções.
Vocês podem falar sobre a antiga escola ou sobre alguns amiguinhos com os quais já não há mais contato. Ou até sobre a casa em que costumavam morar, por exemplo. Isso porque tudo isso pode estar despertando a saudade na criança. E não há problema algum em falar sobre o assunto, muito pelo contrário!
Além disso, deixar o assunto apenas no imaginário das crianças pode permitir uma noção deturpada sobre o passado. Afinal, instigada pela sua imaginação e criatividade, a criança pode aumentar muito uma situação passada. E, com o passar dos anos, ela poderá sentir saudade de algo que mais se assemelha com o que ela projetou do que com o que aconteceu de verdade. Então, quando vocês abrem o assunto em família, há espaço para cada um contar sobre suas próprias lembranças e memórias.
Como a literatura pode ajudar a lidar com a saudade
Para ajudar a criança a lidar com a saudade, você pode contar com os personagens preferidos dela. E, nesse sentido, a literatura infantil pode ser um caminho importante para falar sobre a saudade, sobre os sentimentos e as emoções.
Na Loja Leiturinha, inclusive, você encontra uma categoria especial chamada Emoções e Sentimentos. Ali, os pais e responsáveis conferem livros selecionados pelos nossos especialistas, de acordo com a faixa etária dos pequenos e pequenas. Livros como O Monstro das Cores, para crianças a partir de 3 anos de idade, ou como a coleção A Parte Que Falta são indicações para ensinar os pequenos e pequenas a nomear o que sentem.
Além disso, os filmes e desenhos também podem ajudar. O episódio A Viagem do Pinguim, do Peixinho da Maré, por exemplo, aborda exatamente esse assunto. É também o caso da animação Divertidamente, da Disney e da Pixar, que ensina sobre inteligência emocional de forma leve e bastante lúdica.
Leia mais: