Os 30 melhores livros infantis de 2023

dez 31, 2023 | Dicas, Leitura, Leiturinha, Literatura, Livros, Originais Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Como é bom pensar que mais um ano se passou e mais e mais bibliotecas caseiras estão ficando recheadas das histórias que selecionamos, editamos e enviamos à vocês. Em 2023, inúmeros dos envios do Clube Leiturinha fazem parte também da lista dos melhores livros infantis de 2023! 

Afinal, é claro que sempre haverá os queridinhos! Os que ficam pela casa, espalhados (pois lidos em todo e qualquer lugar), aqueles que ocupam a cabeceira da cama, como aquilo que há de mais especial para enfeitar sonhos. 

Haverá sempre um lugar especial para quem nos faz companhia, nos acalenta, nos encoraja e nos faz viajar para além do que a vista alcança. 

Chegou, então, a hora deles: a retrospectiva dos livros mais especiais enviados pelo Clube do ano de 2023! 

Este foi um ano muito especial, em que fizemos uma seleção recheada de diversidade e inclusão, representatividade, vozes, narrativas e localidades diversificadas, além da sempre garantida variedade de materiais gráficos, de gêneros e estilos literários. 

Agora, sem mais delongas, com vocês, os 30 melhores livros do ano:

📚 Leitores de berço

1. Cadê o bebê – Com meus dedinhos 

Editora Usborne | Ilustrado por: Stella Baggott | Projeto gráfico: Josephine Thompson| Traduzido por: Luciano Campelo

O livro apresenta frases simples sobre onde está cada personagem. O mesmo aparece com o rostinho coberto pela aba do livro, como se estivesse com algum objeto à sua frente. Ao abrir as abas, a criança o encontra em um sonoro “achou!”. Esta divertida brincadeira de esconde-esconde auxilia na percepção de permanência e sentimentos de ansiedade de separação – por exemplo: a mamãe “sumiu”, mas ainda está ali

2. Grande e pequeno: um curioso livro sobre opostos 

Editora Tiger Tales | Escrito por: Harriet Evans | Ilustrado por: Linda Tordoff | Traduzido por: Maitê Zickur 

Com este livro interativo, a criança aprende sobre os opostos e como eles se relacionam com elementos da natureza, presentes no dia a dia. Além disso, a Curadoria da Leiturinha selecionou este livro por sua relação entre opostos nada óbvios, com muita criatividade e cuidado estético.

3. Esconde-esconde com meu amigo Polvo 

Editora Usborne | Ilustrado por: Gareth Lucas | Projeto gráfico: Ruth Russell | Escrito por: Sam Taplin

Este livro apresenta, em seu enredo, personagens animais, que para esta fase da infância são muito cativantes. Proporciona também muita diversão com a interatividade das abas, através das quais a criança pode brincar com a história contada. 

📚 Leitores brincantes

4. Urso e Rato na creche

Editora Tiger Tales | Escrito por: Nicola Edwards | Ilustrado por: Maria Neradova

Este é mais um volume da série Urso e Rato, grandes amigos já amados pelas crianças. Agora a história apresenta momentos do cotidiano da criança pequena na pré-escola, auxiliando na assimilação da rotina. A interatividade ao longo da história, em todas as páginas, despertam o interesse e recheiam o momento da leitura com descobertas encantadoras!

5. Ouvi dizer que sou pequeno 

⭐Original Leiturinha | Escrito e ilustrado por: Isabela Santos

 

“Ouvi dizer que sou pequeno, pequenininho. Será que sou pequeno… como o cachorro do vizinho? Pequeno como um pedaço de mamão?”. Essa é uma narrativa afrocentrada – ela tem a perspectiva e a identidade visual de uma pessoa preta, nesse caso, a maravilhosa Isabela Santos. Além disso, este livro tem sua base no território infantil, com ele todos podemos ver o mundo pela perspectiva de uma criança, pequena a crescer! 

👉 Clique aqui para comprar “Ouvi dizer que sou pequeno” na Loja Leiturinha

6. Escovando os dentes 

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Hélio Ziskind | Ilustrado por: Evandro Marenda

As músicas têm o grande potencial de marcar a infância. Este livro interativo, com pop-ups, cujo texto vem de uma das canções que marcou gerações de brasileiros, tem tudo para representar momentos de muitos aprendizados. Além disso, este livro traz uma questão importante na rotina das crianças, a escovação dos dentes, com uma abordagem que mostra que esse momento pode ser divertido! 

📚 Pré leitores

7. Meu livrinho dos porquês – O que são estrelas?

Editora Usborne | Escrito por: Katie Daynes | Ilustrado por: Marta Álvares Miguéns | Projeto gráfico: Suzie Harrison | Tradução: Luciano Campelo

Do que as estrelas são feitas? A que distância estão de nós? Qual o seu tamanho? Dá pra pousar em uma estrela? Este é um livro para ser lido e contemplado com as crianças, como se faz com o céu da noite. Este é um livro cartonado, resistente às mãozinhas curiosas e repleto de janelinhas e abas com ilustrações e informações sobre o céu e as estrelas. São conceitos básicos sobre astronomia, aguçando ainda mais a curiosidade e o pensamento crítico/investigativo nos pequenos.

8. Achou?

Editora Cia das Letrinhas | Escrito e ilustrado por: Aline Abreu

O livro de Aline Abreu é um achado divertido e prazeroso, daqueles que, depois que a gente acha, quer passar tempo e mais tempo contemplando cada detalhe. Entre os muitos bichos apresentados pela autora, as crianças vão achar divertido procurar pelas formigas amarelas, e pelos detalhes escondidos em cada página.

9. Com a cabeça nas nuvens

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Otávio Júnior | Ilustrado por: Ana Matsusaki

 

Com a cabeça nas nuvens é um convite à criatividade, ao olhar atento que descobre a diversão em um mundo de possibilidades. Com imagens que remetem à imaginação e à criatividade, este livro mostra cenários cotidianos relacionados à natureza e outros, fantasiosos, a  partir de uma perspectiva da criança. A ideia é que o texto seja um convite aos leitores ao exercício da imaginação e da arte.

👉 Clique aqui para comprar “Com a cabeça nas nuvens” na Loja Leiturinha

10. Lulu vai à escola

Editora Pallas | Escrito por: Anna McQuinn | Ilustrado por: Rosalind Beardshaw | Traduzido por: Nina Rizzi

Amanhã será o primeiro dia de aula na escola para Lulu. Nesta história, o leitor acompanhará como será a rotina de preparação para este grande dia. O desejo de aprender e descobrir coisas novas de Lulu, nos ensina sobre o lugar e o valor da escola na vida de nossas crianças. A narrativa gera identificação junto às crianças que, assim como Lulu, têm ou terão em breve uma rotina parecida.

Fala sobre sentimentos envolvidos em fazer algo novo: curiosidade, medo e ansiedade e como é bom poder contar com a ajuda de quem nos ama.

📚 Leitores iniciantes

11. Já sou grande

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Laura Santos | Ilustrado por: Ana Cardoso

Moab achava-se grande e, mesmo sendo ainda pequenina, tinha em si a certeza de que seria capaz de feitos imensos, se acreditasse em si mesma! O livro foi escrito pela eterna Laura Santos, que nasceu e morou em uma Comunidade Quilombola, nos presenteou com muita propriedade as aventuras narradas na obra, nos dando um gostinho da vida que pulsa por lá. Aborda o autoconhecimento de maneira lúdica e divertida e trabalha valores como o cuidado de si e do outro e a compreensão dos sentimentos 

12. O muro no meio do livro

Editora Pequena Zahar | Escrito e ilustrado por: Jon Agee | Traduzido por: Juliana Freire

Um cavaleiro acredita que está seguro, pois há um muro no meio do livro que o protegerá de todos os perigos que aparecerem. Mas tudo pode ser diferente do que ele imagina.

13. Era uma vez um pirata

Editora Gaivota | Escrito por: Graça Abreu e Lia Zatz | Ilustrado por: Elcerdo

Apesar de viver navegando com sua família, o pirata Abnud Bin está um pouco entediado. Para acabar com esse tédio, ele encontra um objeto misterioso. A obra convida a criança a descobrir e completar o desenvolvimento da história por meio da leitura das imagens. Este é um enredo que vai ativar a imaginação da criançada, já que os leitores sentem que estão construindo a história com o autor.

14. O Azul do sol

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Telma Guimarães | Ilustrado por: Giovana Medeiros

 

O primeiro dia na escola pode ser marcante. A primeira vez que encontramos um novo amigo também. Telma Guimarães narra com delicadeza esse momento – o encontro entre dois mundos e a descoberta do afeto que nasce quando e de onde menos se espera. Assim como na história, o encontro dessa narrativa com as cores e formas de Giovana Medeiros nos faz pensar que boa que é a vida assim, compartilhada.  

👉 Clique aqui para comprar “O azul do sol” na Loja Leiturinha

15. Trançando o amor

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Lorrane Fortunato | Ilustrado por: Isabela Santos

 

Conceicinha vive um dia muito especial em casa. É dia de trançar os cabelos! E não é qualquer penteado ou algo que se faça rápido, de qualquer jeito. Toda semana, sua avó e sua mãe criam um ambiente, um ritual de cuidados, e isso gera na criança o sentimento de acolhimento e alegria que ela ainda está aprendendo a nomear. Com a avó e a mãe, ela aprende que talvez esse sentimento seja o da ancestralidade e do pertencimento, saber-se inserida em algo maior, sua cultura e seu povo, mas ela diz que ainda está aprendendo o que sente. Seu irmão mais novo fica pertinho, observando e sabendo que logo ele também poderá escolher seu penteado.

👉 Clique aqui para comprar “Trançando o amor” na Loja Leiturinha

16. A brincadeira de Nunu

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Danny Proença | Ilustrado por: Vanessa Prezoto

 

Nunu anda por aí prestando atenção em tudo o que encontra pelo chão. Pode ser um botão, uma folha, uma pétala de flor. Papel amassado, brinquedo quebrado, embalagem sem cor. Com a ajuda de uma fada-canção, Nunu dá novos sentidos a objetos do cotidiano, convidando o leitor a explorar a poesia escondida nas coisas aparentemente banais.

👉 Clique aqui para comprar “A brincadeira de Nunu” na Loja Leiturinha

17. O baobá mocinho e o vento

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Heloisa Pires Lima | Ilustrado por: Camilo Martins

 

O livro conta a história de um baobá mocinho que vivia tagarelando no meio da floresta, mas ninguém o escutava. Até que um dia, entrou o vento na história, soprando a ele uma lição muito importante sobre saber a hora de falar e a hora de ouvir.

👉 Clique aqui para comprar “O baobá mocinho e o vento” na Loja Leiturinha

18. Em frente à minha casa

Editora WMF | Escrito e ilustrado por: Marianne Dubuc | Traduzido por: Monica Stahel

“No alto de uma colina, por trás de uma cerca marrom, debaixo de um carvalho, tem… a minha casa. Em frente à minha casa…” Marianne Dubuc nos presenteia com um livro-brincadeira de encher a imaginação. Imagem puxa palavra, palavra puxa imagem! Em suas 122 páginas, o livro apresenta uma sequência de elementos inusitados que irão povoar o imaginário dos leitores. Premiado internacionalmente, o livro já conquistou leitores em pelo menos 11 países e é bem aceito por crianças (e adultos) de todas as idades.

19. Daqui eu vejo: pedalando na cidade

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Lívia Arruda e Marcelo Jucá | Ilustrado por: Veridiana Scarpelli

Prepare-se para pedalar por aí e conhecer o lugar mais bonito do mundo! Neste livro, os leitores são convidados a explorar a cidade, a ocupar os espaços e a perceber as diversas realidades ao redor, assim como faz a turma do projeto Motoca na Praça. São caminhos que se cruzam, pessoas que se cumprimentam, paisagens que se transformam a cada olhar… Cada um percebe os detalhes da sua maneira. Qual é o lugar mais bonito do mundo pra você?

📚 Leitores em processo

20. Os tesouros de Monifa

Editora Brinquebook | Escrito por: Sônia Rosa | Ilustrado por: Rosinha

Esta bela obra conta a história de uma menina que se encanta ao receber de presente uma caixa cheia de “tesouros”, criados e guardados por sua tataravó Monifa. Enredo cativante, com a presença de sentimentos e emoções, conduz o leitor a vivenciar a história por meio da leitura. Narrado em primeira pessoa, retrata e enaltece a cultura africana, com uma narrativa afrocentrada. 

21. Senhor Lobo bom

⭐Original Leiturinha | Escrito e ilustrado por: Laerte Silvino

O Lobo Mau é bastante conhecido por ser feroz e nada amigável. Mas será que é sempre assim? Nesse livro, Laerte Silvino revisita diversas histórias clássicas da literatura universal e apresenta uma nova perspectiva sobre esse famoso personagem.

22. Moradas

⭐Original Leiturinha | Escrito e ilustrado por: Marilda Castanha

 

O silêncio mora na boca fechada. O escuro, na noite sem luar. Tudo tem uma morada… mas uma em especial (real ou utópica?) é o grande desejo de todos nós. Nesse livro sensível e potente de Marilda Castanha, o leitor é apresentado aos diversos tipos de moradas, das mais variadas formas, do momento do nascimento até quando a morada se esvazia e se despede de seu morador.

👉 Clique aqui para comprar “Moradas” na Loja Leiturinha

23. Os quatro amigos: uma história animal

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Marie Ange Bordas | Ilustrado por: Veridiana Scarpelli

 

Inspirando-se no conto tradicional “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e com uma pitada do já clássico “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, Sérgio Bardotti e Luis Bacalov, este livro narra a saga de quatro animais que escaparam de situações adversas e saíram em busca de uma vida melhor, em um lugar onde a liberdade e o entendimento entre as espécies imperam.

👉 Clique aqui para comprar “Os quatro amigos: uma história animal” na Loja Leiturinha

24. Portas

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Tino Freitas | Ilustrado por: PriWi 

 

Este livro conta a história de Hugo, um menino que está aprendendo a lidar com seus sentimentos. Estando chateado com algum acontecimento na escola, Hugo decide fechar a porta de seu quarto e se afastar das outras pessoas de casa. Aos poucos, o menino percebe que fechar a porta foi necessário naquele momento, mas que as portas dos pais e da irmã estarão sempre abertas para que ele seja amparado nas situações difíceis.

👉 Clique aqui para comprar “Portas” na Loja Leiturinha

📚 Leitores fluentes

25. Entre irmãos

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Flávia Côrtes | Ilustrado por: Minna Miná

 

Flávia Côrtes, com maestria, nos conduz por esta aventura Entre irmãos e consegue nos fazer vivenciar um pouco desse misto de sentimentos e emoções, especialmente os vividos por Matheus. Já Verona, amiga do garoto, gostaria muito de ter um irmão ou irmã para brincar e conversar. Já os pais de Matheus, como acontece com grande parte das famílias de nosso tempo, precisam conciliar trabalho e criação de filhos. Entre irmãos é um livro que nos leva a refletir que, entre erros e acertos, estamos fazendo o melhor possível.

👉 Clique aqui para comprar “Entre irmãos” na Loja Leiturinha

26. Chapeuzinho Verde

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Maria Lucia Takua Peres | Ilustrado por: Yacunâ Tuxá

 

O conto clássico da menina que leva doces para a vovozinha já foi inspiração para um sem-número de outras histórias. Em algumas delas, o chapéu tem outra cor; em outras, o lobo é bom; há outras ainda em que o lobo conta a sua versão da história… Nessa obra potente de Maria Lucia Takua Peres, indígena da etnia Avá-Guarani, e ricamente ilustrada por Yacunã Tuxá, indígena do povo Tuxá, Chapeuzinho Verde nos convida a abrir a mente e o coração se quisermos garantir a sobrevivência da Terra e de todos os que nela habitam.

👉 Clique aqui para comprar “Chapeuzinho verde” na Loja Leiturinha

27. Entre sonhos e dragões

Editora Cia das Letrinhas | Escrito por: Adriana Carranca | Ilustrado por: N.N.

Este é um conto potente e cheio de esperança de amanhãs melhores. Esta obra foi inspirada em histórias reais e fala sobre meninas e seus sonhos por um amanhã com mais arte, educação e liberdade. A narrativa nos transmite uma mensagem de paz e de resistência com armas pacíficas diante das dificuldades provocadas pela guerra no Afeganistão. Além disso, quebra com a visão de vitimização de sobreviventes e refugiados de guerra, trazendo sua perspectiva e sua narrativa para a história.

📚 Leitores críticos

28. Aventuras de esperteza 

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Rosana Rios | Ilustrado por: Rafael Nobre

 

Neste livro, você encontrará um conjunto de histórias criadas por povos que procuram explicar as coisas do mundo. São histórias que falam de nossa humanidade, de nossos problemas – com muita fantasia e aventura, mas também realidade –, e é por isso que são histórias danadas de boas!

👉 Clique aqui para comprar “Aventuras de esperteza” na Loja Leiturinha

29. A princesa e o dragão

Editora Ozé | Escrito por: Fernanda Rios | Ilustrado por: Veridiana Scarpelli

Nesta história divertida, uma pequena princesa, um dragão órfão e um soldado atrapalhado e solitário se unem para viver uma aventura, criando laços de amizade e confiança entre si. Esta é uma história permeada de muito humor e aventura, narrada de forma leve, divertida e descontraída. Através dela, os leitores serão conduzidos a uma jornada de autodescoberta e auto afirmação, por meio de personagens com sonhos, objetivos e vontades próprias.

30. As aventuras dos amigos de ouro 

⭐Original Leiturinha | Escrito por: Severino Rodrigues | Ilustrado por: André Ducci

Cada um dos quatro amigos desta história tem seu clássico da literatura preferido. O que eles não imaginavam é que, em uma de suas aventuras na biblioteca, poderiam mexer com o mundo dos livros e tirar tudo do eixo. Agora alguns livros sumiram, outros estão perdendo a cor, e nem a bibliotecária sabe mais o que fazer!

Como eles vão resolver isso? Será que poderão contar com a ajuda de seus professores, que estão pra lá de esquisitos?

😍😍😍

E aí? O que achou da nossa lista dos 30 melhores livros infantis de 2023? Aproveite e compartilhe este post com seus amigos e em suas redes sociais.

Se quiser receber livros como esses todo mês na sua casa e incentivar a leitura infantil com toda a comodidade, assine o Clube Leiturinha, o maior clube de livros infantis do Brasil. 📚

Boa Leiturinha! 💜

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais