Como aproveitar as férias escolares para se conectar com a sua criança?

jan 8, 2024 | Criança, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

As férias escolares já começaram por ai? Você consegue se lembrar de como eram as expectativas sobre as suas férias escolares no tempo em que você estudava? Depois de um semestre estudando a gente queria tempo para brincar, correr livre, aproveitar os dias sem os compromissos escolares. E isso não é diferente com os nossos pequenos e pequenas. 

As férias poderão ser um ótimo momento de qualidade para vivenciar algumas aventuras com as crianças. As memórias criadas na infância são levadas pelo resto da vida. Assim, esses momentos serão guardados pelos nossos pequenos e pequenas. E você pode criar um programa de férias em conjunto com a sua criança. Pergunte o que ela quer fazer nos dias de férias. Negocie! Dialogue! E aí, é só aproveitar! 

Aproveitar o tempo livre brincando com as crianças é fundamental.  Com criatividade, é possível aproveitar esse momento. Realizando cinema em casa; contação de história, leitura coletiva, entre outras atividades. 

Como fazer isso? Vamos a algumas dicas importantes para organizar as férias escolares: 

  1. Esteja atento ao tempo de qualidade com a sua criança. Tempo de qualidade pode ser exercido em momentos diferentes, como dito acima; 
  2. Faça um roteiro de brincadeiras. Afinal de contas, ninguém quer brincar das mesmas coisas todos os dias; 
  3. Alterne entre brincar em casa, levar a criança a praça, brincar com elas em parques públicos. Nesse momento, a criança quer sentir-se livre.
  4. Em um dos dias das férias, convide os colegas da sua criança para uma atividade em conjunto em casa com ela. Certamente, vai ser um momento muito festivo para ela. Prepare um lanchinho, deixe-os desfrutar juntos desse momento. E esteja por perto para monitorar! Convide os pais dessas crianças também para esse momento. Faça desse encontro um encontro de pais e filhos. Isso pode ser maravilhoso para você, se não couber na sua casa ou você não se sentir confortável para chamar um grupo grande, você pode fazer um piquenique ao ar livre, num parque!
  5. Tente fazer, ao menos, uma atividade nova com a criança durante as férias. Lembre-se, férias é o momento de colecionar boas lembranças na memória da família.

Desejamos que sejam férias incríveis! Aproveitem! 

Ah! Uma dica, pai: escreva um diário de férias! Será lindo compartilhar isso com a sua criança! 

Até a próxima! 

Leia também:

Luciano Ramos

Historiador de formação, com especialização em desenvolvimento infantil pelo núcleo latino-americano da Universidade de Harvard, especialista em paternidades e masculinidades, Consultor em Projetos que incentivam o empoderamento de crianças, adolescentes e jovens negros, além de práticas antirracistas. *Luciano foi convidado pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais