Cada família comemora as festas de fim de ano à sua maneira, de acordo com sua religião e/ou costumes. Mas se tem uma coisa que é praticamente unanimidade são os presentes! Além dos deliciosos quitutes da ceia, para muitos pequenos dezembro significa tempo de receber pacotes recheados de surpresas. Bonecas, carrinhos, roupas, bicicleta, patinete… São muitas as opções e os desejos da criançada, e, muitas vezes, os pais têm que se desdobrar para encontrar o presente ideal à tempo. Mas e se neste ano você fizesse diferente? Já pensou em dar momentos de leitura de presente? Confira 6 motivos para você dar livros de presente para sua família neste Natal:

1. Os livros são um pedacinho da gente

Quando damos um livro a alguém, damos um pedacinho nosso também. Ainda que a gente escolha a obra de acordo com as preferências da pessoa presenteada, sempre colocamos um pouquinho do nosso olhar. Por isso, mesmo depois de ler e reler a história, e guardá-la na estante, sempre que pegamos um livro, nos lembramos de quem nos deu ele (ainda mais quando vem com uma dedicatória super especial!).

2. Os livros são afetos

Os livros proporcionam momentos e conexões. Quando damos um livro a uma pessoa, nos conectamos ainda mais com ela. Seja para contar o porquê da escolha daquela obra, marcar um café para conversarem sobre ela ou ainda, no caso das crianças, para contar e recontar a história para o pequeno, os livros são muito mais do que livros, eles são momentos de carinho e amor compartilhados!

3. Os livros ampliam nossa visão de mundo

Japão, País das Maravilhas, Idade Média, Terra do Nunca… Quando presenteamos alguém com um livro, temos a chance de apresentar novos mundos a essa pessoa. Podemos entregar um pacote recheado de histórias e aventuras nos mais diversos lugares, com os mais variados personagens e em diferentes épocas. Mais do que um simples presente, os livros são uma passagem para embarcar em uma viagem. São um convite para conhecer outras culturas e costumes. São uma porta para outros olhares e perspectivas!

4. Os livros colaboram com o aprendizado e o desenvolvimento infantil

Se presentear um adulto com um livro é legal, uma criança é ainda melhor! Pois além de representar momentos de diversão e carinho em família, os livros contribuem – e muito – com o desenvolvimento dos pequenos. Colaborando, entre outras coisas, com o desenvolvimento da fala e com o processo de alfabetização.

5. Os livros estimulam a curiosidade, a imaginação, a empatia e a inteligência emocional

Além de contribuir com o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos, os livros são grandes estímulos para uma infância mais plena. Com as histórias, as crianças exercitam a habilidade de se colocar no lugar do outro, deixam a imaginação voar longe e aprendem a lidar com as mais diversas emoções e situações da vida. Os livros infantis são lugares seguros para apresentar às crianças questões que podem parecer complicadas demais aos pais, mas que com uma linguagem leve e lúdica, são assimiladas natural e tranquilamente.   

6. Os livros são para sempre!

Se tem algo que, com certeza, é para sempre, é um livro. Diferente de outras coisas em nossas vidas que passam, “perdem a validade”, estragam ou se desgastam com o tempo, os livros ficam. Ficam para terminarmos ou voltarmos a ler outro dia, ficam para consultarmos aquela citação que tanto gostamos, ficam para que possamos compartilhá-los com aqueles que amamos e ficam para que, na posteridade, possamos repassá-los aos nossos filhos. Só quem ama um bom livro sabe o quanto é difícil se separar dele, nem que seja só por alguns dias. Mesmo depois de amassados, grifados, decorados e devorados várias vezes, eles continuam a ser nossos xodós, guardados carinhosamente em nossa biblioteca e em nossos corações!

Curtiu a ideia? Então, se ainda não comprou os presentes deste final de ano, confira as coleções de livros que a Loja Leiturinha preparou com todo carinho para sua família! Acesse nossa lojinha

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.