10 dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças

por | dez 17, 2020 | 7 Comentários

Independente do tipo da celebração, final de ano com crianças significa férias e… Presentes! Toda criança adora ganhar um pacotinho recheado de carinho. Mas algumas delas ainda não descobriram como é divertido ganhar livros! Então, para te ajudar a transformar o livro em um ótimo presente de Natal, selecionamos algumas dicas que vão fazer a magia da leitura compartilhada permanecer na sua família durante o ano todo!

10 dicas para tornar o livro um presente atrativo

1. Descubra temas de interesse do seu pequeno

Dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças

É louco por futebol? Tem curiosidade sobre dinossauros? Gosta de artes? Sonha em ser princesa? Quanto mais você conhecer seu pequeno leitor, mais fácil será encontrar obras que ele poderá amar! Há inúmeras possibilidades de temas, narrativas e personagens.

Para os menores, por exemplo, rimas e poesias costumam ser bem aceitas. Já histórias mais intrigantes são boas pedidas para as crianças que já têm fluência na leitura.

2. Considere as faixas de desenvolvimento

Embora descobrir interesses seja natural, trabalhar com o elemento surpresa garante empolgação para ler novas histórias. Pensando nisso, a Leiturinha oferece planos mensais para os pequenos receberem livros cuidadosamente selecionados para cada faixa do desenvolvimento.

A seleção do Clube Leiturinha é feita por uma equipe de especialistas que conta com psicólogos e pedagogos e vem acompanhada de valiosas dicas de mediação de leitura, bem como informações sobre desenvolvimento infantil. Tudo isso está disponível no aplicativo Leiturinha!

3. Reserve um tempo para lerem juntos

Dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças

Crianças gostam de atenção. Sentar para ler um livro é uma oportunidade de toque, de carinho e de conversa. E é também um momento de troca de opiniões, de muitas perguntas e de algumas respostas. De todas as maneiras, há um elo invisível que mantém unidos aqueles que compartilham seus sentimentos e suas ideias inspirados por uma obra literária.

4. Faça um cantinho de leitura em sua casa

Ofereça também a oportunidade de seu pequeno ter autonomia para escolher e ler seus livros. Prateleiras baixas deixam os livros disponíveis às mãozinhas curiosas. Deixe que a criança manuseie, sinta e toque os livros. Almofadas, travesseiros e tapetes deixam o chão aconchegante para se espalhar entre histórias e aventuras.

5. Façam juntos o próprio livro!

Dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças

Estimule a criança a imaginar, criar, escrever e ilustrar as próprias histórias. Materiais simples como papel, lápis, tintas e canetinhas garantem  diversão e uma obra exclusiva. Ainda é possível incrementar com gravuras, texturas e armarinhos. Depois, é só pedir uma dedicatória e colocar o livro na estante. Tenho certeza que você vai descobrir seu autor preferido!  

6. Registre o momento

Produza com a criança materiais que personalizam o momento da leitura. Isso pode incluir a criação e confecção de marca páginas, de um livro de resenhas ou ilustrações e até mesmo um espaço para encenação das obras. Quanto mais ideias e  envolvimento, melhor.

7. Faça passeios literários

Leve seu pequeno para passear em livrarias e bibliotecas. As livrarias costumam ter espaços pensados para acomodar os pequenos e suas famílias. Já as bibliotecas municipais podem oferecer gratuitamente um acervo diferenciado que ajudam ainda mais os pequenos a se  familiarizarem com os livros.

8. Explore a leitura

Dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças

Saia em busca de formas para explorar a leitura de seu pequeno. Leu um texto informativo? A internet pode ter algum dado positivo a acrescentar. O texto era sensível? Que tal produzir uma ilustração, um desenho ou um poema sobre a história? É uma via de mão dupla em que tanto os  elementos cotidianos podem direcionar a literatura quanto as histórias podem inspirar movimentos na vida real.

9. Estimule a criatividade antes, durante e depois da leitura

Ao iniciar a leitura, faça perguntas sobre a obra. Instigue a curiosidade, deixando a criança manusear o livro antes da leitura. Depois, observe as reações a cada página virada.  Formule perguntas sobre as personagens, sobre o enredo, veja se seu pequeno tem outras sugestões de desfecho. Depois da leitura, ajude seu pequeno a construir sentido para o que foi lido e auxilie a compreensão. Também vale contar sobre o autor e o ilustrador. No geral, as crianças gostam de ter uma referência mais concreta sobre quem pensou ou participou do desenvolvimento daquela história.

10. Seja exemplo

Dicas para tornar o livro um presente atrativo para as crianças

Estimule em casa o hábito da leitura criando oportunidades para que os pequenos leiam. Famílias de pais leitores tendem a oferecer uma ambiente mais propício à leitura. Leia também e mostre que a leitura pode ser prazerosa, comentando sobre os livros que tem lido. Adapte suas opiniões à idade do seu pequeno e conte sobre seus autores e obras preferidos. Deixe claro que, embora necessário, ler é um prazer que pode ser compartilhado!

Ainda está em dúvidas?

Se você ainda está em dúvidas, confira essas dicas da Loja Leiturinha que fariam a alegria de qualquer criança!

Hora de Dormir: Meu Primeiro POP-UP

Chegou a hora de dormir. Lentamente o urso se prepara para descansar, toma um banho gostoso e escova os dentes. As divertidas abas e as surpresas em pop-ups vão estimular a imaginação da sua criança!

Bichos Poéticos: Quatro Histórias em Versos

Este é um livro de poemas pequenos para crianças criativas! Bichos Poéticos apresenta o universo poético aos pequenos sem deixar de lado todo o caráter lúdico da literatura infantil, com ilustrações contemporâneas e muitas rimas.

Coleção Ler e Aprender – Cultura Afro-Brasileira

Uma Coleção de livros com temas relevantes e conteúdos complementares que irão fazer toda a diferença no aprendizado das crianças. Tendo a cultura afro como tema transversal, estes 4 livros estão repletos de conceitos e atividades sobre arte, literatura, história, culinária, matemática,raciocínio lógico e muito mais. Uma ótima opção para educadores ampliarem suas opções de atividades ligados a este tema, e para família que acreditam que o conhecimento é a melhor forma de romper barreiras e ir além.

Píppi Meialonga

Este é um clássico literário premiado, muito utilizado em escolas, que todos deveriam conhecer. Píppi é uma menina muito forte, criativa, livre e amável e, sobretudo, vive uma infância nada convencional. É um livro indispensável para os momentos de leitura em família, para dar boas risadas com os pequenos ou até mesmo conversar com eles sobre assuntos importantes, como escolhas, responsabilidade, amizade e muito mais!

Academia de Ginástica Cerebral para Crianças

Este livro é composto por atividades lúdicas que vão auxiliar no desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais do seu pequeno.  Indicado para pais e profissionais envolvidos no processo educacional e a todos aqueles que querem ver as crianças com o cérebro em forma.

Neste Natal, que tal presentear as crianças com livros selecionados por especialistas? Na Loja Leiturinha, você confere os melhores livros infantis. Acesse o site e aproveite o frete grátis no último mês do ano!

Leia também: 

Categorias:
0 - 3 | 10+ | 4 - 6 | 7 - 10 | Dicas | Leiturinha
Escrito por Sarah Helena
Mãe da Cecília, formada em Psicologia, especialista em Filosofia e Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.
Relacionados
Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Maio é o mês de aniversário da Leiturinha! 🥳 Muita coisa já aconteceu de 2014 para cá...  Até agora, são 7 anos de muita dedicação de uma grande família (a nossa!) que trabalha incansavelmente para levar até a sua casa não apenas livros – mas também experiências de...

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Aniversário da Leiturinha: completamos 7 anos com muita festa!

Maio é o mês de aniversário da Leiturinha! 🥳 Muita coisa já aconteceu de 2014 para cá...  Até agora, são 7 anos de muita dedicação de uma grande família (a nossa!) que trabalha incansavelmente para levar até a sua casa não apenas livros – mas também experiências de...

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Você já fez simpatia para descobrir o sexo do bebê?

Assim que a gravidez é anunciada, o casal, os amigos e toda a família ficam sedentos por uma coisa: descobrir o sexo do bebê! Mas até a tão esperada resposta chegar, como segurar a ansiedade e a curiosidade? Afinal, antes do veredito do ultrassom, é possível...

7 Comentários

  1. Agnes

    Amei o texto! DICAS SIMPLES MAS AINDA NÃO PENSADAS!

    Responder
  2. NÍCIA CUNHA

    Maravilhoso!
    Estou tentando “viciar” meu bisneto desde agora, quando tem apenas sete meses.

    Estou à procura de livros em português, de pano e/ou de plástico com figuras coloridas.
    Não tenho encontrado

    Ele já tem alguns em inglês, comprados nos USA. Mas não acho adequado, ainda.

    Tentei cadastrar-me junto à voces e não consegui. Em dado momento, a página trava.
    Já escrevi avisando sobre o problema e recebi um email dizendo que entrarism em contsto, o que não ocorreu.

    Aguardo suas providências para filiar-me.
    Obrigada!

    Responder
    • Leiturinha

      Que lindo! Muito bom saber que tem bisavó de pequeno leitor que também incentiva a leitura <3
      Já vamos entrar em contato com você, Nícia! Um beijo.

      Responder
  3. Erica

    Dicas preciosas sempre partindo da observação do que o pequeno aprecia.
    Dicas importantes para pais e professores ficarem ligados nas preferências dos pequenos. Amei!
    Obrigada leiturinha!

    Responder
    • Leiturinha
  4. Cris Archanjo

    Já quero inserir os livros no dia a dia do meu sobrinho de 7 meses. Podem me ajudar? 😄😄
    Vou ficar muito agradecida!

    Responder
  5. Elizete

    Gostaria de sugestões de dedicatórias para livros da Turma da Mônica para minha netinha. 365 noites com a Turma da Mônica , e o outro Turma da Mônica Folclote Brasileiro. Desde já agradeço!

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *