As creches auxiliam no desenvolvimento da linguagem?

mar 4, 2020 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Os primeiros aninhos do bebê estão passando. Eis que chega uma grande dúvida para algumas famílias: será que já é hora de colocar o pequeno na creche? O desenvolvimento da linguagem na creche pode ser um dos motivos a levarem você a matricular seu pequeno.

Em que contexto os pequenos estão inseridos?

Atualmente, tenho visto muitas crianças com atraso no desenvolvimento da fala porque acabam ficando muito sozinhas. Por isso, falta estímulo e em alguns casos passam muito tempo na televisão. Então, neste caso, a creche é uma oportunidade muito bacana para que esse pequeno possa sair. Com isso, socializar, se divertir e criar uma conexão com outros adultos e crianças. 

Qual o benefício da creche?

No geral, a creche é um lugar muito rico e que pode ajudar muito o desenvolvimento da linguagem da criança. Isso, porque é um local cheio de profissionais qualificados para estimular, ensinar e mediar esse desenvolvimento. O aprendizado infantil é muito baseado por modelo. A criança que vai para a escola pode aprender muito com as outras nesse ambiente tão rico. 

Existem casos contraditórios

Muita gente nunca pensou nisso, mas existem muitos pequenos que têm um certo atraso no desenvolvimento da linguagem. Com 2 anos, por exemplo, ainda falam muito pouco ou quase nada. Nesses casos, começar a frequentar uma creche pode ser uma experiência um pouco traumática para o pequeno. Isso porque essa criança vai acabar não conseguindo se comunicar direito com os novos amiguinhos. Além de que as pessoas podem não conseguir interpretar o que ela está querendo dizer, gerando um pouco de nervosismo e ansiedade. Depende muito de criança para criança. 

Nesses casos, é recomendado que seja feita uma avaliação com uma fonoaudióloga antes de matricular o pequeno na creche. Assim, é possível saber se já está na hora mesmo ou se é melhor esperar. Às vezes, até mesmo fazer um pouquinho de terapia para o pequeno avançar na linguagem primeiro seja prioridade. 

Leia mais:

Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em Processos e Distúrbios da Comunicação e especialista em Motricidade Orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. *Flávia é especialista em fonoaudiologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais