Dia Internacional do Livro Infantil: Você sabe o que é?

abr 1, 2021 | Leitura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Aqui na Leiturinha, acreditamos profundamente na potência dos livros e da infância! Nesta semana, em 2 de Abril, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil, e obviamente não vamos perder a oportunidade de divulgar esse tema durante o mês inteiro! 🤩📚 A data em si foi escolhida porque é o dia que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Hans é um dos principais nomes da literatura infantil mundial, autor de sucessos como, por exemplo, A Pequena Sereia

Mas o que acontece no Dia Internacional do Livro Infantil?

Além de homenagear os livros infantis e o escritor Hans, nesse dia é celebrado tudo que envolve o universo literário infantil: contos de fada, fábulas, autores, ilustradores e claro, os leitores! A cada ano, um país é escolhido para ser o patrocinador desse evento. O Brasil inclusive já ocupou esse honrado posto em 2003 e em 2016.

Em 2003, o tema escolhido foi “O mundo em uma rede encantada”. Já o de 2016 foi “Era uma Vez”, sendo que seu cartaz foi feito pelo nosso querido Ziraldo. 

E quem foi Hans Christian Andersen?

Hans nasceu na Dinamarca, em 2 de abril de 1805. Desde pequeno, sempre foi estimulado por seu pai a contar obras literárias, nutrindo seu amor pelos livros. Seu pai faleceu em 1816, portanto, Hans começou a trabalhar em fábricas nessa época. Após o turno, contava histórias aos seus colegas. Por esse motivo, foi até demitido em duas das fábricas que trabalhou!

Em 1828, Hans enfim passou a se dedicar à literatura. Escreveu mais de 150 histórias, e entre elas estão algumas extremamente populares entre pequenos e pequenas até hoje: A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo, O Patinho Feio, A Polegarzinha e A Princesa e a Ervilha

Um nome para a eternidade…

Hans morreu em 1875, mas se tornou imortal devido às suas obras. Em sua homenagem, então, foi criado o Dia Internacional do Livro Infantil. Neste dia, também acontece o Prêmio Hans Christian Anderson, no qual, a cada dois anos, escritores e ilustradores de literatura infantil são premiados. 

Fala a verdade: Você sabia disso? 😮

A literatura infantil carrega a potência de um futuro melhor

O que são os adultos senão crianças que cresceram? Celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil durante todo o mês de Abril exatamente porque acreditamos no poder transformador da literatura como forte aliado no desenvolvimento dos pequenos e pequenas. Confira abaixo a seleção que fizemos diretamente da Loja Leiturinha para que a leitura faça cada vez mais parte da rotina da sua família!

A Caçada

A Caçada é um livro que vai mexer bastante com a imaginação das crianças! A brincadeira de pique-esconde é uma das mais divertidas de todas, então o autor Guilherme Karsten Todos os bichos da floresta saem correndo para não serem pegos! No final, será que o seu pequeno ajudará o ratinho a encontrar os bichos escondidos? Ou será que prefere se esconder também?!

⭐⭐⭐⭐⭐ Este livro foi premiado com o Selo Cátedra 10 em 2021, sendo então considerado uma obra de grande referência e valor para o público infantil e juvenil.

👉 Clique aqui e adquira esse sucesso na Loja Leiturinha!

Tudo O Que Você Precisa Saber Para Criar Um Pequeno Leitor

Temos um carinho especial por este livro! 😍 Escrito pela psicóloga e Curadora da Leiturinha, Juliana Freitas, Tudo O Que Você Precisa Saber Para Criar Um Pequeno Leitor é recheado de dicas e informações para os pais sobre como incentivar a leitura em casa para todas as idades. Há séculos especialistas do mundo inteiro afirmam a importância dos livros e das histórias para a humanidade. Mas se a leitura é tão importante, por que tantos de nós ainda temos dificuldades em criar o hábito da leitura?

👉 Clique aqui para adquirir este livro na Loja Leiturinha!

Leia mais:

Michelle Rachid

Apaixonada por comunicação, acredita que a aprendizagem eficaz acontece por meio da leitura e das brincadeiras. Leitora voraz, ama viajar e é fã de carteirinha de animações.

    Acompanhe nossas redes sociais