Você já parou para imaginar como a sua criança enxerga o mundo? A imaginação infantil costuma ser uma verdadeira fonte de inspiração para muitos artistas, autores e ilustradores do mundo inteiro! Por isso, temos que admitir: ver o mundo com os olhos de uma criança é bem melhor! Então, neste início de ano, convidamos você a parar um pouquinho, e deixar o olhar de sua criança ser a sua grande inspiração para 2022. 🌈 Quer saber mais? Acompanhe!
Leia mais:
👉 7 formas de demonstrar gratidão
👉 Para não se esquecer da magia das pequenas coisas
👉 Por que a curiosidade melhora o processo de aprendizagem?
Por que enxergar o mundo com os olhos de uma criança é melhor?
A perspectiva das crianças sobre o mundo nos traz leveza em meio ao caos, justamente porque elas conseguem enxergar encanto em detalhes do dia a dia, que podem passar despercebidos pelos adultos. Até mesmo nos dias mais desafiadores! Com isso, o tempo para elas passa diferente, é mais sentido e mais vivido.
Os olhos de uma criança enxergam o que está fora do óbvio, e para além das exigências que criamos para nós mesmos. Dessa forma, estaremos perdendo muito se não tirarmos tempo para escutá-las e aprender um pouco mais com elas. Isso mesmo! As crianças não apenas aprendem, elas também ensinam.
Então, antes de prosseguirmos, deixo o convite para que você pare um pouquinho e anote: no ano passado, o que você aprendeu com a sua criança e a sua visão do mundo? E como o olhar da sua criança representa uma esperança para este ano novo? Se você ainda não soube responder, esse é um ótimo indício de que você pode passar mais tempo conversando com ela!
Com o olhar de uma criança, seríamos livres para perguntar e nos questionar
As crianças têm uma curiosidade natural sobre o mundo. Por isso, elas estão sempre dispostas a descobrir algo novo! E isso envolve uma boa dose de perguntas e questionamentos, não é mesmo? Às vezes, se torna até difícil para os adultos ter que lidar com tantos porquês. 💬
Porém, um lado maravilhoso da curiosidade, é que as crianças conseguem aprender constantemente e mudar, se for preciso. Ou seja, são bastante flexíveis e interessadas! Já pensou como seria se fôssemos um pouco mais parecidos com elas nesse quesito?
Poderíamos nos questionar de maneira mais sincera sobre nossas vidas e sobre como as estamos vivendo. E isso nos abriria novas possibilidades para mudar de rota! Algo que muitos de nós deixamos para depois, mesmo que signifique fazer o que não gostamos. E por vezes, sequer sabemos o que nos apaixona na vida e quais são nossos hobbies e sonhos.
Com o olhar de uma criança, nossa curiosidade sobre o mundo seria maior do que nosso medo
Em nossos primeiros anos de vida, estamos entrando na aventura que é viver e entender a vida. Ou melhor: mais que apenas entendê-la, experimentá-la! Mas, conforme os anos passam, vamos criando medos e inseguranças, que nos impedem de realizar o que um dia imaginamos possível.
Nesse sentido, o mundo pelos olhos de uma criança é melhor equilibrado entre a curiosidade e o medo. É claro que as crianças sentem medo, que é algo humano, afinal. No entanto, para elas é mais comum não permitir que esse medo as impeça de realizar seus desejos: brincar, conhecer novos amigos, ajudar a cuidar de um animalzinho de estimação, aprender novas habilidades e muito mais!
Com o olhar de uma criança, iríamos sorrir mais e abraçar mais
Eu devia sorrir mais
Abraçar meus pais
Viajar o mundo e socializar
– Piloto Automático, de Supercombo
O trecho acima, da canção Piloto Automático, costuma me inspirar. E me parece ideal como inspiração para novos começos! Por isso, que tal pensar no que vale a pena entrar em suas resoluções de ano novo? Não como meta escrita em papel apenas, mas como um desafio de estilo de vida mais próxima do que você sonha.
Nesse sentido, deixe que sua criança te inspire a se redescobrir, a se reconectar com você mesma(o), com ela e com a vida. Feliz ano novo e vida nova para vocês! ✨
Você sabia que a Leiturinha lançou um novo jogo exclusivo, para você conhecer mais sobre a visão da sua criança sobre o mundo? É a Roleta das Palavras Leiturinha! Acesse e jogue com os pequenos e pequenas para descobrir um mundo de emoções pelo olhar infantil. Participe!