7 ideias de amigo secreto para fazer em família

dez 7, 2021 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se tem uma brincadeira que está sempre presente nas confraternizações de final de ano, é o amigo secreto. Seja na festa da firma, na escola ou na família: ele sempre garante muitas risadas! Mas será que não existem ideias de amigo secreto mais inovadoras? Aquelas que possam agradar a todos, sem distinção?

Sabemos bem que o amigo secreto pode ser muito querido por todas as pessoas. Desde o momento do sorteio até a hora de revelar e trocar os presentes, essa brincadeira costuma ser um verdadeiro sucesso! Porém, ao mesmo tempo, pode ser também alvo de complicações. Afinal, quem é que não tem uma história de um amigo secreto que deu errado? Ou de um presente não tinha absolutamente nada a ver com a pessoa que o recebeu? Pensando nisso, que tal conhecer várias outras maneiras de reinventar o bom e velho amigo secreto?

Então, para tornar seu fim de ano e sua ceia ainda mais divertida, trouxemos 7 ideias de amigo secreto para fazer em família. Confira!

👉 Leia mais:7 filmes de Natal ideais para assistir com os pequenos
👉 Leia mais: 5 receitas de Natal fazer com as crianças
👉 Leia mais: 8 ideias de presentes para crianças (que não são brinquedos!)

7 ideias de amigo secreto para fazer em família

Antes de começarmos a nossa lista, vale lembrar que o segredo para o sucesso de todas as ideias de amigo secreto é combinar um valor máximo e um valor mínimo para cada presente. Dizemos isso porque, dessa forma, evitamos desconfortos e desavenças, tudo bem? Então, escolha uma das dinâmicas de amigo secreto, defina os valores dos presentes e boa diversão!

1. Amigo da Onça

Também conhecido como “Inimigo Secreto”, já dá para imaginar o que acontece nessa brincadeira, não é mesmo? Aqui, o objetivo é escolher presentes divertidos e engraçados, já que a intenção é tornar o momento uma grande piada! Mas, claro, sempre com muito respeito.

Além disso, caso você tenha crianças participando da brincadeira, é importante estar atento ao tom do presente. Isso porque o senso de humor é algo que adquirimos com o tempo e as crianças podem ainda não compreender bem a ideia de um “Amigo da Onça”. Então, para além da brincadeira, que tal reservar um presente de verdade, do qual ela irá realmente gostar?

Essa é uma maneira de não causar mal-estar com as crianças, por exemplo. Afinal, a festa de Natal deve ser um momento gostoso, para tornar-se uma boa lembrança para a vida inteira.

2. Amigo Artesanal

Essa é uma das ideias de amigo secreto mais econômicas e divertidas. Além disso, ela tem o poder de soltar a nossa imaginação!

Como o próprio nome sugere, a ideia do Amigo Artesanal é presentear os participantes com algo feito por nós mesmos. Por isso, utilize a criatividade e prepare artesanalmente o presente do seu amigo secreto. Com certeza, ele ou ela nunca mais irá se esquecer!

E se as crianças do grupo estiverem participando também, que tal fazer um amigo secreto especial para elas? Assim, elas poderão usar as próprias mãos e toda sua imaginação para fazer um presente todo especial para o amigo secreto, como um desenho, uma colagem e muito mais.

Nesse sentido, o Amigo Artesanal é também uma maneira incrível de exercitar o carinho, já que envolve a dedicação de tempo para a felicidade do outro. Por isso, essa é uma das ideias de amigo secreto mais legais para o fim de ano!

3. Amigo Doce

Chamado também de “Amigolate”, essa é a brincadeira ideal para os apaixonados por chocolate! A regra é simples: só vale presentear com chocolate. Barras, bolos, bombons, caixas, brigadeiros, trufas e todas as variações possíveis. Por isso, dentre todas as ideias de amigo secreto, essa talvez seja a mais simples e gostosa!

O Amigo Doce também vale para o amigo secreto das crianças, que podem participar de todo o processo de preparo ou escolha do presente. Mas, como em qualquer outro tipo de amigo secreto, não deixe de ficar de olho nos valores estipulados, ok? Assim, temos a certeza de que ninguém se sentirá frustrado ao receber o seu presente. E há ainda mais um detalhe muito importante: não se esqueça de verificar se os participantes têm restrições ou até alergias alimentares!

4. Amigo Temático

Nesse formato de amigo secreto, basta escolher um tema para a brincadeira acontecer. Vale chinelo, caneca, camiseta, livro, pantufa e o que mais a imaginação mandar! Por isso, o Amigo Temático é uma das ideias de amigo secreto mais legais, sobretudo quando se trata da brincadeira de fim de ano feita entre crianças.

Por meio do Amigo Temático, nossos pequenos e pequenas leitoras podem exercitar a memória e presentear seu amigo secreto com aquele seu livro preferido, por exemplo. E essa é, certamente, uma das formas mais legais de se presentear alguém, já que um livro é sempre um convite para nossa imaginação.

Portanto, que tal conversar com a família e fazer um amigo secreto para crianças temático, baseado em livros? Dessa forma, você poderá também estimular o gosto pela leitura! E, quem sabe até, fazer nascer um clube do livro familiar, utilizando os presentes recebidos.

5. Amigo Ladrão

Nessa opção de amigo secreto, cada participante deve comprar o presente que gostaria de ganhar. Na hora da brincadeira, todos os pacotes serão colocados no meio da mesa e, então, deverá ser realizado um sorteio. Cada um dos participantes recebe um número e quem tirou o número 1 começa, escolhendo o pacote que deseja para si.

Em seguida, de acordo com a ordem numérica, cada participante deverá escolher: ou um presente que ainda está na mesa, ou um presente que outra pessoa já pegou! Ou seja, deverá “roubá-lo” do amigo ou familiar. E é justamente isso que costuma gerar muitas risadas entre os participantes!

No entanto, é muito importante estar atento se todos estão realmente se divertindo, sem maiores chateações com os roubos. Por isso, outra forma de propor o Amigo Ladrão, é fazer um amigo secreto com essa mesma dinâmica, mas com os presentes pré-definidos, para que sejam parecidos e se adequem a todos os participantes.

6. Amigo Econômico

Como o próprio nome diz, o Amigo Econômico é uma opção para quem não quer (ou não pode) gastar muito. Para isso, determina-se um valor simbólico para os presentes, de R$2,00 a R$5,00, por exemplo. E cada um tem que usar a criatividade para surpreender com suas escolhas!

Essa é, certamente, uma das maneiras mais democráticas e inovadoras de se presentear outras pessoas. Afinal, cada um terá de mobilizar esforços para conseguir encontrar algo legal!

7. Amigo com Fotos

Essa brincadeira de amigo secreto tem um gostinho mais que especial! No Amigo com Fotos, o sorteio dos presentes é feito com as fotografias antigas dos participantes e, no momento da revelação, cada um tem que tentar adivinhar quem é a pessoa que tirou! Parece divertido, não?

Sugestões de presentes da Loja Leiturinha

Agora que você e a sua família já conheceram algumas novas ideias de amigo secreto, fica a pergunta: qual presente você irá escolher? Para te ajudar nesta tarefa, confira abaixo algumas sugestões incríveis, que você encontra na Loja Leiturinha!

 

Jogo da vida – Estrela

De médico a artista, você deve estar preparado para momentos de sorte e azar. Trilhe o seu caminho em busca do sucesso! Desenvolva a sua carreira, ganhe dinheiro, case e tenha filhos. O Jogo da Vida é a simulação da vida real com muita diversão!

Quer presentear com o Jogo da Vida, da Estrela? Clique aqui e encontre essa opção divertida na Loja Leiturinha!

Desenvolvimento infantil: 40 práticas e dicas para ajudar os pais

Desenvolvimento infantil: 40 práticas e dicas para ajudar os pais

Quer presentear os pais, mães e responsáveis da sua família? Desenvolvimento infantil: 40 práticas e dicas para ajudar os pais é um livro-caixinha, que irá ajudar os cuidadores de crianças de 0 a 6 anos! É nessa faixa etária que se desenvolvem as habilidades emocionais, sociais e físicas dos pequenos e pequenas, além de funções neurológicas, que vão garantir autossuficiência e reflexos positivos na vida das crianças. Para isso, estão aqui práticas e dicas que vão fazer a diferença no futuro das crianças!

O livro-caixinha Desenvolvimento Infantil: 40 práticas e dicas para ajudar os pais está na Loja Leiturinha! Para saber mais, clique aqui e confira!

Gostou das ideias de amigo secreto e das nossas sugestões de presente? Para conferir outras dicas para o fim do ano, continue a leitura em nosso blog e saiba mais!

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais