Conheça os Originais Leiturinha de 2023

dez 30, 2023 | Dicas, Leitura, Leiturinha, Literatura, Originais Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

No ano de 2023, nosso catálogo de Originais ficou ainda mais recheado! Há alguns anos a Leiturinha publica títulos originais que passam por uma cuidadosa seleção da nossa Curadoria e são desenvolvidos com carinho pelo nosso time Editorial para incentivar a formação de pequenos leitores.

Em nossos Originais, prezamos pela bibliodiversidade, pela abordagem de temas importantes para o desenvolvimento infantil e pela criação de momentos em família. ❤️

Em 2023, entraram para esse grupo obras para todas as idades, e a lista é de tirar o fôlego! Foram 30 Originais Leiturinha inéditos enviados para nossos leitores só esse ano. E o melhor é que vários deles você encontra na Loja Leiturinha, é só clicar no link de cada um. Vamos conhecer um pouquinho desses títulos?

Parecia tudo parecido

 

Tudo parecia ser parecido na vida de todas as crianças, porém, com a imaginação, o que era para ser igual se torna sensacional! Com texto de Jonas Ribeiro e ilustrações de Simone Matias, essa história aborda de maneira lúdica a rotina diária infantil, com destaque nos momentos cotidianos e o reconhecimento de si próprio.

👉 Clique aqui para comprar “Parecia tudo parecido” na Loja Leiturinha

Já sou grande

Esta é uma obra escrita por Laura Santos, que nasceu e viveu em uma comunidade Quilombola. A autora retrata suas experiências por meio da ludicidade na história de Moab. A menina se achava grande e, mesmo sendo ainda pequenina, tinha em si a certeza de que seria capaz de feitos imensos! As ilustrações de Ana Cardoso complementam essa narrativa.

Senhor Lobo Bom

O Lobo Mau é bastante conhecido por ser feroz e nada amigável, mas será que é sempre assim? Esta obra reconta diversas histórias tradicionais, ativando os conhecimentos prévios das crianças sobre personagens, acontecimentos e cenários. Em formato de história em quadrinhos, Laerte Silvino inspira solidariedade, empatia, amizade e protagonismo.

Moradas

 

De autoria da premiada ilustradora e autora mineira Marilda Castanha, esta obra nos presenteia com uma experiência estética e poética para as crianças! A história tem o potencial de despertar imaginação, encantamento e reflexão sobre situações comuns da vida cotidiana, ampliando o repertório dos pequenos leitores.

👉 Clique aqui para comprar “Moradas” na Loja Leiturinha

O Patinho Feio

Este clássico da literatura mundial ganha novos ares com adaptação de Ricardo Ditchun e ilustrações de Elder Galvão em mais um título da Coleção Clássicos Leiturinha. É uma obra que gera boas reflexões sobre empatia e que pode, inclusive, servir de ponto de partida para conversas difíceis sobre bullying.

Eu sou assim, assim é você

 

Os personagens da Leiturinha se reuniram neste livro pop-up para o primeiro livro da Coleção Primeira Infância! Escrita por Marcelo Jucá, a obra incentiva que conhecer o mundo à nossa volta é o primeiro grande passo para nos reconhecermos, porque cada um de nós carrega um pouco de tudo o que nos cerca.

👉 Clique aqui para comprar “Eu sou assim, assim é você” na Loja Leiturinha

Chapeuzinho Verde

 

A personagem Chapeuzinho Verde convida o leitor a abrir a mente e o coração para a urgência em garantir a sobrevivência da Terra, ao mesmo tempo que traz a força da ancestralidade e dos laços familiares. A história tem como inspiração o clássico Chapeuzinho Vermelho, foi escrita por Maria Lucia Takua Peres e ilustrada por Yacunã Tuxá.

👉 Clique aqui para comprar “Chapeuzinho verde” na Loja Leiturinha

Entre irmãos

 

Se o relacionamento entre as pessoas é algo complexo, o que dizer do relacionamento entre irmãos? Flávia Côrtes reúne aventura, suspense, tensão, amizade, empatia e expressão emocional neste livro que faz o leitor vivenciar cada ação junto com os personagens. A história foi ilustrada por Minna Miná com uma paleta de cores atrativa e diferenciada.

👉 Clique aqui para comprar “Entre irmãos” na Loja Leiturinha

Enquanto um beija-flor procura uma flor

 

Lalau e Laurabeatriz abordam passagem do tempo, nascimento, vida e morte neste livro que traz animais da fauna brasileira como protagonistas e incentivam a contemplação e a valorização das situações cotidianas. O leitor pode escolher entre dois caminhos: ler na sequência ou passar por cada história separadamente.

👉 Clique aqui para comprar “Enquanto um beija-flor procura uma flor” na Loja Leiturinha

Os quatro amigos: uma história animal

 

Nesse livro, acompanhamos a saga de quatro animais que escapam de situações adversas e saem em busca de uma vida melhor, em um lugar onde a liberdade e o entendimento entre as espécies imperam. Cada um deles narra seu próprio ponto de vista nessa história escrita por Marie Ange Bordas e ilustrada por Veridiana Scarpelli.

👉 Clique aqui para comprar “Os quatro amigos: uma história animal” na Loja Leiturinha

Fogo, gente!

 

Carregada de representatividade indígena e valorização dos conhecimentos ancestrais dos povos originários, esta narrativa de Cristino Wapichana é parte da mesma série de Chuva, gente! Com belíssimas ilustrações de Graça Lima, a história leva o leitor a passear pelas páginas e se sentir em uma roda de histórias, ouvindo e absorvendo cada palavra.

👉 Clique aqui para comprar “Fogo, gente!” na Loja Leiturinha

O azul do Sol

 

Narrando o primeiro dia de aula de um aluno em uma escola nova, esta obra prova que o encontro de dois mundos e a descoberta do afeto nasce quando e onde menos se espera. Imaginação, criatividade, acolhimento, amizade e respeito são alguns dos temas abordados nessa história sensível de Telma Guimarães, ilustrada por Giovana Medeiros.

👉 Clique aqui para comprar “O azul do Sol” na Loja Leiturinha

VovôLidô e o sumiço das rosquinhas

 

Escrito pelo reconhecido autor Tino Freitas e ilustrado por Vienno, este livro apresenta situações que poderiam acontecer com qualquer família que tenha crianças (ainda mais quando são quatro irmãos). A narrativa também conta com elementos de fantasia, é recheada de afeto familiar e rende boas risadas!

👉 Clique aqui para comprar “VovôLidô e o sumiço das rosquinhas” na Loja Leiturinha

Com a cabeça nas nuvens

 

Com a história de Otávio Júnior, este é um livro interativo, com espaço para as crianças desenharem e completarem as ilustrações de Ana Matsusaki. A ideia é que o texto seja um convite aos leitores para o exercício da imaginação e da arte, afinal, imaginar horizontes diferentes e novos é o que as crianças mais sabem fazer!

👉 Clique aqui para comprar “Com a cabeça nas nuvens” na Loja Leiturinha

Trançando o amor

 

Escrita por Lorrane Fortunato, estreante na literatura infantojuvenil, e ilustrada por Isabela Santos, a história mostra o amor como construção diária e a importância do afeto em família, através de pequenas ações do dia a dia, como os cuidados com os cabelos. Ao final ainda há um passo a passo de dois tipos de tranças!

👉 Clique aqui para comprar “Trançando o amor” na Loja Leiturinha

O Gato de Botas

 

Os Clássicos literários, mesmo escritos há tanto tempo, ainda estão vivos no nosso imaginário. Mais um título da Coleção Clássicos Leiturinha, adaptado por Ricardo Ditchun e ilustrado por Elder Galvão, O Gato de Botas traz temas sobre valores, como honestidade e bondade, que podem abrir portas para conversas em família.

👉 Clique aqui para comprar “O Gato de Botas” na Loja Leiturinha

Aventuras de esperteza: três histórias tradicionais

 

Escrito por Rosana Rios e ilustrado por Rafael Nobre, ambos premiados, este livro traz histórias tradicionais e mitologias dos chineses, dos indígenas brasileiros e dos nórdicos, unidas pela característica comum de seus personagens: a esperteza. Há textos informativos e glossário para enriquecer ainda mais a leitura.

👉 Clique aqui para comprar “Aventuras de esperteza: três histórias tradicionais” na Loja Leiturinha

Do jeito que quiser

De quantas formas diferentes podemos fazer a mesma coisa? Esta é uma história que celebra as singularidades de cada criança, no seu jeitinho especial em ser ela mesma! Esse é um livro interativo cartonado com abas, escrito por Anna Claudia Ramos e Layla Ramos Campelo e ilustrado por Thiago Amormino.

A brincadeira de Nunu

 

Toda criança carrega em si tudo que ela pode vir a ser e a fazer! Isso é tão poderoso que até transborda. Nunu é assim, e basta encontrar uma coisinha à toa, que ela logo vira algo incrível. Escrito por Dany Proença e ilustrado por Vanessa Prezoto, este livro apresenta uma visão de mundo que privilegia a perspectiva da criança.

👉 Clique aqui para comprar “A brincadeira de Nunu” na Loja Leiturinha

Yara e as cores

 

Este é um livro que valoriza a cultura brasileira da região Norte, com ilustrações vivas e cheias de cores e elementos característicos. Raquel Teixeira, autora estreante, construiu uma narrativa linda e cheia de representatividade. A edição tem capa dura e ainda conta com textos informativos sobre os elementos que aparecem na história.

👉 Clique aqui para comprar “Yara e as cores” na Loja Leiturinha

Portas

 

As portas se abrem e se fecham, mas o importante é saber que há portas em que podemos bater a qualquer hora para pedir amparo. Escrito com teimosia e esperança por Tino Freitas e ilustrado por PriWi, esta é uma obra sensível, que estimula a descoberta do mundo e ajuda a criança a entender e a lidar com os próprios sentimentos.

👉 Clique aqui para comprar “Portas” na Loja Leiturinha

Ouvi dizer que sou pequeno

 

Este é o livro de estreia de Isabela Santos como autora – uma das finalistas do concurso internacional de ilustração “Nami Concours”. Com texto poético e abas divertidas, o livro apresenta um personagem com quem as crianças podem se identificar e ter como companheiro de muitas descobertas ao longo dos primeiros anos de vida.

👉 Clique aqui para comprar “Ouvi dizer que sou pequeno” na Loja Leiturinha

O baobá mocinho e o vento

 

O livro conta a história de um baobá mocinho que vivia tagarelando no meio da floresta, mas ninguém o escutava. Até que um dia, entrou o vento na história, soprando a ele uma lição muito importante sobre saber a hora de falar e a hora de ouvir. Uma narrativa sensível escrita por Heloisa Pires Lima e ilustrada por Camilo Martins.

👉 Clique aqui para comprar “O baobá mocinho e o vento” na Loja Leiturinha

O short azul do meu avô

 

Escrito por Simone Mota e ilustrado por Valentina Fraiz, este livro tem uma narrativa cheia de afeto e referências afrocentradas. A história fala sobre ancestralidade, momentos e “tesouros” de família – relíquias passadas de geração em geração, como histórias e objetos significativos. O que será que está por trás da história do short azul?

👉 Clique aqui para comprar “O short azul do meu avô” na Loja Leiturinha

A arara de muitas cores

 

O texto que foi origem para uma peça de teatro da autora, Cidinha da Silva, agora em um livro de edição capa dura, fala sobre a riqueza de ver o mundo sob diferentes perspectivas. Com as ilustrações cheias de vida de Suzane Lopes, ganhadora de um prêmio Jabuti este ano, essa história encanta e ensina.

👉 Clique aqui para comprar “A arara de muitas cores” na Loja Leiturinha

Entre, corra e pule: aventuras (nada) virtuais pela África

 

Lavínia Rocha ganhou o prêmio Perestroika para professores criativos e já viralizou nas redes com sua metodologia divertida de dar aulas. Especialista no ensino de História, ela escreveu este livro empolgante que mistura videogame e civilizações africanas. Com as ilustrações de Douglas L. e Vitória G., ficamos grudados em cada página para saber como será essa aventura!

👉 Clique aqui para comprar “Entre, corra e pule: aventuras (nada) virtuais pela África” na Loja Leiturinha

Escovando os dentes

Escovar os dentes não precisa ser só mais uma atividade obrigatória na rotina das crianças, e este livro de Hélio Ziskind e Evandro Marenda pode ajudar a mudar isso. Com pop-ups divertidas que fazem as cenas saírem do livro e ganharem vida, os irmãos dessa história vão deixar esse momento muito mais legal, com escova, fio dental e rock and roll!

Daqui eu vejo: pedalando na cidade

O projeto Motoca na Praça, da EMEI Armando de Arruda Pereira, localizada bem no centro da cidade de São Paulo, foi a inspiração para esta história dinâmica escrita por Marcelo Jucá e Lívia Arruda e ilustrada por Veridiana Scarpelli. Pedalando por aí, as crianças podem explorar a cidade, ocupar os espaços e perceber as diversas realidades ao redor.

Crônicas de Chordata: Masmorra de Áquila

Em formato de história em quadrinhos e ligado ao mundo dos jogos de RPG, este livro de Débora Kamogawa conta o dilema de Alexia, que precisa tomar a decisão de qual caminho trilhar, mas está dividida e não sabe o que seguir. Uma edição capa dura com ilustrações envolventes e uma história cheia de lições importantes.

As aventuras dos amigos de ouro

Escrito por Severino Rodrigues e ilustrado com cores vibrantes por André Ducci, este livro estabelece diálogo com os clássicos Alice no País das Maravilhas, As aventuras de Pinóquio, O Mágico de Oz e Peter Pan, leituras que trazem ensinamentos importantes para o desenvolvimento infantojuvenil. E ainda conta com um marcador de páginas lindo!

😍😍😍

Ufa, chegamos ao fim!

E aí, gostou de conhecer tudo o que tivemos esse ano? Pode se preparar que em 2024 vem muito mais! 

📱 Se você já é assinante Leiturinha, não deixe de acessar o nosso App para deixar a sua experiência completa. Lá temos vários dos nossos livros Originais Leiturinha disponíveis em e-book e audiobook, além de atividades para enriquecer a leitura!

📚 E se você ainda não é assinante Leiturinha, acabamos de te dar 30 excelentes motivos para se juntar a nós no incentivo à formação de leitores, criar experiências em família e aproveitar momentos que fazem história. Conheça os planos acessando o nosso site e escolha o melhor para você!

Juliana Tomasello

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), atua há mais de 7 anos no mercado de livros. Foi incentivada pelos pais a ler desde pequena e se apaixonou por trabalhar com literatura infantojuvenil. Agora faz parte do time Editorial e ajuda a dar vida aos Originais Leiturinha, que criam momentos que fazem história na casa dos leitores por aí.

    Acompanhe nossas redes sociais