Como apresentar as estações do ano para o seu pequeno?

set 20, 2018 | sem categoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Primavera, verão, outono e inverno!

As estações do ano são um exemplo incrível de como a natureza e o planeta Terra têm uma organização complexa. A cada 3 meses a paisagem muda significativamente e, para nossa surpresa, quase nunca conseguimos definir, só olhando, quando uma estação acaba e a outra começa. É por isso, aliás, que foram convencionadas as datas para cada mudança.

Aqui no Brasil, as estações se iniciam nas seguintes datas:

Outono: 20 de março

estacoes-oc-pk_outonoInverno: 21 de junho

estacoes-oc-pk_invernoPrimavera: 22 de setembro

estacoes-oc-pk_primaveraVerão: 21 de dezembro

estacoes-oc-pk_verao

O que as crianças aprendem com as estações do ano

O interesse pelas estações do ano é muito interessante para os pequenos, uma vez que está diretamente ligado ao conhecimento da natureza, tanto de plantas quanto de animais, e também de climas (que deve facilitar as discussões sobre a importância de se agasalhar nos dias mais frios). Outro benefício indireto desse interesse é o aprendizado da maneira cíclica com que alguns eventos ocorrem. Este não é um conceito simples de ser apresentado mas, felizmente, existem muitos exemplos ao nosso redor para explicá-lo.

Conversando sobre o tema com seu pequeno

Para abordar esse assunto, uma sugestão é apresentar as estações do ano para os pequenos de forma lúdica e acessível, como por exemplo, com músicas, livros infantis e desenhos animados! Pensando nisso, nós trouxemos uma dica super especial para você e seu pequeno se divertirem e conversarem sobre a mudança de estações, é o vídeo Estações do Ano, conteúdo original PlayKids. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=i9X2K4sfPE0

Ao final do vídeo, você pode começar o diálogo perguntando se o seu pequeno sabe em qual estação do ano nós estamos. Depois disso, pergunte o que ele mais gosta de fazer em cada uma das estações e qual a roupa mais recomendada para cada uma delas. Reveja o vídeo quantas vezes for necessário e incentive a criança a cantar junto. Isso deixa o aprendizado mais fácil e ainda mais divertido!

Você também pode gostar de:

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais