Uma boa relação entre família e escola contribui para um melhor desenvolvimento dos pequenos, enquanto seres humanos, estudantes e… leitores! Isso mesmo, a tarefa de tornar nossas crianças leitores assíduos é resultado, também, de um trabalho em conjunto entre escola e família. Afinal, o hábito da leitura é importante em todos os âmbitos da vida dos pequenos, colaborando, entre outras coisas, com o aumento do vocabulário e do repertório cultural, a melhora da escrita e o desenvolvimento da sensibilidade das crianças!
Pensando nisso, já demos algumas dicas aqui no Blog da Leiturinha de como estimular o hábito da leitura em casa e também já fizemos um post sobre o papel da escola na formação de novos leitores. Mas de que maneira a família e a escola podem estar juntos nesta missão?
Livros por toda parte!
Quanto maior o contato da criança com os livros, maior a chance dela se interessar pela leitura. Por esse motivo, tanto em casa, quanto na escola, é importante que haja prateleiras recheadas de livros! Para que isso aconteça, a escola pode, por exemplo, promover uma ações em que as famílias doam livros infantis que já não estão mais sendo utilizados em casa.
Diálogo sempre
Outro ponto importante é o diálogo constante entre pais e professores. É fundamental conversar sobre as facilidades e dificuldades das crianças com o intuito de se adequar e encontrar as melhores formas de despertar o interesse dos pequenos pela leitura, tanto em casa, quanto na escola.
Projetos e ideias
Rodas de leitura, eventos literários, troca de livros, atividades baseadas nas histórias… São muitas as possibilidades que podem ser exploradas dentro e fora da sala de aula. Projetos que incentivam a leitura de maneira criativa e lúdica são sempre uma boa pedida e, quando possibilitam a interação com a família e vivências para além dos portões da escola, melhor ainda! As crianças podem, por exemplo, ser incentivadas a levar seu livro favorito para a escola ou produzir apresentações baseadas nas histórias, em que os pais vão prestigiar!
Troca de figurinhas
Família e escola podem trocar indicações de títulos infantis, a fim de possibilitar sempre as melhores escolhas! Os pais, por exemplo, podem informar as preferências do filho, para que os professores consigam despertar o interesse do pequeno pela leitura em sala de aula. Por outro lado, os professores podem indicar para as famílias livros adequados à faixa-etária dos filhos, com conteúdos interessantes e relevantes. Dessa forma, os pais saberão escolher a melhor opção quando forem ampliar a biblioteca do pequeno em casa!
Uma dica nesse caso é o Guia do Livro Infantil, um catálogo que reúne as melhores obras infantis com o objetivo de dar suporte a pais e educadores. As escolas solicitam o Guia gratuitamente e, depois, adquirem os títulos catalogados ou indicam para que os pais adquiram pelo site.
Leia mais:
Olá, boa tarde, olha como o universo conspira para que as coisas boas cheguem até nós naturalmente.
Tenho uma afilha de 9 anos que passa por dificuldades com estudos, pois venho de uma família que não possui bons hábitos relacionados aos estudos, na tentativa de conseguir alguma orientação para melhorar essa situação, encontrei seu blog.
Ao ler uma de suas matérias encontrei ótimas dicas, que estou lendo como muito carinho e atenção, gostaria de parabenizá-la pelo trabalho e dizer que esta sendo muito útil, OBRIGADO!
Ah, ela também se chama Ana Clara. : )!