Como se preparar para o parto?

dez 14, 2022 | 0 - 3 anos, Saúde

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

“Como me preparar para parir?”. Essa é a duvida de muitas mulheres quando engravidam! 

Eu costumo dizer: se você engravidou, tem condições de parir. Lembre que nem seu corpo nem seu bebê sabem que existe cesárea. Por isso, eles vão fazer de tudo para você parir normal, independente de preparação.

👉 Leia mais: Dor de parto: como lidar da melhor forma?

👉 Leia mais: Quais são os tipos de parto que existem?

Claro que existem algumas situações específicas nas quais a cesárea é a melhor opção.  E, graças à evolução da medicina, quando o parto deixa de ser seguro para mãe e ou bebê, a cirurgia é a melhor opção!

Então, para se preparar para o parto normal, comece a ler e obtenha informações confiáveis sobre indicações reais de cesariana.

Indicações reais de cesariana

Indico aqui uma ginecologista, obstetra  e pesquisadora que admiro muito chamada Melania Amorim que nos ajuda a nos mantermos informadas e atualizadas!

Em um dos seus diversos posts do Instagram (@melania44), ela fez um em especial sobre as 10 indicações reais de cesariana. 👇

1. Prolapso de cordão – com dilatação não completa

2. Descolamento prematuro da placenta com feto vivo – fora do período expulsivo

3. Placenta prévia parcial ou total (total ou centro-parcial)

4. Apresentação córmica (situação transversa)

5. Ruptura de vasa prévia e inserção velamentosa do cordão

6. Herpes genital  com lesão ATIVA no momento em que se inicia o trabalho de parto

7. Desproporção cefalopélvica (DCP)

8. Sofrimento fetal agudo (ou “frequência cardíaca fetal não- tranquilizadora”)

9. Parada de progressão que não resolve com as medidas habituais

10. Antecedentes de cesariana corporal, ruptura uterina ou miomectomia (cirurgia para retirada de miomas em que houve perda considerável de milímetro)

Nem tudo está sob nosso controle – mas algumas coisas estão!

Então, estando ciente dos motivos reais de cesariana estes que não podemos controlar se irá ou não acontecer conosco, vamos agora pensar no que está ao nosso alcance na preparação para o parto.

Sempre costumo dizer que não vamos nos preparar apenas para o parto vaginal. Vamos sim, nos preparar para viver uma experiência positiva independente da via de parto. O nascimento do seu bebê é um evento único que merece ser lembrado com amor e alegria! 

Experimente conversar com mulheres que já tiveram filhos. Todas vão se lembrar do dia em que eles nasceram! A diferença é que para algumas esse dia vem com um sentimento especial de alegria, enquanto que para outras vem com o sentimento de frustração.

Lidando com a frustração

Uma das minha primeiras pacientes queria muito um parto normal domiciliar  acompanhado por parteiras experientes. A gravidez dela foi até 42 semanas e alguns dias. Ela tentou induzir o parto com métodos naturais e medicamentosos e nada aconteceu! Então, precisou de uma cesariana. Depois de muitos meses sem tocar no assunto, quando a gente se encontrou para fazer a reabilitação pós parto e ela me falou assim: 

“- Pri, não me lembro de nada do meu parto a não ser a frustração de não conseguir parir…”

Aquilo para mim foi muito marcante e naquele exato momento pensei: preciso ajudar as mulheres a se prepararem para viver experiências positivas e não apenas parir normal.

Costumo dizer que o parto é 50% da mulher que precisa dilatar, 50 % do bebê que precisa passar pela pelve pra nascer e 100% do universo, Deus, acaso… o que não controlamos, como indicações reais de cesariana, mas que podem fazer parte da história de cada um de nós. 

Essa minha paciente, por exemplo, depois da sua história resolveu trabalhar como doula ajudando outras mulheres para realizarem seus sonhos. Hoje em dia, ela é uma doula maravilhosa! Talvez viver esse desafio tenha despertado nela o desejo de ajudar outras mulheres.

Como se preparar para o parto?

Tem coisas na vida que acontecem por um propósito maior, que quando estamos vivendo não nos damos conta mas depois que passa tudo faz sentido. Parto é assim! É preciso se entregar  e se permitir controlar o controlável.

Então vamos agora falar sobre o que é possível controlar! ✨

✍Escolha sua equipe da melhor forma possível

Acredite, isso faz toda a diferença. Atualmente você pode verificar o percentual de cesáreas do médico junto ao seu plano de saúde. Por isso, estude a respeito do parto, vá em diferentes obstetras, compare e veja qual realmente você escolhe para estar ao seu lado neste momento tão especial.

Caso você não possa investir em uma equipe médica, veja se é possível contar com uma enfermeira obstetra ou doula para te acompanhar! 

🤝Participe de grupos gestantes e rodas de conversa

Informação é poder! Esteja rodeada de pessoas que possuem conhecimento científico sobre gestação e parto e se mantenha informada

🏋️‍♂️Se exercite ao longo da gravidez

Seja através de caminhadas, pilates, academia, hidroginástica, natação. Não importa qual a atividade física, contanto que você se sinta bem fazendo e seja acompanhada por um profissional especializado.

Lembre-se que um parto rápido pode durar 6h, mas um mais demorado pode ir de 24 a até 48h! Por isso, se prepare fisicamente para essa jornada.

Estudos já mostram que mulheres que praticam atividade física na gravidez liberam mais endorfinas na hora da contração, ajudando a lidar melhor com a dor.

🤗Se prepare mentalmente

Além de buscar informação, é preciso fortalecer a mente para superar os desafios que podem acontecer! A exaustão física é esperada no parto e hormonalmente falando existe uma explicação fisiológico para isso. Porém, quanto mais forte a sua mente for, melhor vai ser sua experiência!

Existem cursos de preparação para o parto que podem ajudar a criar estratégias para isso. Gentle birth, hipnobith e outros ajudam muito nessa preparação! 

📝Prepare seu acompanhante

Você vai parir, seu bebê vai nascer e seu acompanhante precisa dar a vocês todos o suporte necessário para que você possa se entregar. Seu acompanhante deve ser uma pessoa que te conhece muito bem e, além disso, é importante orientá-lo sobre como agir no grande dia!

Em um dos cursos para casais que ministro, lembro que o marido que me procurou para fazer a inscrição me disse: “no primeiro parto eu não sabia o que fazer, me senti impotente. Agora que entender como posso ajudá-la!”. Essa é uma iniciativa que todos os(as) companheiros(as) da parturiente deveriam ter! 

O nascimento precisa ser uma experiência positiva pra todos. Portanto, quanto mais seu(sua) companheiro(a) estiver seguro(a), mais vocês vão poder se entregar para curtir o momento! 

Se prepare não para o parto normal e sim para uma experiência positiva de parto!

Escolha cuidadosamente quem vai estar do seu lado. Busque informações e prepare seu(sua) acompanhante. Exercite o seu corpo e sua mente. Se entregue para viver o melhor parto possível! 💜

No meu canal do youtube tem alguns vídeos de exercícios que vocês podem fazer ao longo da gravidez e algumas dicas de como se preparar mentalmente para o parto! Se quiser saber mais, é só acessar: https://youtube.com/@gravidezcomamor 

Priscilla Valadares

Fisioterapeuta obstétrica, doula, osteopata, educadora perinatal e idealizadora dos projetos "Gravidez Com Amor" e "Mamãe e Eu". *Priscilla é especialista em fisioterapia obstétrica e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais