Criança pode usar maquiagem?

por | abr 9, 2020 | 15 Comentários

O uso de maquiagem na infância divide opiniões entre mães, pais e especialistas. Afinal, os cosméticos fazem mal à saúde? E ao desenvolvimento dos pequenos? Existe maquiagem para criança? Até onde pode-se considerar que é apenas uma brincadeira? Qual a melhor maneira de lidar com a situação? Para esclarecer alguns pontos sobre esse assunto, conversamos com Sarah Helena. Ela é psicóloga e curadora na Leiturinha. Ressalta, principalmente, o papel dos pais no momento de mediar e dosar esse uso.

É apenas uma brincadeira?

sarah

Sarah Helena é mãe da pequena Cecília, psicóloga e curadora na Leiturinha

Como já pontuamos diversas vezes aqui no Blog da Leiturinha, o diálogo é sempre o melhor caminho para entender e lidar com os diferentes momentos pelos quais as crianças passam durante a vida. Em relação ao uso de maquiagem, não seria diferente. “É importante compreender sobre os motivos da criança querer usar e o que isso significa para ela”, afirma a psicóloga Sarah Helena. Durante a infância, principalmente quando são mais novinhos, os pequenos tendem a imitar os comportamentos dos pais. Isso é algo natural. No entanto, ainda que os cosméticos sejam próprios para o uso infantil, é preciso estar atento para saber os limites entre a brincadeira saudável e indícios de uma adultização precoce, por exemplo. Sarah aponta que “se maquiar pode ser apenas uma experiência divertida, que mostra identificação com figuras que admira. Um modo de se fantasiar, brincar de faz de conta e de explorar o mundo de forma lúdica.”

Por outro lado, se não for bem dosado, seu uso pode prejudicar o desenvolvimento da criança, “pois para se manter maquiada e bem arrumada, ela deixa de brincar e de fazer atividades que envolvam o corpo em movimento. Isso mostra que a maquiagem deixou de ser um brinquedo esporádico e se tornou algo sério para ela.”. Por esse motivo, a mediação dos pais é fundamental para que a brincadeira de se maquiar não ultrapasse os limites da infância. Deixando de ser algo saudável para a vida da criança.

“É necessário  que o adulto tente compreender o que ela pensa sobre aquilo. Além de o porquê deseja brincar de se maquiar e não de outra coisa. Além disso, o tema do uso de maquiagem na infância, também nos leva a refletir sobre o fenômeno da adultização das crianças. Elas são pessoas em processo de formação. Ainda não estão preparadas para lidar com a grande pressão social que existe em relação ao ideal de beleza presente na sociedade.”, ressalta Sarah Helena.

Qual a melhor maneira de lidar com isso?

Se você está passando por isso em casa, lembre-se. Converse, converse e converse. É por meio do diálogo que você vai conseguir compreender melhor o que se passa com a criança. E guiá-la para uma relação mais consciente com a maquiagem. A psicóloga Sarah ressaltou quatro pontos importantes que os pais podem se atentar no momento de mediar e auxiliar os pequenos em relação aos produtos de beleza:

1. Não encoraje o uso

É importante que os adultos não encorajem o uso de produtos de beleza em crianças e que sempre verbalizem o quanto elas já são bonitas.

2. Não exponha os pequenos

Não exponham os filhos diante de propagandas ou programas de tv que tenham forte apelo a um padrão de beleza ou ao consumo de produtos de beleza. Quando forem expostas, é legal conversar sobre o que eles entenderam sobre aquele conteúdo. Neste momento, coloque também seu ponto de vista.

3. Esteja atento

Quando e se a criança quiser usar maquiagem, esteja atento aos motivos que as levam a esse desejo e mediem o uso, caso forem permiti-lo.

4. É uma questão cultural

O uso de maquiagem é uma questão cultural. Cada família terá seu posicionamento e suas opiniões, que sempre devem ser respeitadas. Não há, portanto, uma maneira que seja correta ou errada de lidar com os filhos em relação a isso. Mas cabe sempre o bom senso e o diálogo para uma relação mais próxima com eles. De um modo geral, e não somente em relação a este tema.

Com a palavra, as mães!

Antes de produzir a matéria, a Leiturinha postou o tema em sua página para ouvir a opinião do público em relação ao uso de maquiagem na infância. Confira alguns depoimentos que recebemos:

Penso que às vezes a criança só externa o que vivencia, vendo as mulheres se maquiar e os tantos elogios, é óbvio que pensa: Quero ficar bonita assim! Portanto, acredito que tem que haver explicações que há tempo para todas as coisas. No tempo de ser criança, a gente brinca na lama, brinca de boneca, corre descalço e faz coisas de criança. Sobre permitir o uso para que se sintam bem, com autoestima elevada, acredito que elas sentem-se assim quando encontram amor, compreensão, limite, companheirismo em um lar estruturado. É complexo! Mas podemos correr o risco de, precocemente, inseri-las em um contexto que as impedem de descobrir tantas coisas boas de uma infância simples e feliz! (Monique Araujo)

Sou maquiadora e sinceramente sou contra o uso de maquiagem na infância. Tudo tem seu tempo. Haja ressalva se precisar para o uso lúdico, como balé ou teatro. (Jessica Cariaga) 

Materia-maquiagem-Blog (1)

Não gosto de ideias fundamentalistas. Sou contra a adultização das crianças, mas não vejo problema em matar a curiosidade delas quando pedem para passar um batom ou blush. Porque vêem nós mães usando. É só uma forma de experimentar o mundo do adulto, como uma brincadeira, para mim não passa disso. (Adriana Novaes Nascimento)

Completamente desnecessário. Maquiagem, esmalte… Isso não é para criança. Cada etapa da vida tem seu encanto, as crianças estão atropelando etapas! Eu discordo totalmente. Tenho uma filha de 8 anos e não permitimos aqui em casa maquiagem e esmalte. Escolho as roupas de acordo com a idade dela e não imitando roupas de adultos. A infância deve ser preservada e vivida de acordo. (Carla Cristina Gonçalves)

Apesar de ser maquiadora, não concordo com criança usar maquiagem tão cedo. Tudo tem o seu momento. Tenho uma neta de 3 anos que ama brincar de passar batom e pintar as unhas. Mas a mãe dela evita ao máximo. E eu apoio, é claro. (Nazaré Cavalcanti)

A questão seria proibir? Pois creio que a maior parte das meninas adquirem gosto por maquiagem ao ver a mamãe usar. A minha de 3 anos não pode ver um batom. Por mais que eu esconda, ela pede sempre. (Luana Guimarães Dias)

Pois é, lá em casa só dá isso: posso passar batom, passar rimel, posso usar sombra? Aí cansa, viu… E não adianta fazer discurso, dizer que ela só tem seis anos, que é criança. Por isso, comprei maquiagem e permito que ela brinque à vontade em casa. Eu chamo a brincadeira de “brincar de maquiagem”, aí ela pode criar, por minhas roupas, meus sapatos e bijuterias. Às vezes, sobra para o pai e para o irmão. Mas quando vamos sair, eventualmente, faço uma leve maquiagem, quase imperceptível. E vamos tocando a vida. Proibir é bobagem. Enfim, aqui em casa é o que funciona. (Nice Alves)

A gente deve respeitar a vontade da criança! Eu sou contra a mãe/pai ficar incentivando o uso, pois é sexualizar a criança! Mas eu, que nem uso ou tenho maquiagem em casa, tive que ajudar e mostrar para minha filha, porque na escola as amiguinhas têm e ela ganhou de presente de aniversário na escola também! Então ela teve a curiosidade e eu tive que ensinar sobre. Respeitei ela! (Cinthyan Reis)

E aí na sua casa, as crianças gostam de usar os produtos de beleza? Como você lida com essa questão? Compartilha aqui com a gente!

Leia mais:

Escrito por Ana Clara Oliveira
Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.
Relacionados
5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças

As crianças são os seres mais criativos do mundo! E são muitas as brincadeiras para estimular a criatividade das crianças. No entanto, muitos de nós vão perdendo essa habilidade ao longo dos anos, sobretudo quando crescemos e deixamos de acreditar na importância da...

Como cuidar da saúde mental das crianças?

Como cuidar da saúde mental das crianças?

O termo saúde mental tem se tornado cada vez mais popular. Hoje, felizmente, fala-se muito sobre o bem-estar emocional de jovens, adultos e idosos. No entanto, esse é um tema que deve ser essencial durante toda a vida, sobretudo na infância. Afinal, os pequenos e...

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças

5 brincadeiras para estimular a criatividade das crianças

As crianças são os seres mais criativos do mundo! E são muitas as brincadeiras para estimular a criatividade das crianças. No entanto, muitos de nós vão perdendo essa habilidade ao longo dos anos, sobretudo quando crescemos e deixamos de acreditar na importância da...

Como cuidar da saúde mental das crianças?

Como cuidar da saúde mental das crianças?

O termo saúde mental tem se tornado cada vez mais popular. Hoje, felizmente, fala-se muito sobre o bem-estar emocional de jovens, adultos e idosos. No entanto, esse é um tema que deve ser essencial durante toda a vida, sobretudo na infância. Afinal, os pequenos e...

15 Comentários

  1. Avatar

    Muito Interessante as colocações de cada pessoa… tenho duas meninas pré adolescentes e realmente nesta faixa etária é impossível impedir que elas usem maquiagem, porém, tudo de forma controlada. Sem problemas.

    Responder
  2. Avatar

    Minha filha de 8 anos adora se maquiar,eu não proíbo nem incentivo,encaro com naturalidade,mas fico atenta para não ter exageros, simples assim.

    Responder
  3. Avatar

    Usada de maneira lúdica , nas brincadeiras, não tem importância. Mas você ver crianças maquiadas na rua ou na escola é totalmente desnecessário, chegando a ser feio. Costumo comparar com uma pessoa adulta que usando “maria chiquinha” nos cabelos.

    Responder
  4. Avatar

    Sou professora e convivo diariamente com meninas que se maqueiam para irem à escola. Chegam às sete como se estivessem indo a uma festa. A infância é a menor fase de nossas vidas, representa um mínimo de anos no total vivido pela mulher, porque desperdiçá-la? Local de criança é no parque e na escola e não de frente ao espelho. Deixar claro para a criança que maquiagem, esmalte, bebida, cigarro e etc são coisas de adulto e que na idade correta ela poderá fazer uso com tranquilidade, os pais não podem ter medo de explicar. As etapas não devem ser puladas.

    Responder
  5. Avatar

    Gostei do artigo, é bastante esclarecedor e didático, porém venho registrar a minha reclamação: por quê não foi postado o depoimento de nenhum PAI? Falha feia, uma vez que muitas crianças são criadas exclusivamente pelos pais.

    Responder
    • Ana Clara

      Oi, Alessandro! Como vai? Obrigada por acompanhar nosso conteúdo. Fico muito feliz em saber que ele cumpre seu papel esclarecedor para nossos leitores, incluindo você. Mães não foram um critério para destacar os depoimentos que recebemos durante a pesquisa. Foi uma coincidência. É muito importante contar com o ponto de vista de todas as pessoas que fazem parte da formação dos nossos pequenos. Não consideramos um problema uma amostragem não contemplar todas as diferentes estruturas familiares. Mas também julgamos ser fantástica a possibilidade de receber as opiniões vindas de diferentes perspectivas. Fique a vontade para compartilhar sua opinião conosco!
      Você também pode acompanhar todos os depoimentos que recebemos aqui. Um abraço.

      Responder
  6. Avatar

    Proibo maquiagem como sombras ou blush, mas batom as vezes deixo, acho que proibição total nesses casos deixa acriança mais curiosa, o que pode levar ela a fazer escondido, então prefiro conversar e deixar só o uso do batom (que acho mais leve na maquiagem) e vamos tocando a vida.

    Responder
  7. Avatar

    Eu sou mamãe de duas lindas princesas cada com seu jeitinho, eu não proíbo delas brincar de maquiar.
    Pois elas se DIVERTEM na hora do brincar de salão de beleza em fim o faz de conta.
    Acho natural no processo de cognitivo da criança.
    Maquiagem infantil deixando claro explicar e expor isso ao filho pois melhor maneira e sentar conversar claramente.

    Responder
  8. Avatar

    Tenho uma menina de 6 anos e permito que ela use batons clarinhos e blush .
    São maquiagens próprias para crianças.
    Com isso, ela sacia sua vontade de se maquiar e não “detona”minhas maquiagens….
    Como comprei maquiagens para ela, durante um mês ficou fissurada mas agora….nem dá mais bola!
    Acredito que foi ó uma “febre” que felizmente já passou.

    Responder
  9. Avatar

    Esses dias eu estava separando meus batons novos dos vencidos e a minha pequena de dois anos estava por perto e ficou curiosa…deixei ela brincar por um tempo com alguns batons velhos e até ‘tentei’ passar um gloss na boquinha dela só de brincadeira, para ver como ficaria (óbvio que eu iria retirar logo em seguida), mas ela nem deixou…ela já não gosta nem de brincos e enfeites de cabelo, ainda não pensa em vaidade, só em conforto, mas inevitavelmente vai chegar a idade em que ela vai começar a olhar os comerciais na TV, as revistas e vai se identificar com as modelos, querer ‘ficar bonita’, e se as coleguinhas fizerem o mesmo, então… O ideal realmente é que a criança viva intensamente cada fase de seu desenvolvimento, sem antecipar nada, mas se não for possível convencê-la de que maquiagem é coisa só de adulto, acho que proibir não vai adiantar…sempre dá pra tentar chegar em um meio termo ou achar soluções alternativas, tipo, horários na semana para “brincar de maquiagem” (as vezes as crianças só estão curiosas e proibir só vai aumentar a curiosidade..), liberar uma maquiagenzinha beeem leve em ocasiões determinadas, como festinhas e apresentações no colégio, aniversários de parentes, etc., já trabalhando o conceito de que maquiagem não se usa a toda hora e em qualquer lugar. E o mais importante, sempre usar maquiagem específica para a pele infantil, afinal, saúde em primeiro lugar.

    Responder
  10. Avatar

    Aqui em casa eu proibir o máximo que pude, chegou um momento que ela pegava as minhas maquiagem escondida e usava com as coleguinhas, entao chegamos a um concesso, a dinda deu um kit de maquiagem bem infantil, expliquei e ensinei como poderia usar e hoje, vivemos em paz, dentro das limitacoes da idade.

    Responder
  11. Avatar

    Nao vejo problema algum em as crianças brincarem de se maquiar. Até porque, por experiência própria aqui em casa, elas acabam enjoando e votam a brincar muito esporadicamente. Até em apresentaçōes elas acabam oscilando entre querer ou nāo se maquiar. Qdo vc nāo proibe tende a ser menos interessante!!

    Responder
  12. Avatar

    Ser mãe é muitas dúvidas e poucas certezas, eu tenho uma filhinha de dois anos, ela está em uma fase de usar minhas roupas, sapatos, cremes e maquiagens, acredito que as que eu uso não são indicadas para crianças deixo ela pegar os pincéis limpos e comprei gloss infantil, penso que em quanto for natural não vejo problemas, como vaidade creio que tudo tem o seu momento.

    Responder
  13. Avatar

    A minha filha de 3 anos vive pedindo pra se maquiar, e ao contrário de que muitas pensam, eu não uso nem um tipo de maquiagem… Sinceramente eu não sei lidar com a situação… Eu simplesmente à proíbo. Só que toda vez que vai na casa da avó, ela faz o gosto. Já chegamos até a discutir, mas ela não me ouve e toda vez que minha filha vai pra casa dela gera essa confusão.

    Responder
  14. Avatar

    Acho que tudo tem seu momento, eu iniciei agora nessa área de maquiagem para iniciante, mas sempre deixo claro.
    Sua matéria ficou maravilhosa!
    Abraços e sucesso.

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *